contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 20 de junho de 2024





BIOMAS BRASILEIROS EM CHAMAS

 

     DO OC – Consegue imaginar a dimensão de 1,8 milhão km²? É a área de vegetação que já foi queimada no Brasil pelo menos uma vez entre 1985 e 2022. O número equivale a 21,8% do território brasileiro e faz parte do levantamento do MapBiomas Fogo lançado nesta quarta-feira (26). Os biomas mais atingidos no período foram a Amazônia (43,6%) e o Cerrado (42,7%). Atrás, seguem a Caatinga (5,7%), Pantanal (4,2%),           ta Atlântica (3,7%) e Pampas (0,3%). Por ano, a área média que padeceu sob o fogo no país foi de 161,2 mil km².

 

     A pesquisa, que usa imagens de satélite e conta com o apoio do PrevFogo, do Ibama, aponta que 79% do total de queimadas no Brasil se concentram entre os meses de julho e outubro, sendo setembro o período mais intenso (34%). As épocas variam de acordo com os biomas, conforme é mostrado abaixo. Os dados também indicam que 63% das áreas queimadas pegaram fogo mais de uma vez. Além disso, é indicado que 68,9% do fogo atingiu a vegetação nativa e 31,1% foi em área antrópica – quando o solo já é ocupado por atividades humanas.

 

     Os estados que mais queimaram ao longo do período analisado foram o Mato Grosso (431,9 mil km²), Pará (275,7 mil km²) e Maranhão (182,7 mil km²). No ranking nacional das cidades, as lideranças são de Corumbá (31,8 mil km²), no Mato Grosso do Sul, São Félix do Xingu (24,1 mil km²), no Pará, e Formosa do Rio Preto (13,3 mil km²), na Bahia. Elas estão localizadas nos biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, respectivamente.

 

Amazônia

 

     A Amazônia é uma floresta quente e úmida, mas essas características não impedem que o fogo posto por pessoas para diferentes atividades, por exemplo, manejo agropecuário e desmatamento, se alastre. 809,5 mil km², o que equivale a 19,2% da floresta, queimou entre 1985 e 2022. 68% dessa área já pegou fogo mais de uma vez no período. 75% das queimadas ocorreram principalmente entre agosto e novembro, quando é o verão amazônico, época em que costuma chover menos na região.

 

     As queimadas ocorreram principalmente em áreas já alteradas por ações humanas (55,7%), enquanto que 44,3% atingiram a vegetação nativa. No bioma, o estado que teve mais ocorrência de fogo foi o Pará, seguido do Mato Grosso e Roraima.

 

     Na segunda-feira (24), pesquisadores enviaram uma nota técnica ao governo federal para que o novo Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) inclua ações contra a degradação da floresta amazônica, o que engloba o fogo. O PPCDAm esteve aberto para consulta pública até quarta-feira (26) e recebeu 540 sugestões para melhoria.

 

     Os especialistas responsáveis pela nota técnica ressaltam que os incêndios podem causar a morte de até 50% das árvores, pois elas não são adaptadas ao fogo. Além disso, emitem mais CO2 e deixam a floresta mais vulnerável a novas queimadas, por causa do acúmulo de galhos e folhas da vegetação morta. Outro ponto é a mudança do microclima da floresta, que fica mais quente e seco, devido ao aumento de áreas abertas.

 

Cerrado

 

     A vegetação do Cerrado é adaptada ao fogo, que contribui para a biodiversidade do bioma. Porém, o aumento da frequência e da intensidade dos incêndios por causa das mudanças climáticas, desmatamento e manejo humano descontrolado do fogo tem gerado muita destruição. 792,1 mil km², 39,9%, do Cerrado já pegou fogo, sendo a maior parte (88%) em vegetação nativa, principalmente nas savanas e áreas campestres. 89,5% do fogo ocorre principalmente entre julho e outubro. Ao menos 64% da área queimada foi afetada por incêndios mais de uma vez. Municípios do Araguaia e MATOPIBA, região composta pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tiveram mais de 80% da área impactada pelo fogo indiscriminado.

 

Caatinga

 

     A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, já teve 104,9 km² queimados, o que representa 12,2% da vegetação dela. Aproximadamente, 35% da área já foi vítima do fogo mais de uma vez. 76,5% do bioma foi queimado nos meses de setembro, outubro e novembro durante. Na Caatinga, as formações savânicas também são o tipo de cobertura vegetal com maior ocorrência de fogo, 79%. O Piauí, a Bahia e o Ceará concentram cerca de 71% do total que foi queimado em quase quatro décadas.

 

Mata Atlântica

 

     A Mata Atlântica já teve 68,4 km², 6,7% do bioma, queimados. 72% da área afetada pegou fogo mais de uma vez. As queimadas ocorreram principalmente entre agosto e outubro. 68% da área foi incendiada nesta época. 58,4% do fogo ocorreu em área antrópica, principalmente em pastagens. O levantamento também mostra que as formações campestres são o tipo de cobertura natural com mais ocorrência de fogo na Mata Atlântica.

