contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 5 de novembro de 2017




LIMPEM O PLANETA TERRA


     Estamos num mundo que só vivemos para consumir e descartar em qualquer lugar, sem o mínimo de educação, os rios, as ruas, o mar e os oceanos estão cheios de lixos prejudicando a saúde do próprio homem sem higiene, e também a fauna silvestre, flora e animais aquáticos, isso não é só prejuízo é um atestado de morte para todos os seres vivos e para o planeta Terra. Estamos transformando esse planeta numa pocilga e recebendo o atestado de humanidade porca. Cadê a consciência humana?
     O homem já tem como viver num mundo limpo e higienizado, só que, os políticos não estão interessados em transformar lixo em adubo, em gás, ou reciclagem de tudo, até os esgotos e detritos químicos industriais já pode se transformar em água limpa e usada nas indústrias e nas casas residenciais nas descargas dos sanitários basta que se interessem pela política de saneamento básico em todos os países.
     O homem está contaminando tudo e todos, com sua negligência mesquinha de não querer trabalhar para ele mesmo, em prol de um mundo higienizado e belo.
     Os oceanos inclusive o pacífico tem uma camada de lixo de centenas de quilômetros boiando nessas águas e nenhuns políticos do primeiro mundo estão interessados em fazer essa limpeza oceânica.
     Sinto muito dizer que o homem no seu avanço tecnológico vai parar no futuro com o impacto da estagnação evolutiva por ter se esquecido do desenvolvimento e dos interesses sociais.
     Agora aparece um jovem holandês que ficou preocupado com a sujeira dos oceanos e como uma gota d’água na multidão está fazendo um trabalho de formiguinha. Será que as autoridades vão ajudar esse jovem a limpar os oceanos?
     As autoridades só vão abrir os olhos quando a vida submarina estiver quase em extinção, talvez, seja tarde demais. Sem alimentos e com uma explosão demográfica mundial a humanidade vai morrer de fome e sede.  Cuidem dos oceanos porque eles são a fonte de vida e abastecimento alimentar do homem. O oceano e os mares no futuro vão matar a sede da humanidade com a dessalinização, isto é, se estiverem limpos.
     O que vemos hoje? Governos colocando lixos nucleares (radioativos) no fundo dos oceanos e nos terrenos baldios; e se houver vazamento? Será uma catástrofe para a humanidade. Será que estamos caminhando para o mesmo destino do planeta Marte? Será que o futuro da Terra é a esterilidade.
     Quanto mais tecnologias aparecem mais profissões desaparecem e menos oportunidades para os trabalhadores e a fome aumentam gradativamente no mundo. Parece até uma maldição. A humanidade não está querendo diminuir a população mundial e a explosão demográfica está destruindo o planeta e toda a humanidade. Parece que as autoridades do mundo estão sob o efeito de um ópio da corrupção, da negligência, da ambição, do poder, etc., que impedem de ver os perigos do homem e da Terra. Será que o destino da humanidade é a sua autodestruição? Pensem que os animais como os homens e todos os seres vivos somos únicos na face da terra, jamais poderemos reverter à extinção da vida. Abram os olhos enquanto é tempo! Nem só de pão vive o homem. Não troquem as riquezas da natureza pelo papel-moeda que só têm valor enquanto a natureza estiver de pé. Quando a natureza morrer não ficará pedra sobre pedra, a extinção será total. Pensem no que estão fazendo hoje para não chorar amanhã.

Ernani Serra






Pensamento: A natureza criou o tapete sem fim que recobre a Terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.

Monteiro Lobato