contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018



GÊNIOS DO CARNAVAL


     O Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo são verdadeiras obras de arte onde pessoas humildes das comunidades fazem milagres e mostram que têm qualidades artísticas, muita imaginação, pesquisam os temas que vão ser apresentados nos sambódromos, às músicas de samba enredo que falam do tema, sem falar na equipe de operários que trabalham com afinco e amor pela Escola de Samba. São verdadeiros foliões que amam o carnaval e que, torcem para que a sua escola seja uma das primeiras na avenida.
     Vejam a beleza das esculturas que apresentam ao público, são pessoas simples, mas verdadeiros escultores artísticos; são compositores e cantores dos samba enredos sobre os temas, são arquitetos das alegorias que encantam pela beleza e genialidade, são estilistas das fantasias belas e ricas, elabora Alta Costura, são engenheiros: mecânicos, hidráulicos, eletricista, que dão vida aos carros alegóricos, são esteticistas que cuidam da beleza das mulheres que vão se apresentar nos carros alegóricos ou nas pistas do sambódromo são as costureiras e os operários: pintores, serralheiros, marceneiros, mecânicos um verdadeiro exército de profissionais que lidam o ano inteiro com a arte do carnaval.
     O Carnaval tem três dias, mas as escolas de samba só desfilam em dois dias prejudicando o público por passarem a noite e madrugada desfilando até ao amanhecer do dia. Dessa maneira o carnaval é prejudicado ficando com um dia ocioso. O certo seria a divisão por três do total das escolas de samba, começando o desfile as 20h00min e terminando no máximo as 02h00min das 1ª, 2ª e 3ª apresentação nos três dias de carnaval, dando ao público a oportunidade de ver a beleza de todas as escolas de samba tanto no local quanto na televisão em horário mais cômodo e o público carnavalesco teriam os três dias de carnaval todo preenchido com os desfiles das escolas.

Ernani Serra



Pensamento: O mundo das escolas de samba é um mundo da genialidade artística.

Ernani Serra