contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 

https://www.facebook.com/InformacaoNacional/videos/1632879853478099

 


O BRASIL ESTÁ PEGANDO FOGO

 

     Focos de incêndio em setembro já superam em 52% o mesmo período do ano passado. Clima mais seco não pode ser apontado como causa deste aumento, diz especialista:

 

     OBSERVATÓRIO DO CLIMA

     O Brasil está queimando, literalmente. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espa1ciais, o INPE, o país registrou, nesta sexta-feira (22/12/2023), 185.002 focos de incêndio, 52% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, e 2.979 focos a mais do que dois meses atrás.

 

     O fogo atinge todos os biomas brasileiros, de acordo com os dez satélites que monitoram as queimadas no país, mas se concentram na Amazônia, com 43,4% dos focos de incêndio, seguida pelo Cerrado, com 39,6%; e pela Mata Atlântica, com 10,6%.

 

 

     As queimadas também não poupam as Unidades de Conservação (UC). A Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, é a UC com mais focos de incêndios do país. O mesmo acontece com Bacurizinho, no Maranhão, a Terra Indígena brasileira com mais queimadas do Brasil.

 

     Não por coincidência, os municípios que mais pegam fogo atualmente são do Maranhão: Grajaú e do Acre: Brasileia. Em números absolutos, no entanto, o ranking do fogo nacional é liderado pelo Pará, com 40.228 focos de incêndio; seguido pelo Mato Grosso, com 34.705; e pelo Maranhão, com 20.348. O Pará é também o estado que mais aumentou o foco de incêndios em relação a si mesmo: 233% em relação ao mesmo período do ano passado; seguido por Maranhão (93%); e São Paulo (76%).

 

     Focos de queimada na Flona do Jamanxim

     Mas qual é a causa real destes incêndios, que destroem a biodiversidade, causam inúmeras doenças respiratórias e liberam para a atmosfera uma grande quantidade de gases de efeito estufa? De acordo com o coordenador do Programa de Queimadas e Incêndios do Inpe, Alberto Setzer, é totalmente errado atribuir a causa do fogo ao clima seco ou as causas naturais. “Raios e fenômenos espontâneos são responsáveis por, no máximo, 1% dos focos de incêndio registrados”, disse. “A baixa umidade do ar apenas cria condições favoráveis aos incêndios, mas é a ação humana que causa a queimada”, afirmou Setzer.

 

     Segundo o pesquisador, até aquele descuido “acidental” não pode ser considerado uma causa comum das queimadas.  Não é a bituca de cigarro que bota fogo na floresta, o caco de vidro ou a latinha de alumínio expostos ao sol; em geral é alguém botando fogo mesmo”, disse.

 

     Setzer - lembra que as queimadas são precursoras do plantio de grãos e fazem parte do ciclo de expansão da fronteira agrícola. Elas normalmente sucedem o corte raso da floresta e fazem parte do processo de posse ilegal de terras públicas. “Limpar” a terra, como se sabe, é o primeiro passo para forjar algum vínculo com o espaço que se deseja ocupar.

 

     Especialistas dizem que 2024 tem grandes chances de se tornar o ano com mais queimadas das últimas duas décadas. Os focos de incêndio são, também, o prenúncio de uma taxa de desmatamento que deve se mostrar tão elevada quanto em 2016/2017, e de uma taxa de emissão de gases bem acima do nosso compromisso com o planeta.

 

     Comentário:

     O Brasil do faz de conta está deixando correr frouxo a criminalidade dos ruralistas. As autoridades dizem uma coisa e fazem outras. Dizem que vão combater os desmatamentos e colocam a culpa dos incêndios criminosos no El Niño e na La Niña, saindo sempre pela tangente, fugindo de suas responsabilidades e se tornando coniventes com as ações dos ruralistas, posseiros etc. Do jeito que vai o Brasil no seu ritmo de incêndios e de desmatamentos em 2030 só vai haver savanas e áreas desérticas. Não se pode mais confiar em promessas de políticos.

     Se Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República Federativa do Brasil tivesse a boa intenção de zerar o desmatamento como vem alardeando, agora era a hora de zerar o desmatamento e punir os criminosos incendiários e não prometer para 2030 quando ele já não é mais presidente do Brasil. Está prometendo instalar a FUNAI e outros órgãos estatais em defesa dos índios de maneira permanente, só que, esses órgãos vão ficar nas capitais, quanto aos hospitais que prometeu instalar no território indígena também estou achando muito difícil essa promessa, se nas capitais os SUS e os hospitais públicos estão desabastecidos quanto mais dentro das florestas, enquanto isso, os médicos e enfermeiras não querem ir para lugares afastados quanto mais dentro da floresta Amazônica e onde iria alojar os médicos e enfermeiras para permanecerem no local, muito surreal. O tempo passa e cai tudo no dito pelo não dito e o povo se esquece das promessas dos políticos. Está emprenhando pelo ouvido os índios e o povo com palavras vãs.

     O homem está preparando o planeta Terra para os robôs.

 

Ernani Serra

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Desmatamentos

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=ruralistas

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=on%C3%A7a

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Fim

 

Pensamento: Palavras de políticos são como o éter dentro de uma garrafa, quando se destampa evapora.

 

Ernani Serra