contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 26 de julho de 2020




A violência e a tortura de animais revela desvio de personalidad

  Publicado por Elaine Cristine Franco

há 4 anos.

     A Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO, 1978), no seu preâmbulo, declara que todo o animal possui direito e que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza. Considera que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo; que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros; que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante; e que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.

     No entanto, os homens têm demonstrado cada vez mais sua frieza com relação a esses direitos.  Ainda é comum e tolerado por muitas pessoas o sacrifício de animais em rituais religiosos, as rinhas, os rodeios, vaquejadas e touradas, as práticas folclóricas bárbaras, como a farra do boi, os animais de tração, animais em circos e zoológicos, a caça esportiva, animais para treinamento cirúrgico, a vivissecção, a forma como são criados e utilizados como alimento, etc.

     Como exemplo de maus tratos temos:

     Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; -   Manter preso permanentemente em correntes; - Manter em locais pequenos e anti-higiênicos; - Não abrigar do sol, da chuva e do frio; - Deixar sem ventilação ou luz solar; - Não dar água e comida diariamente; - Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; - Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; - Capturar animais silvestres; - Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; - Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc.

     O fato de algumas espécies serem fontes de alimento promove um conceito distorcido com relação aos métodos utilizados para a sua criação.  Alguns acham que pelo fato de o animal ser sacrificado com destino a alimentação, não veem nenhuma necessidade em proteger a sua dignidade e por isso, promovem um tratamento doloroso e degradante ao animal, um exemplo clássico disso é o modo de criação dos gansos para o preparo de uma “iguaria” chamada: “foie gras”.

     Constituição Federal Brasileira declara em seu art. 225:

     Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”.

     § 1.º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:

     VII – "proteger o Meio Ambiente adotando iniciativas como: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.”...

     Vários estudos apontam para uma íntima relação entre a criminalidade e os maus-tratos aos animais. De acordo com o artigo de Fátima Borges, há uma conexão entre maus-tratos e a criminalidade. Segundo o FBI, 80% dos assassinos começaram torturando animais.

     Em 1998, Russell Weston entrou no Capitólio e começou a atirar ao redor, quando terminou dois policiais estavam mortos e um visitante ferido. Poucas horas antes, Weston já havia atirado em uma dúzia de gatos de rua alimentados por seu pai.

     Albert de Salvo (o Estrangulador de Boston) - Assassinou treze mulheres - Na juventude prendia cães e gatos em jaulas para depois atirar flechas neles.

     David R. Davis - Assassinou a esposa para receber o seguro - Matou dois pôneis, jogava garrafas em gatinhos, caçava com métodos ilegais.

Edward Kemperer - Matou os avós, a mãe e sete mulheres - Cortou dois gatos em pedacinhos.

Edward Leonski – Com 24 anos, foi condenado à forca pelo estrangulamento de três mulheres no ano de 1942. Colegas de infância disseram que Edward tinha o mórbido hobby de cegar passarinhos com agulhas.

     Henry L. Lucas - Matou a mãe, a companheira e um grande número de pessoas - Matava animais e fazia sexo com os cadáveres.

     Jack Bassenty - Estuprou e matou três mulheres - Quando sua cadela deu cria enterrou os filhotes vivos.

     Jeffrey Dahmer - Matou dezessete homens - Matava os animais deliberadamente com seu carro.

     Johnny Rieken - Assassino de Christina Nytsh e Ulrike Everts - Matava cães, gatos e outros animais quando tinha onze ou doze anos.

     Luke Woodham - Aos dezesseis anos esfaqueou a mãe e matou duas adolescentes - Incendiou seu próprio cachorro despejando um líquido inflamável na garganta e pondo fogo por fora e por dentro ao mesmo tempo.

     Michael Cartier - Matou Kristen Lardner com três tiros na cabeça - Aos quatro anos de idade puxou as pernas de um coelho até saírem da articulação e jogou um gatinho através de uma janela fechada.

