contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 12 de janeiro de 2020



Para pesquisador, quem não cuida de plantas não sabe lidar com o ser humano


por: Yuri Ferreira

Em recente entrevista ao site El País, o pesquisador William ‘Ned’ Friedman, chefe do arboreto de Harvard, deu uma verdadeira aula sobre plantas e sua interação com o ser humano. O pesquisador atentou para os riscos do aquecimento global e a falta de tato da humanidade para se relacionar com a botânica no geral.

          “Se você não consegue se preocupar com uma planta, é possível que não consiga cuidar de outro ser humano. Dizem que devemos nos preocupar com a natureza porque, se não, perderemos a capacidade de alimentar o mundo, mas não acredito que seja a principal razão”, afirmou William, que tem como foco de estudo a cooperação das plantas entre si mesmas.

    
     William ‘Ned’ Friedman pesquisa a adaptação e cooperação entre plantas.
     O ano de 2019 foi importantíssimo para atentar-nos para os riscos que o planeta sofre graças às mudanças climáticas. O “dia do Fogo”, que iniciou as queimadas gravíssimas na Amazônia que chocaram o mundo, é um dos reflexos de uma humanidade incapaz de lidar com seus próprios recursos naturais, assassinando a vida em troca do lucro.


     O avanço massivo do desmatamento ao redor do globo aumentou os efeitos do chamado efeito estufa e vemos seus efeitos de maneira cada vez mais avassaladora. O iminente desaparecimento do Polo Norte, o derretimento das geleiras e as queimadas sazonais inacreditáveis que acontecem na Austrália são pequenos indicativos de um futuro estranho para o mundo no geral.

    
     A ação humana contra a natureza é a força motriz do que estamos vendo. Mas mesmo com tudo acontecendo, a vegetação provavelmente sobreviverá.
Publicidade
     “As plantas podem se adaptar, sim. Podem se adaptar rapidamente? Sim. Podem se adaptar à velocidade com que estamos mudando o planeta? Veremos. […] As plantas se movem, mudam, crescem e se adaptam. Entretanto, as mudanças que estamos introduzindo agora são tão rápidas que certos ecossistemas tombarão. […] Se afinal der errado, sem dúvida será nossa culpa. Não poderemos voltar. Será um novo futuro. Talvez seja sem humanos”, conclui. Confira a entrevista na íntegra no El País.

Copiado por: Ernani Serra

Pensamento: O lucro e a avareza vai destruir a humanidade. A humanidade está: muda, surda, cega e louca.

Ernani Serra