contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

 


GUERRA É GUERRA

 

     Estamos numa guerra sangrenta onde haverá perdas humanas das duas partes: Israel e Palestinos.

     O Hamas cutucou a onça com vara curta, deu no que deu, atacou Israel e cometeu atrocidades e barbáries contra um povo inocente. Cometeu crimes horríveis contra idosos, jovens e crianças, atacou casas e fuzilou famílias inteiras com muito ódio. O Hamas não pensou nas consequências que viriam no futuro contra o povo palestino. Ódio gera ódio.

     Os israelitas sentiram na alma a dor das perdas de vidas queridas de maneira estúpida, monstruosa e por sua vez, também cometeram atrocidades contra o povo palestino que não tiveram a oportunidade de fugirem das bombas que destruíram prédios e edifícios deixando muitas famílias soterradas nos escombros.     Os palestinos também sofreram com as mortes dos seus entes queridos.

     De ambas as partes houve a propaganda psicológica e emocional apresentando os mortos assassinados pelo terror da guerra para obter o apoio da opinião pública mundial a seu favor.

     A Palestina sendo um Estado pobre mas a sua população está cada dia aumentando vertiginosamente, nessa guerra foi constatado que havia mais de cinquenta mil mulheres grávidas, isso é um absurdo, falta de consciência e de conscientização da população a respeito da explosão demográfica mundial. O mundo está fadado a extinção de todas as vidas por causa da superpopulação mundial, não tem mais jeito de resolver esse problema crônico da natalidade.

     Guerra é guerra, não existe país bom quando entram em batalha, os dois lados cometem crimes hediondos contra a humanidade, é muito triste mas, é a guerra na sua insanidade, quem mais sofrem são os inocentes.

     Os árabes vem se preparando há anos para tentar expulsar os israelitas das terras árabes com armamentos modernos, o perigo nessa guerra é o apoio dos Emirados Árabes Unidos aos palestinos e Hamas contra Israel.

     Israel sabe que não pode deixar o povo palestino na Faixa de Gaza porque vão continuar sempre atacando o povo israelita, Israel vai entrar com toda força e não ficará pedra sobre pedra, para expulsar os palestinos, daquela faixa, e incorporar no seu território israelita.

     Vai haver muito choro, dor, sofrimento e ranger de dentes em ambas as partes nesse conflito de interesses territoriais. Por trás do Hamas existe os interesses políticos de países árabes fundamentalistas islâmicos fomentando essa guerra. Israel tem o apoio dos EUA e da União Europeia.

     Benjamin Netanyahu - Primeiro-ministro de Israel disse que a guerra vai ser longa, tudo indica que esse ministro não vai parar a guerra só quando vencer o Hamas e não ficar pedra sobre pedra na Palestina.

 

Ernani Serra

 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/14/israel-x-hamas-uma-semana-de-guerra-em-imagens.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=VgPEH4nsXtE

 

https://www.poder360.com.br/internacional/eua-e-europa-apoiam-israel-e-pedem-que-outros-paises-fiquem-de-fora/

 

https://www.google.com.br/search?q=Palestina&sca_esv=578671985&biw=960&bih=465&ei=tPtCZbyDH6fQ1sQPtOivwA0&ved=0ahUKEwi8rdyplaSCAxUnqJUCHTT0C9gQ4dUDCBA&uact=5&oq=Palestina&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiCVBhbGVzdGluYTIKEC4YsQMYigUYQzIIEAAYgAQYsQMyCBAAGIAEGLEDMgsQABiABBixAxiDATILEAAYgAQYsQMYgwEyCBAAGIAEGLEDMgsQLhiKBRixAxiDATIFEAAYgAQyCxAAGIoFGLEDGIMBMgsQABiABBixAxiDAUi4hgFQoRlY-HhwA3gBkAECmAGvAaAB5iGqAQQwLjI3uAEDyAEA-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&sclient=gws-wiz-serp

 

Pensamento: Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!

 

William Shakespeare

 

 

 


SECA NO AMAZONAS

 

     O homem é o único responsável pela seca no Rio Negro e Solimões no Amazonas; o ser humano é um animal irracional que se auto denominou de homo “sapiens” pela sua vaidade e orgulho de um superego que se acha superior a tudo e a todos.

     Estão colocando a culpa no El Niño e as vezes na La Niña e também no aquecimento global; esses efeitos tiveram uma importância no aquecimento global mas não foram os únicos, a causa principal foi o homem, com sua ganância de enriquecimento fácil e ilícito com o apoio governamental dos políticos brasileiros começaram a destruir as florestas: Amazônica, Atlântica, os Cerrados, os Manguezais...

     A floresta Amazônica ficou sendo o alvo principal dos políticos que queriam ambiciosamente os dólares na exportação da agroindústria, agronegócio e agropecuária, comprometendo a fauna e flora daquela imensa floresta em troca do papel moeda; a ganância foi tão grande que partiram para os incêndios criminosos e no desmatamento desenfreado em extensões nunca visto neste planeta.