     Peter Kurten (O monstro de Düsseldorf) - Matou ou tentou matar mais de cinqüenta homens, mulheres e crianças - Torturava cães e fazia sexo com eles, enquanto os matava.

     Peter Manuel - Começou a praticar assaltos com 10 anos de idade e foi parar num reformatório. Libertado demonstrou ainda mais sua agressividade e era visto com frequência esfaqueando animais desgarrados ou cães que rodeavam a fazenda que cruzavam seu caminho na região rural onde passou a vagar. Na adolescência atacava garotas. Mais tarde atacou duas mulheres com martelo, sendo uma delas grávida.   Assassinou duas garotas de 17 anos e dizimou famílias inteiras a tiros: uma deficiente mental de 45 anos, a filha e a irmã dela, 16 e 41, que viviam na mesma casa.  Calmamente jantou antes de ir embora. Noutra residência matou pai, esposa e filho de 11 anos.

     Randy Roth - Matou duas esposas e tentou matar a terceira - Passou esmeril elétrico em um sapo e amarrou um gato ao motor de um carro.

     Richard A. Davis - Assassinou uma criança de doze anos - incendiava gatos.

     Richard Speck - Matou oito mulheres - Jogava pássaros dentro do elevador.

     Richard. W. Leonard - Matava com arco e flecha ou degolando - Quando criança a avó o forçava a matar e mutilar gatos com sua cria.

     Rolf Diesterweg - O assassino de Kim kerkowe e Sylke Meyer - Na juventude matava lebres, gatos e outros animais.

     Theodore R. Bundy - Matou trinta e três mulheres -   presenciava o avô sendo cruel com animais.

     Segundo o JORNAL ZERO HORA, do dia 01/06/2004, do RS, o menino de 11 anos que matou Maicon Rodrigues dos Santos, de 6 anos, confessou que matou Maicon da mesma maneira que estava habituado a matar gatinhos, degolando -o!

     Todos os tiroteios em diversos colégios dos Estados Unidos tem algo em comum: Os adolescentes criminosos já se haviam destacado anteriormente por atos de VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS.

     Cientes desta tendência, os responsáveis pela Proteção aos Animais em São Francisco, orientaram profissionais a reconhecerem o abuso infantil baseado na sua relação com o abuso animal.

     Segundo ALLY WALKER:

     " O abuso contra os animais é um crime a ser levado a sério com consequências graves para todos ".

     Um artigo publicado em 2009 pela Revista Super Interessante intitulado Anjos malvados diz que crianças podem exibir desde cedo indícios de que serão adultos psicopatas. Mas, como ainda não têm a personalidade formada, elas recebem outro diagnóstico: transtorno de conduta. Cita o caso do menino Daniel Blair, de 4 anos, que achou que seu cachorrinho de apenas uma semana de vida estava muito sujo e o atirou na água do vaso sanitário e deu a descarga. Por sorte, a mãe descobriu a tempo e os bombeiros resgataram o animalzinho ainda vivo no esgoto.

     A crueldade com animais é uma das características em crianças e adolescentes que mais chamam a atenção dos médicos para diagnosticar o transtorno de conduta.    Se for recorrente e estiver aliado a mentiras frequentes, furtos e agressões, por exemplo, esse comportamento pode ser bem preocupante. Especialistas afirmam que existem 3 fatores de risco para a psicopatia: a predisposição genética, um ambiente hostil e possíveis lesões cerebrais no decorrer do desenvolvimento. Sabe-se ainda que a maioria dos psicopatas sofreu algum tipo de abuso na infância, seja físico, seja sexual ou psicológico.

     Sigmund Freud, o pai da psicanálise, explicava que temos impulsos instintivos agressivos e que somente ao termo contato com os outros e com a cultura é que nos moldamos e refreamos tais impulsos. Segundo ele, temos uma vocação para a rebeldia, que acabamos reprimindo em troca da convivência pacífica em sociedade.

