contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 6 de agosto de 2017


O QUE É PROPINA?




     Significado de Propina. Substantivo feminino Suborno; valor em dinheiro oferecido ou pago a alguém para que esta pessoa pratique atos ilegais; quantia em dinheiro oferecida em troca de favores.
     Está tudo errado, no Brasil propinas é um ato legal para uns e justificável por lei jurídica para outros. Bandalheiras.
     A Justiça e a Polícia Federal prenderam empreiteiros por pagarem propinas com o dinheiro do povo à deputados, senadores e governadores como sendo um ato criminoso, ilegal, imoral etc., mas, os parlamentares envolvidos nos crimes ainda não foram presos estão legislando em causa própria.
     A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (02/08/2017) o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.
     A Câmara dos Deputados Federais rejeita a denúncia e livra Michel Temer de responder o processo no Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva da Procuradoria Geral da República contra o presidente da República; pelo quórum de 263 a 227, o réu se tornou inocente das acusações.
     No Brasil virou moda do réu se tornar inocente por Obra e Graça do Espírito Santo que se chama dinheiro público, jogado nos bolsos dos parlamentares (propinas) para compra de votos em favor do réu, que por sua vez, se torna uma pessoa ativa na interferência do processo ao ponto de transformar em um processo disforme através de manipulações de transferências de ministros para a Câmara dos Deputados para aumentar o quórum ao seu favor, de oferecimento de cargos e dinheiros públicos para os congressistas corruptos e venais, verdadeiro balcão de negociatas espúrias contra o povo e o Brasil. Só tem um jeito: Político bom é político morto.
     Essa barganha de toma lá, dá cá é imoral e inconstitucional como também a de oferecer propinas com o dinheiro público para se salvar das acusações e da justiça.  Propinas para uns, são propinas, mas, para outros, como o Presidente da República é justificável e constitucional; dois pesos e duas medidas. Todos são iguais perante a Lei, por acaso essa frase está escrita na Constituição do Japão ou no Brasil? A Constituição não vale mais nada e a interpretação só vale para as conveniências políticas.

Ernani Serra







Pensamento: Às vezes corruptos, por vezes cleptomaníacos, mas sempre políticos. Dizem o povo que: “bandido bom é bandido morto” o mesmo deve-se aplicar aos políticos.

Ernani Serra