contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

terça-feira, 13 de junho de 2023

 


LULA RECEBEU URSULA NO PALÁCIO DO PLANALTO

    

     Ao lado da presidente da Comissão Europeia, Lula critica dispositivo que prevê sanções no acordo Mercosul-EU.

    

     Lula alegou que dispositivo foi incluído pela União Europeia e disse que o acordo tem que ser de 'confiança mútua', e não de 'desconfiança e sanções'.

     Por Guilherme Mazui e Paloma Rodrigues, g1 — Brasília.

 

     12/06/2023 14h25.

 

     O presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em encontro no Palácio do Planalto.

    

     O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou nesta segunda-feira (12/06/2023) o dispositivo acrescentado ao acordo Mercosul-União Europeia que prevê a aplicação de sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários.

    

     "Expus à presidente von der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo, apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções", afirmou Lula.

 

     O presidente ainda afirmou que o bloco europeu aprovou legislações que afetam o equilíbrio do acordo e podem prejudicar o Brasil.

 

     "A União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil", disse Lula.

 

     O governo brasileiro tem reclamado deste documento adicional, classificado pelo chanceler Mauro Vieira como "extremamente duro e difícil".

 

     O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão, para ser feita a assinatura.

 

     A política ambiental da gestão Jair Bolsonaro (PL), que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.

 

     A presidente da comissão europeia disse, na sequência do discurso de Lula, que espera que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja concluído até o final do ano. "Temos a ambição de terminar o acordo o quanto antes, o mais tardar até o final do ano. Acredito que há grandes vantagens para ambos os lados", disse.

 

     Sobre as críticas de Lula ao pedido de revisão realizado pela UE do acordo em tramitação, Von der Leyen afirmou que aguardam o retorno oficial do Brasil. "Nós enviamos uma carta com instrumentos adicionais, e estamos muito ansiosos para sua resposta, porque queremos ouvi-lo, para saber onde temos que dar um passo em direção um ao outro."

 

     Fundo Amazônia

     Von der Leyen também afirmou ao lado de Lula que a União Europeia pretende contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia, mecanismo que o Brasil usa para financiar ações de combate ao desmatamento com dinheiro de governos estrangeiros.

 

     Criado há 15 anos, o Fundo Amazônia tem Noruega e Alemanha entre os principais doadores. O fundo foi paralisado em 2019 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Em novembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reativação do fundo em um prazo de 60 dias.

 

     Após a eleição de Lula, a Noruega e a Alemanha anunciaram a retomada do financiamento. Estados Unidos e Reino Unido também anunciaram o desejo de destinar dinheiro para o mundo, movimento feito nesta segunda por Von der Leyen.

 

     "Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia", disse a chefe da comissão, que lembrou o compromisso feito por Lula de zerar o desmatamento ilegal até 2030, uma meta bem-vista pela Europa.

 

     Segundo Von der Leyen, a União Europeia também pode investir 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil.

 

     "Estamos unindo forças contra a mudança climática", disse Von der Leyen.

 

     Comentário:

     Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem intencionado quanto aos acordos com a União Europeia não deve temer as sanções (quando não cumpridas) impostas pelo instrumento adicional do novo acordo protocolado e assinado por ambas as partes para não haver enganos. Lula quer um acordo verbal que é impossível pois não se trata de amigos é um negócio de lucros e muito dinheiro em jogo e não pode ser realizado só por conversa em telefone. Tem que ser um acordo oficial internacional com promessas de intercâmbios, tudo no preto e no branco, documentados.

    

     "Expus à presidente von der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo, apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções", afirmou Lula.

Não existe amizade em negócios internacionais o que a ministra da Alemanha está propondo é muito justo e coerente não está havendo nenhuma desconfiança, ela está fazendo o seu trabalho, onde está em jogo muita gente importante e dinheiro do governo e do povo alemão.

 

 

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou nesta segunda-feira (12/06/2023) o dispositivo acrescentado ao acordo Mercosul-União Europeia que prevê a aplicação de sanções em caso de descumprimentos de obrigações dos países signatários.

 

     Se Lula quisesse poderia impedir o desmatamento imediatamente sem a promessa de desmatamento zero em 2030, em 2030 não haverá uma só árvore em pé em nenhuma floresta do Brasil, o desmatamento mensal equivale a duas ou mais Alemanha e isso já vem a dezenas de anos essa devastação criminosa e ilegal. O desmatamento zero deve ser agora e já. Esse negócio de estar empurrando com a barriga não chega a lugar nenhum, cheira a corrupção. Se for tudo documentado como se deve, obrigará ao próximo presidente a cumprir o que está determinado no contrato e caso não cumpra o outro governo, lá está escrito as sanções que o Brasil vai arcar. Tudo muito justo, dá a Czar o que é de Czar.

 

Ernani Serra

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/06/04/esquema-criminoso-esquenta-madeira-nobre-retirada-ilegalmente-de-terras-indigenas.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=PWrk4Cheoa4&t=2s

 

https://www.google.com.br/search?q=Desmatamento+no+Amazonas+e+no+Cerrado+na+gest%C3%A3o+de+LULA&source=hp&ei=hXyIZO6EMsiK5OUP1OiLyAg&iflsig=AOEireoAAAAAZIiKlchvbz9BCJfyKJzLuGPNUOOYjq_Z&ved=0ahUKEwiu28PwucD_AhVIBbkGHVT0AokQ4dUDCAk&uact=5&oq=Desmatamento+no+Amazonas+e+no+Cerrado+na+gest%C3%A3o+de+LULA&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABMgUIIRCgATIFCCEQoAE6BwgAEIoFEEM6CwgAEIAEELEDEIMBOgsIABCKBRCxAxCDAToLCC4QigUQsQMQgwE6BQgAEIAEOgsILhCDARCxAxCABDoRCC4QgAQQsQMQgwEQxwEQ0QM6CAgAEIAEELEDOg4ILhCABBCxAxCDARDUAjoNCAAQigUQsQMQgwEQQzoLCC4QgAQQsQMQ1AI6DQgAEIAEELEDEIMBEAo6CggAEIAEELEDEAo6BwgAEIAEEAo6EwgAEA0QgAQQsQMQgwEQsQMQgwE6DQgAEA0QgAQQsQMQgwE6BwgAEA0QgAQ6BAgAEAM6BggAEBYQHjoICAAQFhAeEAo6CAghEBYQHhAdOgQIIRAVOgoIIRAWEB4QDxAdUABY6OQBYOD0AWgCcAB4AIAB9wGIAcEzkgEGMC40My4xmAEAoAEB&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: O homem de caráter é aquele que faz de suas palavras o cumprimento de seu dever.

 

Helgir Girodo