 

Pantanal

 

     Segundo o MapBiomas, o Pantanal foi o bioma que teve a maior área proporcional queimada, 51%, o que equivale a 77,1 mil km². 93,5% do fogo ocorreu em vegetação nativa e 65% da área total queimou mais de uma vez. Os maiores incêndios aconteceram nos anos mais secos e após grandes cheias dos rios, pois os períodos úmidos contribuem para o acúmulo de biomassa, que na estação seca funciona como combustível para o fogo.

 

Pampa

 

     O Pampa é o bioma com a menor proporção de queimadas. Foram 4,7 mil km² do bioma, 2,4%, afetados pelo fogo desde 1985. O fogo tem baixa recorrência e predominou na vegetação nativa (97%), principalmente nas formações campestres (89%). Os meses mais favoráveis aos incêndios foram de julho a setembro, após o maior acúmulo de biomassa da vegetação herbácea, que ocorre por causa das baixas temperaturas do inverno. (PRISCILA PACHECO)

 

     Comentário:

     A maioria dessas queimadas em todos os biomas do Brasil foram causadas pela mão do homem que quer transformar tudo em pastagens para exportação de car nes. Não sabem que estão cavando a sua própria sepultura no futuro próximo. Estão culpando as vezes ao aquecimento global quando na verdade essas queimadas e desmatamentos são de origem do homem insano.

     As autoridades brasileiras não estão nem aí para o desmatamento e incêndios florestais, se tivessem, já deveria a muitos anos ter pedido socorro internacional para combater o fogo florestal. Estão fazendo que estão combatendo com meia dúzia de pessoas para apagar um fogo de quilômetros de extenção. Parece que essas autoridades estão coniventes com os desmatamentos e incêndios florestais para beneficiar o agronegócio e a exportação de carnes. Os incêndios e os desmatamentos dão origem aos pastos para criações de gados. Os animais silvestres estão morrendo dentro do fogo e perdendo o seus habitats através dos desmatamentos, verdadeiros crimes ambientais. Se as autoridades estão fazendo de conta que estão combatendo o fogo e o desmatamento e colocar a culpa no aquecimento global quando é o homem o responsável por tudo isso.

Ernani Serra

 

Ernani Serra


https://globoplay.globo.com/v/12695300/?utm_source=facebook&utm_medium=share-player-desktop&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2_b8gc5Js9sRKOamIuSNArKluc1ku8LGXjE0xCKX03Gb4XkZ0SBJdPv5Y_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw

https://globoplay.globo.com/v/12687321/

 

https://www.google.com.br/search?q=Queimadas+nas+quatro+florestas+do+Brasil&sca_esv=7848dc2536e4d400&source=hp&ei=tVJ0ZrujK8vL1sQPuKK5gAM&iflsig=AL9hbdgAAAAAZnRgxaijqsK_Gua7K_cyYof7gsS_Q1bY&ved=0ahUKEwj70bSYx-qGAxXLpZUCHThRDjAQ4dUDCA4&uact=5&oq=Queimadas+nas+quatro+florestas+do+Brasil&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IihRdWVpbWFkYXMgbmFzIHF1YXRybyBmbG9yZXN0YXMgZG8gQnJhc2lsSABQAFgAcAB4AJABAJgBAKABAKoBALgBA8gBAJgCAKACAJgDAJIHAKAHAA&sclient=gws-wiz

 

https://www.google.com.br/search?q=desmatamento+no+brasil&sca_esv=7848dc2536e4d400&source=hp&ei=tVJ0ZrujK8vL1sQPuKK5gAM&iflsig=AL9hbdgAAAAAZnRgxaijqsK_Gua7K_cyYof7gsS_Q1bY&oq=Desmatamento+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ig1EZXNtYXRhbWVudG8gKgIIADINEAAYgAQYsQMYQxiKBTIKEAAYgAQYQxiKBTIKEAAYgAQYQxiKBTIIEAAYgAQYsQMyChAAGIAEGEMYigUyCBAAGIAEGLEDMgoQABiABBhDGIoFMgoQABiABBhDGIoFMgUQABiABDIKEAAYgAQYQxiKBUjfwQJQhYQCWMuXAnABeACQAQCYAbACoAHDFaoBBzAuNS43LjG4AQHIAQD4AQGYAg6gAugWqAIKwgIaEAAYgAQYtAIY1AMY5QIYtwMYigUY6gIYigPCAgoQLhiABBhDGIoFwgIOEC4YgAQYsQMYgwEYigXCAgsQABiABBixAxiDAcICERAuGIAEGLEDGNEDGIMBGMcBwgIQEAAYgAQYsQMYQxiDARiKBZgDIJIHBzEuNC44LjGgB9RT&sclient=gws-wiz#ip=1

 

Pensamento: Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás. Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és.

 

Confúcio