contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023


COP-28

 

O que você precisa saber sobre a COP 28

1 DE DEZEMBRO DE 2023 - 14:03

O que é que a COP 28?

É a 28a Conferência das Partes (ou “COP”) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), que é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo clima. Na Conferência também se realizará a 28ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto.

 

A COP reúne as 198 “partes”, ou seja, os 197 países e a União Europeia que assinaram a Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Este tratado é uma das três convenções do Rio de Janeiro adotadas na Cúpula da Terra, a Rio-992.

 

Onde e quando se realizará a COP28?

As reuniões são realizadas anualmente em uma cidade diferente, desde 1995 (exceto a COP26, que foi adiada em um ano devido à pandemia de covid-19). Este ano, a COP28 acontece de 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes. A participação de milhares de delegados de todo o mundo também serve para celebrar, simultaneamente, a conferência das partes do Protocolo de Kyoto e a das 195 partes do Acordo de Paris de 2015.

 

Quem irá participar na conferência?

No final da conferência deverão ter passado por Dubai cerca de 50 mil participantes: delegados em representação dos países, observadores, membros da sociedade civil e jornalistas. 20 mil pessoas terão acreditação que dá acesso à conferência, enquanto que as restantes poderão participar em debates, visitar exposições e visionar filmes numa área dedicada à sociedade civil que será construída perto do centro de

conferências.

 

O Brasil terá neste ano a maior comitiva já enviada a uma Conferência das Partes. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 2,4 mil brasileiros se inscreveram para participar da cúpula em Dubai, dos quais, cerca de 400 são do governo. Na comitiva do governo brasileiro terá pelo menos 12 ministros de estado, dentre eles a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente Lula da Silva participa do evento entre 30 de novembro e 3 de dezembro. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a secretária Vilma Freire, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também estão participando da COP 28.

 

O que será discutido?

A COP reúne-se todos os anos para tomar decisões relativas à implementação da Convenção-Quadro e para combater as alterações climáticas. Estarão em debate os impasses a respeito das metas de redução de emissão de gases do efeito estufa e das políticas de compensação aos países mais pobres e atingidos pelas mudanças climáticas. A COP28 terá lugar ao mesmo tempo que a CMP11, a 11ª reunião das Partes do Protocolo de Quioto, que supervisiona a implementação do Protocolo de Quioto e as decisões tomadas para aumentar a sua eficiência. Também deverá fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris – estabelecido na COP21, em 2015.

 

Cada um dos doze dias de conferência é dedicado às discussões de temas específicos, entre eles: ação climática; saúde, recuperação e paz; finanças, comércio, igualdade de gênero e responsabilidade; energia e indústria, transição justa e povos indígenas; ação multinível, transporte, urbanização e ambiente construído; juventude, crianças, educação e habilidades; natureza, uso do solo e oceanos; alimentos, agricultura e água.

 

Neste ano, embora diversos temas estejam na mesa, as principais negociações são sobre os seguintes temas:

1. balanço global (global stocktake),

2. combustíveis fósseis,

3. perdas e danos,

4. financiamento e adaptação climática.

 

Os debates entre líderes devem resultar em um texto final, adotado por consenso e não por votação, que leve em conta as diferenças de interesses e posições, com o objetivo ideal de avançar no combate à crise climática. Além destas negociações, que geralmente ultrapassam o calendário previsto, os debates reúnem diversos grupos de pressão, representantes de ONGs e organizações internacionais.

 

Balanço Global – Global Stocktage (GST)

Uma das expectativas da COP28 diz respeito ao Balanço Global (Global Stocktage, GST) quando a COP vai analisar as metas que os países instituíram para a redução das suas próprias emissões e o quanto elas de fato se cumpriram.

 

De acordo com o Observatório do Clima, “as atuais metas seriam capazes de reduzir entre 2% e 8% das emissões globais. No entanto, estima-se que o mundo precise cortar 43% das emissões até 2030, em comparação com o que se emitiu em 2019”. Tudo isso para alcançar o grande objetivo estabelecido pelo Acordo de Paris, que é manter o aumento da temperatura global em até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

 

O Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento.

 

Dubai vai resolver o problema das alterações climáticas?

