contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 19 de março de 2022


CAUSAS E EFEITOS NA GUERRA DA UCRÂNIA

 

     Essa guerra começou com a insegurança e medo de Putin com o avanço da OTAN cercando seu território com o Tratado do Atlântico Norte. Os países que estavam próximos a Rússia se filiaram a esse tratado e já estavam em conversa com os políticos da Ucrânia para fazer parte desse tratado, então Putin se viu ameaçado pois a Ucrânia tem um território muito próximo da Rússia.

     A Rússia não atacou sem um propósito, o Putin tinha suas suspeitas do perigo que estava para acontecer se a Ucrânia fizesse essa aliança com a OTAN.

     A Ucrânia viu os exercícios militares e a demonstração de força da Rússia. A Ucrânia não tinha como enfrentar uma potência como a Rússia. A Ucrânia estava confiando nos aliados do Ocidente que falharam na última hora e se viu no mato sem cachorro. Só quem viu o poderio da Rússia foram os países aliados do Ocidente que não quiseram botar a mão no vespeiro e ficou a distância oferecendo armamentos e dinheiro ao presidente da Ucrânia.

     Valeu a pena esse heroísmo dos ucranianos? Claro que não. Antes tivessem se rendido e entregado a Ucrânia intacta sem destruição dos bens móveis e imóveis e sem a carnificina de vidas, hoje, teríamos uma nação viva e um país sem destruição.

     Putin está querendo que os políticos se rendessem para evitar mais destruição e mortes. A insanidade dos ucranianos no histerismo do nacionalismo patriótico e no fanatismo de que podem vencer a Rússia; devemos ser nacionalistas dentro do racional e não jogar toda nação e todo país no extermínio.

     A Rússia ainda não ocupou toda Ucrânia porque seria um genocídio e uma destruição de toda riqueza cultural e arquitetônica da Ucrânia. A Rússia não está interessada a ocupar um território devastado.

     A Rússia só agiria com toda força bélica se algum país da OTAN entrasse na guerra, é isso que Putin quer.

     A Ucrânia está fadada a perder essa guerra para a Rússia. A Rússia quer a devolução de todos os países que fazem fronteira, Putin não vai parar e estamos a um passo de uma Guerra Mundial de proporção nuclear.   Será o fim da humanidade ou Putin vai ficar só com a Ucrânia.

 

Ernani Serra

 

Pensamento: A coragem alimenta as guerras, mas é o medo que as faz nascer.

 

Émile-Auguste Chartier