     " Nascemos com um programa inviável, que é atender aos nossos instintos, mas o mundo não permite  ", afirmava.

     Desta forma, é nítido notar que qualquer diversão ou esporte associados a qualquer tipo de violência, é a melhor forma de criar um ambiente hostil apropriado para se deixar aflorar instintos violentos adormecidos dentro de cada indivíduo.

     A violência contra os animais é propriamente uma violência e um grande indício de desvio de personalidade e conduta, uma grande demonstração de má índole, de poder sobre o mais fraco, sobre aqueles que não podem ou não têm como se defender. Atos cruéis com os animais são o primeiro passo para que o instinto perverso de muitos vá aos poucos se solidificando e sofisticando até colocar em prática com os de sua espécie, aquilo que já foi praticado anteriormente com os indefesos animais.

     A Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) realizou uma pesquisa, com o intuito de alertar as autoridades e a Justiça sobre o alto grau de periculosidade das pessoas que matam animais em série ou em massa e cujo rastro de sangue e dor pode ser contido se forem investigadas, detidas e monitoradas. A pesquisa demonstrou que animais incendiados ou enterrados vivos, espancados até a morte, enforcados, torturados, envenenados ou mortos por injeção letal – todos esses procedimentos são comuns em psicopatas. O alvo predileto: criaturas frágeis, indefesas, fáceis de capturar e manter sob seu domínio – e os animais se enquadram em todos os itens, assim como as crianças, mulheres e idosos que, numa segunda etapa da vida de um psicopata, podem se tornar seus alvos.

     Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma em cada 100 pessoas teria tendência à psicopatia. Segundo pesquisas americanas, a cada 100 pessoas, quatro são psicopatas. Isso explica porque são tão comuns os envenenadores de cães e gatos.

     No Brasil os psicopatas podem ser considerados semi-imputáveis. Nesse caso podem ir para hospitais de custódia onde receberão tratamento e voltarão às ruas quando tiverem liberação psiquiátrica.

     Código Penal Brasileiro, em seu artigo 26, dispõe:

     será isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento."

     O Brasil adotou o sistema vicariante de penas, em que o juiz observará se ao réu deve ser aplicada pena privativa de liberdade ou medida de segurança, de forma alternativa. A medida de segurança no Brasil tem escopo primordial de cura, isto é, o indivíduo praticante do injusto, é submetido a tratamento para que possa se adequar aos ditames da normalidade social. 

     Infelizmente, casos de maus-tratos aos animais têm aumentado, talvez não porque os casos em si aumentaram, mas porque as pessoas estão mais cientes de como denunciar as agressões, e isso é uma boa notícia. A Polícia Civil registra 21 denúncias de maus-tratos a animais por dia; em 2016 no Estado de São Paulo. Os relatos desses crimes revelam casos de agressão física aos bichos por seus donos em casa, prisão em cativeiros sem condições de higiene ou alimentação e até brigas de galo. Só neste ano, até julho, as delegacias já redigiram 4,4 mil boletins de ocorrência, cerca de 628 casos por mês desse tipo de crime. A média já é maior do que há cinco anos - em 2011, eram 348 casos por mês. A cidade de São Paulo concentra 9,6% das estatísticas, com 426 episódios de violência.

     A Lei de Crimes Ambientais (LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998), dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.      "Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

     Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

     § 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

     § 2º."A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

     A LEI Nº 16.308, DE 13 DE SETEMBRO DE 2016, dispõe sobre penalidades às pessoas que cometerem maus tratos a animais domésticos na forma que especifica.   Artigo 1º - Fica proibida de obter a guarda do animal agredido, bem como de outros animais, toda pessoa que comprovadamente cometer maus-tratos contra animais domésticos que estejam sob sua guarda ou de outrem.

     Parágrafo único - O agressor poderá ter a guarda de um animal doméstico após o decurso de 5 (cinco) anos contados da agressão cometida, reiniciando-se a contagem do prazo se outra constatação de maus-tratos foi apurada.

