contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 18 de junho de 2020



POLUIÇÃO DA ÁGUA NO MUNDO

     Contaminação das águas - Poluição causa 80% das mortes em países pobres "A Terra ainda é cheia de mares, rios, lagos e muita água para todo mundo.". Mas não há água suficiente para todos. Em diversos lugares, milhões de pessoas já estão sofrendo com sua falta.. Mas 97% dela estão no mar: não servem para beber, tomar banho ou cozinhar - e é de água boa para beber que estamos falando... O problema é que os rios, lagos, mares e oceanos estão poluídos e envenenados e a humanidade está bebendo desse líquido mortal. As águas potáveis vêm com uma porção de coliformes fecais e de metais pesados.
     “Tem que pegar aquela água bruta e transformar em água potável. O problema é que, se a água bruta está cada vez mais poluída, vai chegar em um ponto que você não vai consegui tratar”. Os metais pesados não são destruídos com as químicas e vão direto para o corpo humano causando doenças.
     A água é essencial para o desenvolvimento em todas as atividades sobre a terra, sejam urbanas, industriais ou agropecuárias. O homem necessita de água de qualidade adequada e em  quantidade suficiente para as suas necessidades, não só para a proteção de sua saúde, como também para seu desenvolvimento econômico. Toda água destinada ao consumo humano, comunidades aquáticas, para recreação, para a irrigação entre outros devem estar nos parâmetros  microbiológicos, físicos, químicos e radioativos. Deve também atender  aos padrões para não oferecer  riscos a saúde (UNIAGUA,2007). Como a água é um elemento imprescindível à vida humana é necessário que se adotem medidas para garantir, tanto quanto possível, suas  características, a fim  de que seja própria para o consumo. As bactérias Coliformes, como a Escheríchia coli, os estreptococos fecais ( enterococos ) que residem no intestino do homem, são eliminados, em grande quantidades nas fezes do homem e de outros animais de sangue quente (FRANCO, 2003). Pelo exposto, este trabalho buscou investigar águas de rios de alguns  Municípios, no sentido de avaliar os parâmetros microbiológicos. Para tanto foram  analisados  10 amostras  , através da contagem de Coliformes Totais e Coliformes  termo tolerantes/100ml, comparando-se os resultados  obtidos com  os padrões de Qualidade em  relação as classes estabelecidas no enquadramento para Águas doces determinado pela Resolução –CONAMA,nº357/2005. As dez (100%) amostras avaliadas apresentaram valores que variaram entre 1,1X10 3 e 2,4X10 3  .O padrão de Qualidade para Águas doces “Classe III” não deve exceder o limite de 22,5X10 3 Coliformes termo tolerantes /100ml em 80% ou mais de pelo menos 6 amostras, coletadas durante o período de um ano, com freqüência bimestral, Os resultados  evidenciaram que as águas de rios de alguns Municípios estão enquadradas na “Classe III”, destinadas para o uso de recreação de contata secundário, ou seja, refere-se àquela associada a atividade em que o contato com a água é esporádico ou acidental e a possibilidade de ingerir é pequena , como na pesca e navegação.  Palavras­chaves: Água de Rio, Bactérias Coliformes, Contaminação, Parâmetros Microbiológicos.  Introdução Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água. Co.
     Um futuro sem água de qualidade. As previsões são preocupantes. Os mananciais da Terra estão secando rapidamente, o que vai se somar ao aumento da população, à poluição: - urbana, rural e industrial - e ao aquecimento global para reduzir a quantidade de água disponível para cada pessoa no mundo. Muito se fala que, num futuro próximo, haverá guerras em busca desse recurso natural, como hoje acontece com o petróleo. A água já é considerada uma commodity, uma mercadoria ou bem negociável em larga escala, como ouro, café, arroz, gado, laranjas. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. No entanto, as fontes de água são contaminadas com o desequilíbrio e falta de higiene do homem: as fontes de água são contaminadas com o despejo de lixo e esgoto, principalmente nos rios. E o desmatamento cada vez maior tem piorado a situação. Sem a vegetação protetora, secam o rio e a nascente de onde vem a água - e não há chuva que reverta o processo. Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões não terão acesso à água de qualidade. Esses dados estão em um relatório da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O órgão é responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica.

Ernani Serra






Pensamento: A poluição gera doenças fatais e a extinção de todos os seres vivos.

Ernani Serra