     A seca no Amazonas é consequência da insanidade dos políticos que não tiveram a visão de que, com a devastação criminosa, a floresta perdeu muitos biomas importantes para conservação das nascentes que formam os rios atuais. Sem as nascentes os rios tendem a secarem e o povo a passar fome, sede, adoecerem e morrerem em consequência da ambição desvairada dos políticos e dos ruralistas que passam por cima de tudo e de todos. Essas terras de exportação no Amazonas vão se tornar terras áridas, desérticas sem nenhuma utilidade como aconteceu no Sul do Brasil; com o desmatamento e queimadas criminosas que botam a culpa no aquecimento global dizendo que são incêndios espontâneos por causa do clima, tentando tirar a culpa do homem “sapiens”. A floresta Amazônica outrora nunca pegou fogo só depois que o homem botou o pé naquele lugar a miséria se instalou.

     Em vez das autoridades estaduais e federais se aproveitarem da seca nos rios amazonenses para retirar os lixos que estão no leito seco e melhorar a qualidade das águas quando voltarem a subir o nível, se não fizerem a limpeza agora, quando as águas voltarem a subir os rios vão ficar uma imundície como era antes da seca. O ser humano só quer tudo na boca sem esforços, mas, para sujarem o meio ambiente são os primeiros, essa humanidade está transformando o planeta numa pocilga e como um vírus e porcos estão se expandindo vertiginosamente como uma pandemia viral e, como um vírus inconsequente, estão se proliferando e comprometendo a vida planetária ao ponto da extinção de todos os seres vivos.

     A floresta Atlântica foi o alvo dos governantes porque as terras que antes eram de exportação no Sul do país ficaram cansadas e inúteis para a plantação, e por conta desse desmatamento no Sul do país, hoje, a população dos municípios dos três Estados sulistas estão sofrendo com os ciclones extratropicais que estão destruindo tudo e alagando o comércio e residências, essas enchentes é o resultado do desmatamento ganancioso dos políticos atrás dos dólares de exportação. Sem falar nos rios caudalosos e largos que viraram canais. As florestas no Sul do país viraram pastagens para o gado de exportação e é essa falta de vegetação florestal que está havendo a mudança climática na região. O homem destrói mas não é capaz de reconstruir com o reflorestamento.

     Estamos deixando de alimentar o nosso povo para nos tornar o celeiro do mundo (commodities) e, alimentar os estrangeiros em troca de papel moeda. Trocando as nossas riquezas e pondo em risco a escassez desses produtos no futuro para o povo brasileiro, já não basta a fome e o desemprego que o povo já está passando! A causa da miséria brasileira é por causa dos políticos corruptos e entreguistas que são um bando de preguiçosos que não querem trabalhar e vivem de propinas, negociatas e vencimentos de marajás para favorecerem as grandes potências; são políticos venais que entregam as riquezas do solo e subsolo e do mercado através de leilões e privatizações de crime de Lesa a Pátria. O Brasil está perdendo a soberania para as privatizações e leilões. O Brasil está de joelhos nas mãos dos estrangeiros que estão invadindo como piratas a saquearem o país, e o povo a passar fome. Quem manda nos políticos são as multinacionais, os ruralistas que são estrangeiros, as petroleiras internacionais, e todos que compraram as riquezas do Brasil em leilões e privatizações criminosas. São essas empresas que controlam o país e o povo.

 

Ernani Serra

    

 

https://g1.globo.com/profissao-reporter/playlist/profissao-reporter-ultimos-videos.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=5RtkFYQzPdU

 

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/09/25/mais-de-80-mil-pessoas-sao-afetadas-pela-seca-dos-rios-no-amazonas-aponta-defesa-civil.ghtml

 

https://www.google.com.br/search?q=Quantos+hectares+foi+destruida+do+amazonas.&sca_esv=578522338&ei=BXtCZa-wHP7Z1sQP6vOAiA0&ved=0ahUKEwjvxqDNmqOCAxX-rJUCHeo5ANEQ4dUDCBA&uact=5&oq=Quantos+hectares+foi+destruida+do+amazonas.&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiK1F1YW50b3MgaGVjdGFyZXMgZm9pIGRlc3RydWlkYSBkbyBhbWF6b25hcy4yBRAhGKABSLPEAlAAWJG1AnAKeACQAQKYAYMCoAHUZqoBBjAuNzguM7gBA8gBAPgBAagCFMICBRAAGIAEwgIGEAAYBxgewgINEAAYBxgeGA8Y8QQYCsICCBAAGAcYHhgPwgIIEAAYFhgeGA_CAgYQABgWGB7CAh0QABiKBRjlAhjlAhjqAhi0AhiKAxi3AxjUA9gBAcICFhAAGAMYjwEY5QIY6gIYtAIYjAPYAQLCAhYQLhgDGI8BGOUCGOoCGLQCGIwD2AECwgIHEAAYigUYQ8ICCxAAGIAEGLEDGIMBwgIREC4YgAQYsQMYgwEYxwEY0QPCAgsQABiKBRixAxiDAcICCBAAGIAEGLEDwgINEAAYgAQYsQMYRhiAAsICBxAAGIAEGArCAgoQABiABBixAxgKwgIPEAAYgAQYsQMYChhGGIACwgIPEAAYDRiABBixAxhGGIACwgINEAAYigUYDRixAxiDAcICBxAAGA0YgATCAgoQABgNGIAEGLEDwgIKEAAYgAQYRhj7AcICCBAAGIoFGLEDwgIFEAAYogTCAggQIRgWGB4YHcICCBAAGIkFGKIE4gMEGAAgQYgGAboGBAgBGAe6BgYIAhABGAo&sclient=gws-wiz-serp#ip=1

 

Pensamento: A ambição é o último recurso do fracassado.

 

Oscar Wilde