     Segundo o autor do projeto,

     "cabe ao Estado zelar pelo bem-estar animal impedindo que animais domésticos, vítimas de maus tratos tenham sua guarda devolvida à pessoa causadora das agressões, bem como impedir que o agressor possa ser tutor de novos animais".

     Declaração Universal dos Direitos dos Animais declara que nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. Todo animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito; Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal; As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

     O que dizer das Vaquejadas? E das Touradas na Espanha?

     A vaquejada é considerada um esporte para alguns, além de ser um negócio bem lucrativo, em que dois vaqueiros à cavalo puxam o rabo de um boi para derrubá-lo em um local previamente estabelecido. O esporte expõe o animal a inúmeras condições de maus-tratos: o animal encarcerado e submetido a chutes e chicotadas em algumas partes do corpo, inclusive, nos testículos, para que o bicho fique afoito e aumente o grau de dificuldade para os concorrentes. Muitas vezes o animal tem o rabo arrancado ou sofrem fraturas com as quedas.

     Nos Rodeios os maus-tratos são evidentes. Os animais em exposição ao público são desafiados e vítimas de agressões. Os competidores usam a força para agarrar o bicho pelo pescoço e dominá-lo até ele cair no chão. O uso de chicotes também é bem comum.    Os homens chegam a jogar areia nos olhos do animal para provocá-lo. O mesmo é feito com bezerros.

     São flagrantes de desrespeito, modificação da natureza, exploração para divertimento, abuso, violência, um completo atentado à dignidade do animal. Cenas explícitas de violência e agressão, onde pessoas alucinadas gritam em apoio ao peão, que quanto mais força demonstra subjugando o animal, mais se sente macho, o sentimento mais primitivo do ser humano.

     Os milhões envolvidos na prática do Rodeio. O Rodeio de Ibaté, além de movimentar a região devido ao evento e aos shows, injeta cerca de R$ 3 milhões na economia regional, em diversos segmentos, como gastronomia, hotelaria, turismo e outros. Durante os quatro dias de festa, são esperados mais de 120 mil pessoas de diversas cidades da região, em um raio de 100 km, dispostas a assistir um dos maiores espetáculos de violência e agressão existentes.

     Os Rodeios e o rombo no Turismo.

     Em 2006, o Ministério do Turismo destinou R$ 1,5 milhão para o Circuito Mato-grossense de Rodeio, e não tem as devidas informações sobre a utilização correta do dinheiro.

     O maior rodeio do país também está em débito com o governo. A 53ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos recebeu do Ministério do Turismo R$ 1,02 milhão em agosto de 2008. De acordo com o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), há irregularidades na execução física e financeira, ou seja, o grupo não conseguiu esclarecer se o dinheiro enviado pelo ministério foi de fato utilizado para os fins destinados.

     Este artigo não se destina à apuração de irregularidades, apenas deseja mostrar o que realmente acontece nas injustas e covardes atrações, em que animais indefesos são submetidos à agressões e à barbárie, e que há muito interesse econômico e político por trás desses eventos. E esse é um dos motivos pelos quais não será fácil se livrar deles a fim de garantir o bem-estar dos pobres e indefesos animais.

     Não é necessária uma pesquisa aprofundada para saber que jogos, filmes e atrações violentas incitam comportamentos violentos. Um estudo divulgado nas últimas semanas pela Associação Americana de Psicologia afirmou que os jogos de ação podem causar distúrbios violentos em seus jogadores. De acordo com os especialistas do estudo, os jogadores deste tipo de “games” tendem a apresentar um comportamento mais agressivo e menos sociável.

     "Os jogadores apresentam uma diminuição de comportamento sociável, empatia e sensibilidade a agressões".

     Portanto, da mesma forma que violência gera violência, a paz gera a paz. As criações de ambientes pacíficos e agradáveis estimulam a criatividade e promovem comportamentos sociáveis aceitáveis. O contrário ocorre com violência de qualquer tipo, e a violência contra os animais, além de ser repugnante e indigno, estimula comportamentos violentos que só agregam ainda mais violência a um mundo já saturado de tanta agressividade.

