contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 20 de maio de 2023

 

 


A OCASIÃO FAZ O LADRÃO

     As empresas nacionais e multinacionais estão se aproveitando da crise na Argentina para comprar mercadorias em grande quantidade para estocarem e lançar no mercado interno do Brasil como se fossem produtos de produção nacional, ou seja, vão misturar os produtos argentinos em embalagens de produtos nacionais. Esse artifício é para não fazer concorrência com os produtos nacionais porque os empresários compram na Argentina a baixo custo por causa do Real estar super valorizado com relação ao Peso Argentino. Com pouco Real se compra muito na crise Argentina.

     Os empresários brasileiros não querem colocar na praça mercadorias argentinas abaixo do preço dos produtos nacionais pois serão criticados e pressionados pelos produtores nacionais que serão prejudicados com a concorrência. Como sempre é o povo que se ferra.

     Por exemplo, o leite no Brasil está escasso e a preços exorbitantes e ainda por cima os produtores vem diminuindo o peso de todos os produtos nacionais, seria uma boa, que todos os produtos voltassem ao peso normal anterior de acordo com o Congresso Nacional. Veja abaixo:

"Em meio à alta da inflação, um artifício para camuflar a elevação dos preços se tornou frequente: a redução das embalagens, com diminuição do volume e da quantidade de produtos, sem a proporcional redução do preço. Se a quantidade do produto diminui mas o preço é o mesmo, isso é publicidade enganosa, pois induz o consumidor ao erro. Trata-se da velha tática da indústria de reduzir a embalagem ou o peso dos pacotes, enquanto os preços dos produtos continuam iguais ou até aumentam. O consumidor tem a ilusão de continuar a pagar o mesmo valor, mas leva uma quantidade menor do produto pra casa — a inflação é, assim, camuflada". Fonte: Agência Senado.

     O governo ou produtores nacionais colocassem esses produtos Argentinos nas prateleiras dos supermercados a preços baixos para forçar os produtores nacionais a baixarem os seus produtos no mercado interno. Não só o leite, mas todos os produtos que estivessem superfaturados no varejo.

     A crise Argentina está sendo boa para os empresários desonestos que está acostumado a estocar e prender os produtos e na falta deles na praça subirem os preços e só soltam as mercadorias estocadas quando o mercado está inflacionado a preços altos.

 

Ernani Serra

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/2023/04/crise-argentina-bancos-argentinos-ja.html?spref=fb&fbclid=IwAR0DauZSh203tT3_IDcaTgWC1KA8TrHz9tfc5tarSyQOv9_Gj_tN5cyiWs0

 

Pensamento: Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.

 

Sócrates