contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 

 





A HUMANIDADE ESTÁ CEGA, MUDA E SURDA
           

 

 

    As extinções de mamíferos estão acelerando para uma ‘segunda onda’ sem precedentes, alertam os cientistas.

Por

Pensar Contemporâneo

 8 de setembro de 2020

Cultura

Sociologia

 

     Para os olhos inocentes dos animais, o aparecimento de humanos no horizonte representa mais uma ameaça existencial do que a vasta reviravolta ambiental das mudanças climáticas anteriores até agora, sugere uma nova pesquisa.

     De acordo com um novo estudo, extinções de mamíferos que remontam a 126.000 anos atrás tiveram mais a ver com os impactos negativos da humanidade do que quaisquer fatores climáticos anteriores, que parecem prever extinções passadas não melhor do que o acaso.

     Pior ainda, os cálculos sugerem que este subproduto mortal da existência humana é um fenômeno que está se acelerando a velocidades nunca antes vistas na pré-história, com a morte de espécies de mamíferos calculada para atingir taxas ainda mais rápidas à medida que nos aproximamos do século 22.

     “Com base nas tendências atuais, prevemos para o futuro próximo uma escalada de taxas de magnitude sem precedentes”, explica a equipe de pesquisa , liderada pelo primeiro autor e biólogo computacional Tobias Andermann da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em um novo artigo.

     Usando modelagem bayesiana , os pesquisadores procuraram avaliar estatisticamente se as extinções de espécies de mamíferos durante os últimos 126.000 anos – desde o início do Pleistoceno Superior – eram mais provavelmente atribuíveis a fatores antropogênicos ou climáticos.

     Nesse período, pelo menos 351 espécies de mamíferos foram extintas, embora cerca de 80 delas realmente tenham morrido apenas no último meio milênio, desde o ano 1500 EC.

     Com base nos novos cálculos, a equipe afirma que as taxas de extinção atuais são cerca de 1.700 vezes maiores do que no início do Pleistoceno Superior.

     Sob a nova taxa que vemos hoje, os pesquisadores dizem que poderíamos esperar ver o número conhecido de 351 extinções desde então se repetir em apenas mais 810 anos – considerando que levou 126.000 anos na primeira vez.

     Olhando para trás durante todo esse tempo, os dados sugerem que a maior causa hipotética de extinções passadas é a espécie humana, com a densidade populacional humana (como um único preditor) explicando os padrões de extinção de mamíferos com 96 por cento de precisão, enquanto a ocupação humana da terra prevê extinções com 97,1 por cento precisão.

     “Os preditores do clima, por outro lado, levam a valores de precisão muito baixos, como temperatura global com 63,6% de precisão … e a taxa de mudança de temperatura com 60,2% de precisão”, escrevem os autores .

     “Na realidade, as causas das extinções são mais complexas e não se espera que sejam totalmente dependentes de uma única variável. No entanto, nossos resultados mostram que o crescimento da população humana e os processos associados tiveram um forte efeito nas extinções de mamíferos, enquanto os padrões climáticos globais, como como o último máximo glacial, não deixa vestígios estatisticamente detectáveis ​​no registro de extinção. “

     Embora a equipe reconheça que tentar condensar fenômenos biológicos complexos como extinções em um único fator discernível é um exercício de simplificação excessiva, eles concluem que o impacto humano tem um poder preditivo substancial ao tentar atribuir a causalidade.

     Uma série de fatores antropogênicos podem estar envolvidos, pensam os pesquisadores, incluindo intensa pressão de caça, uso da terra, modificações no ecossistema e outros “efeitos em cascata que resultam do impacto humano no mundo natural”.

     O mais alarmante de tudo é quando os pesquisadores modelam como o futuro pode ser: antecipando até 558 extinções de novas espécies até o final deste século, ponto em que a taxa de extinções poderia ser até 30.000 vezes mais rápida do que era no início do Pleistoceno Superior.

     “Até o ano 2100, prevemos que todas as áreas do mundo terão entrado em uma segunda onda de extinções”, escrevem os pesquisadores , observando que em algumas partes do mundo a transição já é evidente.

     “Descobrimos que a Austrália e o Caribe em particular já entraram hoje na segunda onda de extinção com base nas extinções que ocorreram nas últimas décadas. Isso mostra que, embora nossas taxas futuras previstas e perdas de biodiversidade associadas sejam chocantemente altas, estão dentro de um alcance realista, uma vez que já podemos ver esses cenários futuros se manifestando em partes do mundo. “

     Dada a natureza altamente abstrata dessas simulações, nem todas essas previsões podem se tornar realidade. Afinal, essas são apenas estimativas baseadas em cálculos matemáticos.

     Mas até onde esses números horríveis são uma bola de cristal, não devemos demorar em agir de acordo com o que podemos ver dentro dela, dizem os pesquisadores, para evitar que essa realidade se materialize ainda mais.

     “Podemos salvar centenas de espécies da extinção com estratégias de conservação mais direcionadas e eficientes”, diz Andermann .