     "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais." (Immanuel Kant)

     "Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)". “Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)“O justo olha pela vida dos seus animais.” (Provérbios 12:10).

     Os animais merecem que alguém os defenda!

     Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

[1] http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

[2] http://www.pea.org.br/denunciar.htm#Exemplos de Maus-Tratos.

[3] http://conjecturasjuridicas.blogspot.com.br/2016/02/foie-gras-iguaria-que-preco.html

[4] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituição.htm

[5] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zlbQ29GhYSYJ:www.floraisecia.com.br/

detalhe_artigo. Php%3Fid_artigo%3D152+cd=1&hl=pt-

[6] http://super.abril.com.br/comportamento/anjos-malvados

[7] http://www.anda.jor.br/18/06/2012/assim-comecaacarreira-de-um-psicopata

[8] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm

[9] http://nessamiceli.jusbrasil.com.br/artigos/314024342/psicopatiaedireito-penal

[10] http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14718

[11] http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2016/08/28/interna_nacional,798237/policia-anota-21-casos-...

[12] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm

[13] http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16308-13.09.2016.html

[14] http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

[15] http://www.anda.jor.br/08/08/2013/vaquejadas-manifestacao-cultural-ou-cultura-dos-maus-tratos

[16] http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/03/maus-tratos-animais-são-flagrados-em-rodeio-no-interi...

[17] http://www.saocarlosemrede.com.br/regiao/rodeio-de-ibate-movimentar3-milhoes-na-economia-da-regiao...

[18] http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/rodeios-somamr68-milhoes-no-rombo-do-turismo/

[19] http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2015/08/18/noticiastecnologia,3489219/estudo-apo...

[20] http://www.direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=834A348B-263E-6DD6-0512-A36498F6D...

Elaine Cristine Franco, Bacharel em Direito

Elaine Cristine Franco

Bacharel em Direito, Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior, Correspondente Jurídica e Tradutora. Visite meu Blog: conjecturasjuridicas.blogspot.com - .

     Comentário:

     Todo o ser humano quando nasce não tem ainda uma personalidade formada para o bem ou para o mal, é um recipiente vazio que vai ser moldado e preenchido pela sociedade (meio ambiente) e vai depender não só do meio ambiente como do seu livre arbítrio de escolher o caminho entre o bom e o ruim.

     A sociedade em geral é paranoica vive com medo de tudo e é por isso que há as guerras. As crianças são influenciadas desde a infância através dos desenhos animados que parecem filmes inocentes, mas na verdade tem muitas maldades e crimes sem sangue e preparam as mentes dessas crianças para a psicopatia.     Na adolescência vem os videogames de guerras e bandidagem, sem falar nos filmes de terror, policiais, de guerra... O tempo todo do ser humano, vive e convive com a maldade e tudo que é negativo a este ser, até se tornar um verdadeiro psicopata. Só os fortes ou os covardes é que permanecem neutros firmes em suas convicções para o bem. O mal está entranhado no EU da sociedade e a violência está no âmago das pessoas que vivem amedrontadas com o caminho que o homem está indo, ou seja, Assim Caminha a Humanidade título de um filme. Até o presidente da República Jair Bolsonaro infringiu a lei da Constituição Federal, no seu Art. 225, §1º, VII que foi escrito acima.

     O que mais estamos vendo são casos de psicopatia nas mídias sociais, o mundo enlouqueceu a humanidade não está sabendo o que é certo ou errado.

