contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 27 de maio de 2020



VALE A PENA A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS?


     O governo quer a todo custo devastar a floresta do Amazonas em busca de ouro e outras riquezas minerais do solo e subsolo brasileiro.
     O garimpo é o maior devastador de áreas florestais, pois, para conseguir um grama de ouro é preciso retirar do meio ambiente uma tonelada de terra. Não tem floresta que aguente esse desmatamento.

     As autoridades têm tentado combater o garimpo ilegal na Flona de Altamira há anos, mas o recente pico das atividades indica que elas podem estar perdendo a guerra.
     Como os orçamentos dos órgãos ambientais têm sofrido cortes drásticos nos últimos anos, a presença do estado na região tem diminuído significativamente. O Ibama, o ICMBio e a Funai têm sido forçados a reduzir pessoal e a fechar postos de trabalho em partes remotas do Brasil, deixando os garimpeiros ilegais livres para invadir territórios protegidos sem medo de serem pegos.
     A aplicação das leis ambientais, já enfraquecida em governos anteriores, tem se deteriorado ainda mais no governo Bolsonaro. O número de multas por crimes ambientais tem caído drasticamente desde que ele assumiu o cargo, atingindo a menor marca da década.  Além disso, no início do ano o presidente retirou alguns poderes do Ibama, principal órgão ambiental do país.
     Recentemente, Bolsonaro enviou outro sinal positivo para garimpeiros e madeireiros quando interveio pessoalmente para impedir o Ibama de destruir máquinas apreendidas durante uma inspeção em um território protegido em Roraima.
     Na Flona de Altamira, a presença cada vez menor do estado tem exercido um impacto significativo. Agentes ambientais fizeram inspeções na área protegida diversas vezes em 2016 e 2017, distribuindo multas e destruindo equipamentos, disseram as fontes. Porém, as autoridades sumiram da área durante todo o ano de 2018 e retornaram este ano apenas porque a atividade garimpeira ressurgiu com força.
     Enquanto isso, os garimpeiros ilegais estão ainda mais audaciosos, uma vez que o governo Bolsonaro sinalizou que pode estar do lado deles. No fim de outubro, eles bloquearam diversas rodovias importantes  no Pará e exigiram que o governo legalizasse a atividade e impedisse que os fiscais destruíssem seus equipamentos.
     “Quando esse tipo de discurso vem à tona, é natural que os garimpeiros sintam que o governo apoia a atividade deles”, diz Danicley Aguiar, do Greenpeace. “Isso cria expectativas.” 

Ernani Serra



Pensamento: O governo está destruindo a floresta do Amazonas para entregar as riquezas do Brasil aos estrangeiros.

Ernani Serra