 

Não existem soluções rápidas ou mágicas para as alterações climáticas. O desafio do clima é um dos mais complexos que o mundo alguma vez enfrentou. No entanto, as alterações climáticas encontram-se agora no topo da agenda global e dos líderes de países, cidades, setor privado, sociedade civil e religiões, que estão a tomar medidas.

 

Comentário:

 

     Não existem fórmulas mágicas para evitar o Aquecimento Global, só existe uma, a diminuição em mais da metade da população mundial ou seja, a explosão demográfica extinta.

     Esse blá, blá, blá nessas conferências que não chegam a lugar nenhum, ficam empurrando os problemas do planeta com a barriga.

     São um bando de hipócritas que só querem aparecer na mídia que só falam e nada fazem pelo planeta, são egoístas que só querem extrair do planeta as suas riquezas sem se importar com o prejuízo legado ao planeta e aos seus habitantes, vivem só o presente, sem se importar com o futuro da humanidade. Essas conferências fazem de contas que estão se preocupando com os problemas mas, os problemas estão aumentando a cada dia e vivemos num mundo do faz de contas.

     Brasil realiza mega leilão para exploração de petróleo na Amazônia pós COP 28.

     O mega leilão do pré-sal, realizado nesta quarta-feira (06/11/2019), garantiu uma arrecadação de R$ 69,96 bilhões. O leilão foi marcado pela falta de disputa, pelo desinteresse das gigantes estrangeiras e pelo protagonismo da Petrobras. Das 4 áreas oferecidas na Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa, duas foram arrematadas e duas não receberam propostas. O Brasil na COP-28 defendendo o clima mundial e fazendo leilões e privatizações no Amazonas, no Sudeste e no Sul do Brasil com o pré-sal, isso é contraditório. Promessas não faltam em acabar com os combustíveis fósseis mas só de boca, enquanto que, na realidade estão correndo atrás dos fósseis dos presais e aumentando os riscos e problemas contra a humanidade e o planeta.

     Como podem se comprometer com o fim dos combustíveis fósseis se estão em busca desses fósseis.

     Continuem a explorar os combustíveis fósseis e também, aumentem a explosão demográfica, isso levará a humanidade a um fim comum. O que é do homem a natureza está preparando o seu fim.

 

Ernani Serra

 

https://www.youtube.com/watch?v=Id4U8FS8CE4

https://globoplay.globo.com/v/11209865/

 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/11/06/cessao-onerosa-veja-os-resultados-do-megaleilao-do-pre-sal.ghtml

 

https://www.bing.com/search?q=Mega+leil%C3%A3o+no+pr%C3%A9-sal+do+Rio+Grande+do+Sul&form=ANNTH1&refig=C0FC4013A6D9494A88F46EBE078DA993&pc=W099

 

https://www.google.com.br/search?q=cop+28&sca_esv=590380016&sxsrf=AM9HkKnJcEqTxRy_6Y7iqG8vO4J3L39LWA%3A1702489666172&source=hp&ei=Qu55ZZ39B4a-5OUP_6aFqAc&iflsig=AO6bgOgAAAAAZXn8UlJ8R3ImHJWsNWfqJk5O8v-hh7Kl&oq=COP+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IgRDT1AgKgIIADILEAAYgAQYsQMYgwEyDRAAGIAEGLEDGIMBGAoyCxAAGIAEGLEDGIMBMg4QABiABBiKBRixAxiDATILEAAYgAQYsQMYgwEyDhAuGIAEGMcBGK8BGI4FMg4QABiABBiKBRixAxiDATIIEAAYgAQYsQMyCxAuGIAEGMcBGK8BMg4QABiABBiKBRixAxiDAUi8VVDuJFjfMnABeACQAQCYAcEBoAHdBKoBAzAuNLgBAcgBAPgBAagCCsICBxAjGOoCGCfCAgoQIxiABBiKBRgnwgIEECMYJ8ICBRAAGIAEwgIOEC4YgwEYsQMYgAQYigXCAhEQLhiABBixAxiDARjHARjRA8ICCBAuGIAEGLEDwgILEC4YgAQYxwEY0QPCAgUQLhiABMICCxAuGIAEGLEDGNQC&sclient=gws-wiz#ip=1

 

Pensamento: Seguro morreu de velho, e o desconfiado ainda está vivo.

Adágio Popular