contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 28 de abril de 2021


 

     


CPI DA COVID-19


     CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) é um tipo de comissão parlamentar que serve para discutir, ouvir depoimentos, e tomar informações diretamente a respeito de um assunto, com base no interesse público.    A CPI é conduzida pelo poder Legislativo. Assim, é composta pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.

 

     CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) é um tipo de comissão parlamentar que serve para discutir, ouvir depoimentos, e tomar informações diretamente a respeito de um assunto, com base no interesse público.  Em outras palavras, serve para investigar e analisar indícios de corrupção no governo, para examinar irregularidades, etc. A CPI é conduzida pelo poder Legislativo. Assim, é composta pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Para a maioria dos historiadores, a CPI surgiu na Inglaterra em 1571, na época da rainha Elisabete I. No Brasil, as comissões foram feitas pela primeira vez na época do Império. Em 1934, a criação das CPIs foi garantida pela Constituição brasileira.

 

     Vale ressaltar que o objetivo de uma CPI é unicamente investigar, não é de sua competência, aplicar penas. Entretanto, a comissão dispõe de certos poderes de investigação semelhantes ao de uma autoridade judicial, podendo inclusive, solicitar quebra de sigilo bancário; requisitar informações e documentos sigilosos; ouvir testemunhas, sob pena de condução coercitiva; etc. Todavia, esses poderes não são idênticos aos dos magistrados, visto que a comissão não pode efetuar prisões, quebra de sigilo telefônico, nem ordenar busca domiciliar.

 

     Para se instaurar uma CPI, é necessário que a idéia tenha a aprovação de, no mínimo, um terço dos parlamentares, fora outros requisitos exigidos na legislação. Quando a comissão envolve as duas casas, Senado e Câmara, é chamada de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).

 

     Geralmente, a CPI tem um tempo determinado de 120 dias, que pode ser estendido. O relatório final das investigações é de responsabilidade exclusiva do relator, escolhido por votação. Após o mesmo ser aprovado pela Comissão, é encaminhado para o Ministério Público, órgão responsável por tomar as providências necessárias e encaminhar o caso para o Judiciário.

 

     Comentário:

     A CPI do Senado tem a obrigação de investigar os crimes sanitários da COVID-19 e descobrir toda a trama que envolveu essas pessoas com o crime organizado e, após a conclusão do inquérito enviar o resultado para o Ministério Público e também, encaminhar para o Judiciário para tomar as devidas providências punitivas na Lei. Se não houver punição para os culpados a CPI vai virar uma grande Pizza ou uma Marmelada e tudo não passou de uma lavagem cerebral no povo brasileiro.  Emprenharam o povo pelo ouvido. É o mesmo que levantar o tapete e ver a sujeira e depois, suavemente, baixar o tapete sobre o lixo. Espero e o povo brasileiro também, que isso não aconteça.

     Pelos fatos narrados na mídia não era necessário uma CPI, bastava que a Polícia Federal prendesse os criminosos e a Justiça os sentenciasse, mas infelizmente, o que está acontecendo é um descaso e uma impunidade generalizada. A CPI só vai servir de fachada e mais dinheiro público no bolso dos políticos, vai apresentar o que já é óbvio no cotidiano.

     O Brasil registrou, até este domingo (25/04/2021), 390.925 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. Foram 1.316 óbitos nas últimas 24 horas, (já teve óbitos de mais de 4.000) segundo o balanço das 20h do consórcio dos veículos de imprensa. Com isso, o país ultrapassou o número de mortes registradas durante todo o ano de 2020, em metade do tempo.

 

Ernani Serra

 

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/distrito-federal-e-15-estados-investigam-fraudes-no-combate-%C3%A0-pandemia-1.434803

 

https://www.infomoney.com.br/negocios/mais-de-1-500-empresas-foram-fechadas-em-sp-por-fraudes-na-pandemia/

 

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/03/25/operacoes-contra-fraudes-na-pandemia-renderam-147-prisoes-diz-pf.htm

 

https://veja.abril.com.br/brasil/seis-governadores-sao-investigados-pela-pf-por-fraudes-na-pandemia/

 

https://www.paho.org/pt/covid19

 

https://www.google.com.br/search?q=Quem+est%C3%A1+na+CPI+&source=hp&ei=Fi6JYJvwKMOP0AbyvJaIAQ&iflsig=AINFCbYAAAAAYIk8JsIdHPZltVoQhnMQzgMmHr_ikgW1&oq=Quem+est%C3%A1+na+CPI+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6CAgAELEDEIMBOgUIABCxAzoCCAA6BAgAEAo6BggAEBYQHjoFCCEQoAFQpTZY12ZgjX9oAXAAeACAAewCiAHoF5IBCDAuMTYuMC4xmAEAoAEBqgEHZ3dzLXdperABAA&sclient=gws-wiz&ved=0ahUKEwib04Wc06DwAhXDB9QKHXKeBREQ4dUDCAc&uact=5

 

Pensamentos: A ocasião faz o ladrão.

Dito Popular

A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.

Machado de Assis

Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político.

Sabedoria Popular