 

Ernani Serra

 

https://www.casosincriveis.com/menina-tortura-e-mata-cruelmente-animais-de-estimacao-e-grava-tudo/?fbclid=IwAR0UHBLSUCamh6RLefsFnz_M1JWZZNajZt4oiFgXXHT-j4rT2nWIj4en-oY

 

https://www.yousign.org/media-t-6609?fbclid=IwAR0Fd_EwmqbWDoqp6fLsadSEdIf63TvliABvmQB-EwP01685HhBXQR5dcg4

 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/07/21/com-penas-brandas-cacadores-ignoram-leis-no-brasil?fbclid=IwAR0Fd_EwmqbWDoqp6fLsadSEdIf63TvliABvmQB-EwP01685HhBXQR5dcg4

 

https://www.anda.jor.br/2019/02/cadela-morre-apos-comer-bolinhos-de-chocolate-contendo-adocante/?fbclid=IwAR0NJc6u3GIRt6Jy7CjkYqwNIrRZ1pqPOEsxsleeD_SXrB2y-593wiXrxQM

 

https://www.facebook.com/photo?fbid=1423523621370432&set=gm.3068625809859637

 

https://www.facebook.com/photo?fbid=3391878064169157&set=a.222769947746667

 

https://www.caesonline.com/sansao-ganha-cadeira-de-rodas/#:~:text=O%20pit%20bull%20Sans%C3%A3o%2C%20que,amputadas%20em%20uma%20a%C3%A7%C3%A3o%20criminosa.

 

Pensamento: Cada dia está caminhando para o abismo.

 

Ernani Serra

 


                              

PRAGAS DE GAFANHOTOS


     Nuvem de gafanhotos na África e Ásia é há pior em 25 anos.

     Sudão, Sudão do Sul e Etiópia estão em alerta máximo. Na Índia, infestação de insetos é a pior desde 1961 e no Quênia, a pior em 70 anos.

     Gafanhotos em Bhopal, na Índia; praga ataca larga áreas da África e da Ásia há vários meses.

      A praga está há meses assolando parte da África, do Oriente Médio e Sudeste Asiático, regiões já vulneráveis.

     Na Índia, as populações do inseto chegaram a maio e se alastraram por diversas regiões do país, um feito que não acontece desde 1961.

     No Quênia e na Somália, os insetos botaram ovos e se reproduziram em massa, o que significa que novas nuvens estão se formando, causando uma “ameaça sem precedentes para a segurança alimentar e subsistência no começo da temporada de colheitas.

          A espécie que forma as nuvens de gafanhotos na África e na Ásia é chamada "gafanhoto do deserto" e é diferente da que se prolifera nas América.    

     Pragas de gafanhotos na África, Ásia e Argentina são iguais?

     Nos três continentes, são gafanhotos “primos”do tipo Schistocerca que amedrontam os agricultores.

     As imagens das pragas de gafanhotos que atingem o leste africano, o Oriente Médio, o sul da Ásia e a região norte da Argentina são assustadores: milhões de insetos tomam conta de árvores e devoram tudo que veem pela frente. O que, afinal, os fenômenos têm em comum? Os gafanhotos estão invadindo o hemisfério sul?

     Uma consulta aos livros de história mostra que as nuvens de gafanhotos são mais antigas do que se pensa. “É preciso ressaltar que, desde os mais remotos tempos, eles se multiplicam”.

     “Da mesma forma, na Argentina, há registros de problemas com gafanhotos desde a colonização do país. É por isso que a Argentina desenvolveu um serviço de proteção das plantações, para evitar a espécie.”

     Na América do Sul, a espécie cancellata é conhecida como migratória. “São espécies bastante especializadas em se desenvolver de maneira solitária, em meios desérticos. Elas vivem em baixa densidade, poucas por quilômetro quadrado”. “Mas quando as boas condições favorecem a multiplicação da população, acontece uma mudança de comportamento. Elas passam da fase solitária para fase que chamamos de gregária.”

     Coincidência?

     É aí que vem o problema. Com um clima chuvoso, rapidamente, esses poucos gafanhotos se transformam em praga se não forem controlados por pesticidas. Foi o que ocorreu, quase ao mesmo tempo, nos três continentes – uma situação que, nos países mais pobres, ameaça à segurança alimentar em um contexto já fragilizado pela pandemia de Covid-19.