     “Mas para conseguir isso, precisamos aumentar nossa consciência coletiva sobre a escalada iminente da crise da biodiversidade e tomar medidas para combater esta emergência global. O tempo pressiona.”

     Os resultados são relatados na Science Advances / Créditos da imagem de capa: Pikist (domínio público).

 

     Comentário:

 

     O ser humano está se tornando um monstro insensível, sem empatia, desumano, um verdadeiro humanoide manipulado por outros humanoides superiores que controlam toda a sociedade e o mundo.

     O ser humano só está vendo os cifrões em sua mente ambiciosa, mesquinha, do tamanho de uma noz; que não vê a menos de um palmo de seu nariz parece que Deus encolheu e dessecou a massa encefálica do homem para chegar a Sua premonição do extermínio de todos os seres vivos pelos humanoides que têm o livre arbítrio de viver ou morrer. Até agora o homem está preferindo a morte através de seus atos e ações na natureza.

     Pelos cifrões o homem está destruindo as florestas com todos os seus biomas e desequilibrando a vida ambiental até chegar a extinção da fauna e flora (biomas). Já estamos no Brasil na segunda onda de extinção dos mamíferos através dos desmatamentos e incêndios criminosos: dos ruralistas, grilagens de terras, garimpos legais e ilegais, agropecuárias, hidrelétricas, invasão em terras indígenas, agronegócio, etc.

     Estes vírus humanoides continuam a se proliferar e causar danos ao planeta Terra, transformando o seu paraíso num inferno dantesco através da explosão demográfica irracional. Vai chegar o tempo em que, o papel moeda e toda riqueza mineral e material não vai ter nenhum valor, pois, a falta de alimentos e de água vai ser a maior riqueza que o homem já teve e vai ser irreversível. Não adianta procurar no espaço sideral outra casa porque não vai haver igual ao planeta Terra e vai ser impossível para os humanoides chegarem a esses planetas que têm condições de habitabilidades por se encontrarem a milhões de anos luzes da Terra.

     O homem vai pagar caro por todos os seus crimes contra a natureza e me parece que não está muito longe de tudo isso acontecer. O homem está acelerando a sua extinção no planeta Terra ou o homem cuida da sua casa agora enquanto é tempo ou será extinto com todos os seres que esses humanoides já destruíram.   Lembre-se, que vivemos numa corrente de vida em que todos os elos estão ligados uns aos outros, ao romper essa cadeia alimentar e de união estamos nos condenando a própria morte.

 

Ernani Serra

 

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/307264/estamos-perdendo-amazonia-para-o-crime-ambiental.htm?fbclid=IwAR1PK8WwUL8QBWELpxlVZBuuDnrMNL6KbpZrv-cdZ3ziExbEtU1A9kqY00c

 

https://reporterbrasil.org.br/2020/09/ninguem-quer-ver-de-perto-a-morte-que-o-fogo-traz-para-o-pantanal-eu-vi/?fbclid=IwAR1EuvT0kW_bsI2AypitsY3JuCnIaGuvxB0hi5VTFfCBi0ldMC6eAYPkWcA

 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/06/trafico-de-oncas-pintadas-pode-estar-associado-a-investimento-chines-na-america-do?fbclid=IwAR2HsEsTDsxcc7JFmXdeMwPRiNW0zwEh06CliXpmlsDwMFJTT-l1kiksyOc

 

https://conexaoplaneta.com.br/blog/fogo-se-espalha-pelo-pantanal-do-mt-e-atinge-parque-que-abriga-a-maior-concentracao-de-oncas-pintadas-no-mundo/?fbclid=IwAR2HsEsTDsxcc7JFmXdeMwPRiNW0zwEh06CliXpmlsDwMFJTT-l1kiksyOc

 

 

https://conexaoplaneta.com.br/blog/para-ajudar-a-salvar-a-amazonia-parlamento-europeu-pode-denunciar-brasil-ao-tribunal-penal-internacional/?fbclid=IwAR2HsEsTDsxcc7JFmXdeMwPRiNW0zwEh06CliXpmlsDwMFJTT-l1kiksyOc

 

https://deolhonosruralistas.com.br/2020/07/22/autorizacoes-para-desmatamento-na-bahia-incluem-gigante-da-celulose-e-fazendeiro-parricida/?fbclid=IwAR2HsEsTDsxcc7JFmXdeMwPRiNW0zwEh06CliXpmlsDwMFJTT-l1kiksyOc

 

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/09/na-terra-de-mourao-garimpo-ilegal-opera-no-am-sob-vista-grossa-do-exercito.shtml?fbclid=IwAR2HsEsTDsxcc7JFmXdeMwPRiNW0zwEh06CliXpmlsDwMFJTT-l1kiksyOc

 

Pensamento: Tudo e todos estão ligados e dependentes a todos os seres vivos e até os inanimados, somos unos no planeta e no Universo. Não sobreviveremos sozinhos.

 

Ernani Serra