contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

terça-feira, 15 de novembro de 2022

 


EXTERMÍNIO DOS BIOMAS DO AMAZONAS E DO PANTANAL

 

     Os animais silvestres estão perdendo o seu habitat natural por causa da caça ilegal aos animais com exclusividade a onça pintada. Os ruralistas estão caçando as onças por causa dos seus gados que estão ameaçados pelas onças. O homem invade o território das onças e ainda se julga com o direito de exterminar essa espécie tão bonita que é a onça pintada. Sem falar nos chineses que estão comprando peles e outras partes das onças e jacarés promovendo o comércio ilegal e criminoso de contrabando de animais silvestres.

     No pantanal as onças já não são vistas como antigamente por causa do desmatamento que só deixou pequenas faixas de matas, a destruição é muito grande para beneficiar o agronegócio e a criação de gado para o abate de exportação. O Pantanal está secando, já não existem rios perenes em partes daquela região e os animais estão morrendo de sede.

     O Amazonas está passando por uns desmatamentos ilegais e incêndios criminosos que deixaram um rastro de morte entre os animais silvestres e muitos deles estão desaparecendo da região por causa de falta de comida. Sem falar nos garimpos que afugentam esses animais com o barulho das máquinas de extração de ouro e também, pelo envenenamento dos rios que está transformando as nações indígenas num bloco de miseráveis e famintos.

     Pela ambição e corrida do ouro e da madeira em poucos anos o Amazonas e o Pantanal vão se transformar em áreas desertas ou em savanas. O homem está mexendo com a natureza de maneira criminosa e arruinando os biomas provocando a esterilização do meio ambiente. Sem a natureza o homem morre.

 

Ernani Serra

 

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/18/imazon-desmatamento-setembro-2022.ghtml

 

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/08/22/desmatamento-mineracao-e-queimadas-aceleram-a-degradacao-da-biodiversidade-do-pantanal-diz-estudo.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=5OWCWOvM0ZM

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Pantanal

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Amazonas

 

https://g1.globo.com/natureza/pantanal/

 

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54095561

 

Pensamento: Não existe progresso e desenvolvimento sem meio ambiente conservado. A sustentabilidade é fundamental para a perpetuação da espécie humana e animal.

 

Judson Clayton Maciel

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário