contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 16 de outubro de 2022


FRAUDES NAS INDÚSTRIAS E COMERCIOS


     As empresas que fornecem e abastecem a população estão enganando o povo com propaganda enganosa, ou seja, estão diminuindo os pesos das mercadorias. Mercadorias que pesavam 1kg passaram a vender com o mesmo preço mais com apenas 800 gramas, é o caso do leite em pacote, os chocolates, os biscoitos, bolachas, o queijo ralado, ração animal, e muitos outros produtos estão com menos pesos. Esse procedimento irregular está se estendendo por outros produtos.

     É uma maneira de enganar a população e ganhar dinheiro nessa pesagem fraudulenta, colocando a mão no bolso do consumidor e diminuindo o poder de compra do trabalhador.

 

"Em meio à alta da inflação, um artifício para camuflar a elevação dos preços se tornou frequente: a redução das embalagens, com diminuição do volume e da quantidade de produtos, sem a proporcional redução do preço. Se a quantidade do produto diminui mas o preço é o mesmo, isso é publicidade enganosa, pois induz o consumidor ao erro. Trata-se da velha tática da indústria de reduzir a embalagem ou o peso dos pacotes, enquanto os preços dos produtos continuam iguais ou até aumentam. O consumidor tem a ilusão de continuar a pagar o mesmo valor, mas leva uma quantidade menor do produto pra casa — a inflação é, assim, camuflada". Fonte: Agência Senado.

 

     O Brasil em plena inflação com redução salarial deixa o povo ainda mais miserável, doente, faminto, e sem poder aquisitivo para manter sua família como manda a Constituição Federal do Brasil. Ainda vem esses fornecedores explorando o poder de compra do consumidor com publicidades enganosas nos seus produtos diminuindo os pesos para roubarem a boa fé e o dinheiro dos consumidores e ficando mais ricos através desses artifícios fraudulentos, onde o consumidor é o prejudicado e o fornecedor ganhando dinheiro fácil de suas armadilhas econômicas.

     Onde está o PROCON e o Código de Defesa do Consumidor que não vê essas manobras fraudulentas e criminosas contra os consumidores.

 

Ernani Serra

 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/10/10/embalagens-menores-devem-ser-avisadas-ao-consumidor-propoe-projeto

 

https://procon.rs.gov.br/upload/arquivos/201712/20172559-cartilha-do-consumidor-mj.pdf

 

https://andreaaraujoadvocacia.jusbrasil.com.br/artigos/656151808/propaganda-enganosa-x-propaganda-abusiva

 

Pensamento: Comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar. 

 

Cód. Penal