contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 18 de dezembro de 2021

 


NATAL


     Essa data representa um dia mágico, de fantasia, uma utopia que deveria ser real, só na imaginação das crianças de coração puro e na ingenuidade de suas fantasias mentais.

     Essa data é um misto de renascimento em Jesus Cristo e uma fantasia utópica de Papai Noel.

     Cristo veio ao mundo com uma missão de transformar essa Terra infernal num paraíso terrestre. Cristo queria transformar o ódio em amor, pois o ódio sempre esteve acima do amor. Foi em vão a tentativa de Jesus Cristo em transformar o homem demônio em homem santo. Até hoje, só conhecemos o homem demônio que só sabe fazer o mal, e destruir tudo, até sua própria sobrevivência terrestre.

     O Natal é uma utopia de um dia, quando deveria ser a realidade de todos os dias. Comemoramos o nascimento de Jesus Cristo com festas, falsas confraternizações, isto é, o nascimento de um Cristo rico, enquanto em outras famílias, o Cristo nasce numa manjedoura de capim, sem festas, mas com muita fome e lágrimas nas famílias cristãs. Nessas famílias pobres as crianças não acreditam mais em Papai-Noel, pois esse pobre velhinho não consegue entrar nessas casas miseráveis.

     O Papai-Noel é uma mitologia criada pelo homem com o intuito de mostrar num dia que os seres humanos são bons, através de festas, presentes, e confraternizações.

     O Papai-Noel também está dividido em duas classes sociais: Os Papais-Noéis de famílias abastadas (ricos) e os Papais-Noéis de famílias (pobres). Os Papais-Noéis de famílias abastadas realizam todos os sonhos de seus filhos, enquanto os Papais-Noéis das famílias pobres não conseguem dar e nem realizar os sonhos de seus filhos. Nesses lares pobres só existem o Papai-Noel das lágrimas e tristezas, onde só há fome e miséria social.

     Existe também, o renascimento de Cristo e o Papai-Noel do comércio que criaram essa fantasia social para se beneficiarem com os lucros do mercado.

     Tanto o dia do renascimento de Jesus Cristo quanto a utopia de Papai-Noel é uma mistificação bem elaborada e fantasiosa para sensibilizar a humanidade, a se tornar mais humano, fraterno, num único dia de festa, luzes, guloseimas (mesa farta) e confraternizações, quando as famílias são abastadas, as que não são, vivem um grande dilema da escassez, desnutrição, sofrimento, etc. Essas famílias vivem na escuridão e no esquecimento natalino. Para uns são festas e para outro só sofrimento d’alma. Esse mundo está muito injusto, desequilibrado, desumano, falso... Ninguém está se intendendo, são como as águas dos rios que só correm e desaguam nos mares. Todas essas festanças são para beneficiar os grandes empresários e fazerem de tolos um povo inteiro, de fraternidade e amor não tem nada.

 

Ernani Serra

 

 

Pensamento: O Natal não é um momento nem uma estação, e sim um estado de espírito. Cultivar a paz e a boa vontade, ter misericórdia em abundância, isso, sim, é ter o verdadeiro espírito de Natal.

 

Anônimo