 “Acontecem chuvas favoráveis com frequência, em partes diferentes do mundo, no mesmo momento. E isso acabou de acontecer em partes onde os gafanhotos gostam de estarem presentes”. “Eles estão reagindo muito bem às chuvas, que providenciam ao solo a umidade necessária para os ovos deles e para o crescimento da vegetação, que traz a comida e os esconderijos deles.”

     “Acho que se deve, sobretudo, a uma baixa da vigilância. O melhor método para controlar esses gafanhotos é a prevenção. Temos de identificar gafanhotos solitários e observar quando eles começam a mudar de fase e, neste momento, podemos tratá-los em pequena escala, com bem menos produtos químicos. Até pesticidas orgânicos podem funcionar bem”.

“Esse método sempre funcionou muito bem na América do Sul: o sistema da Argentina era o melhor do mundo para fazer esse tipo de prevenção.”

     Mudanças climáticas podem aumentar a recorrência de pragas.

     “Independentemente da razão, se são as mudanças climáticas ou uma anomalia do clima durante certo período, algo está mudando.        “Quando você muda o meio ambiente, seja pelo desmatamento, ou por abrir um canal ou plantar em uma área desértica, você muda o habitat dos seres vivos – e pode criar novos habitats que você nem imaginava”. Essas mudanças, claro, incluem os gafanhotos”. “No caso do desmatamento, você abre grandes áreas abertas – e gafanhotos gostam de áreas assim para depositar seus ovos.” Copiado algumas partes do G1.

     Comentário:

     Acredito que essas nuvens de gafanhotos (pragas) são provenientes do comportamento humano, as florestas estão sendo queimadas e desmatadas ocasionando um desequilíbrio natural, ou seja, o homem está criando desertos nos lugares de florestas,  e por consequência, os predadores dos gafanhotos foram exterminados, e (eles se proliferam), sem os predadores naturais que controlam o equilíbrio da natureza. A natureza é sábia o homem é que é: burro, estúpido, inconsequente, criminoso ambientalista.

     O Brasil está se preparando para receber essa nuvem de gafanhotos com um arsenal de quatrocentos aviões pulverizadores com agrotóxicos, podemos até ficar livres desses insetos, mas, haverá o perigo de contaminação do solo, da água, dos alimentos e do ar, que vai trazer doenças fatais para o ser humano. O homem cada dia mais está formando um cerco contra si mesmo. O homem destrói a natureza que por sua vez, contra-ataca com as forças naturais esse monstro predador que é o homem. “O homem está num labirinto sem saída: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”.

     O homem sábio é aquele que trabalha junto com a natureza sem destruir. Os furacões, terremotos, maremotos, e muitos outros fenômenos naturais são respostas da natureza contra a mão criminosa do homem. O homem está numa queda de braço com a natureza, pensando que vai ganhar e, não tem ideia do poder de destruição da natureza. O homem está se tornando um animal irracional, está agindo pelas emoções e não pela razão.

     A humanidade está fazendo o mesmo que as pragas de gafanhotos, só que, o homem está controlando e vencendo os seus predadores naturais pela Ciência e se proliferando (explosão demográfica) e como gafanhotos estão devorando as florestas e consumindo todos os alimentos da agropecuária até que, um dia, tudo vai ficar uma paisagem árida e sem vida, aí o homem morre.

 

Ernani Serra

 

http://r7.com/c5UH

 

https://www.google.com/search?q=NUVEM+DE+GAFANHOTOS+NA+%C3%81FRICA+ASIA+ARGENTINA+E+BRASIL&rlz=1C1PRFC_enBR848BR848&oq=NUVEM+DE+GAFANHOTOS+NA+%C3%81FRICA+ASIA+ARGENTINA+E+BRASIL&aqs=chrome..69i57j33.35702j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Pensamento: O homem ficou irracional e perdeu a razão do perigo.

 

Ernani Serra