contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023





QUE MUNDO É ESSE?

Morre mulher Yanomami fotografada em estado grave de desnutrição.

Vítima era da comunidade



Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais.     Imagem mostrava ela em pé, em cima de uma balança, sendo sustentada por uma agente de saúde.

Por g1 RR — Roraima

 

22/01/2023 17h52 Atualizado em 7 horas

 

     Morreu a mulher Yanomami fotografada em estado grave de desnutrição, com costelas aparentes e corpo debilitado, em cima de uma balança. A morte dela foi divulgada neste domingo pela associação Urihi. Ela tinha 65 anos e era da comunidade Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais e casos de dezenas de crianças doentes.

 

     A Terra Indígena Yanomami registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária, em meio ao avanço do garimpo ilegal.

 

     O cenário de crise sanitária fez com que o Ministério da Saúde decretasse emergência na saúde. Em visita a Boa Vista para acampar de perto a situação, o presidente Lula (PT) classificou a situação dos Yanomami como "desumana".

 

     Ao informar o óbito, a associação pediu que a imagem dela não seja mais compartilhada nas redes sociais. A Urihi, no entanto, autorizou que a foto fosse publicada no g1 neste domingo para noticiar a morte da mulher.

 

     Mulher havia sido fotografada em dezembro do ano passado, mas morreu esta semana. Urihi autorizou g1 republicar imagem dela neste domingo (22/01/2023)

 

Urihi Associação Yanomami/Divulgação

 

     Comentário:

     Em que mundo estamos vivendo! As pessoas perderam a dignidade de amar e ter empatia pelos seus semelhantes, o ser humano está se tornando um androide ambulante, só pensa em si mesmo, são verdadeiras conchas que não guardam mais pérolas só tem rancor, ódio, egoísmo, egocentrismo...

     Essa imagem deve ser mostrada ao mundo para que a humanidade veja o quanto deixou de ser humana.  Não é só entre os índios que está acontecendo isso, nos grandes centros urbanos já vem acontecendo há muito tempo, só que, a sociedade não quer saber dos problemas alheios só se interessam pelos próprios problemas quando há. É assim que o mundo e a humanidade vai se desintegrando como criaturas insensíveis aos problemas dos outros.

     A África está repleta desses exemplos de fome e morte e têm órgãos que se dizem humanitários pedindo ajuda para salvar as crianças e adultos do país africano como se aqui no Brasil não existissem tais problemas semelhantes.

     O governo de Bolsonaro foi uma gestão genocida, foi pior do que Nero, a ambição de Bolsonaro não tem limites, é inconsequente, passou por cima de tudo e de todos.

     Essas imagens dessa índia e dos outros índios doentes é o resultado da má gestão e da ganância do ex-presidente Bolsonaro e merece das autoridades uma punição severa pelos atos de genocídio, incêndios florestais, desmatamentos...

     O povo espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possa atender as necessidades dessas pessoas indígenas e urbanas que passam fome e estão abandonadas sem tetos. O Brasil é muito rico para deixar os brasileiros passarem fome é preciso que apareça um presidente que possa confiscar todas as riquezas doadas pelos leilões e privatizações dos bens ativos do Brasil. Espero que Lula não seja como os outros presidentes que nada fizeram pelo povo e nem pelos índios e só se beneficiaram com a miséria deles.

     Na Zona Urbana é preciso controlar a natalidade dessas pessoas miseráveis que quanto mais passam fome mais filhos botam no mundo. Os governantes parecem que gostam dessa miserabilidade que garante votos e dá status aos políticos com a fome. Espero que Lula não entre para a estatística dos presidentes que entraram no país do faz de conta...

 

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/01/22/morre-mulher-yanomami-fotografada-em-estado-grave-de-desnutricao.ghtml

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=%C3%ADndios

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/22/reportagem-especial-mostra-o-sofrimento-de-quem-passa-fome-no-brasil-nos-ultimos-20-anos.ghtml

 

https://www.google.com.br/search?q=Uma+mulher+morre+de+fome+na+periferia+ap%C3%B3s+ter+sido+entrevistada+anteriormente&sxsrf=AJOqlzXAXgSBRox8o0DY6mRVVhTkqo4wnQ%3A1674491855531&source=hp&ei=z7fOY-SDHtrW5OUP_-ObuA8&iflsig=AK50M_UAAAAAY87F32WVH57--BAoXfwohzBV31uZKd0p&ved=0ahUKEwikp-ehkN78AhVaK7kGHf_xBvcQ4dUDCAg&uact=5&oq=Uma+mulher+morre+de+fome+na+periferia+ap%C3%B3s+ter+sido+entrevistada+anteriormente&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6EQguEIAEELEDEIMBEMcBENEDOgsILhCABBDHARCvAToFCC4QgAQ6CwguEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAToFCAAQgAQ6BAgAEEM6DgguEIMBENQCELEDEIAEOg4ILhCABBCxAxDHARDRAzoOCC4QgAQQsQMQgwEQ1AI6CAgAEIAEELEDOgUIABCxAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAguEIAEELEDOggILhDUAhCABDoICC4QgAQQywE6CAgAEIAEEMsBOg4ILhCABBDHARCvARDLAVAAWI7DAmD5zQJoCXAAeAGAAd4GiAHglQGSAQ8wLjYyLjE5LjIuMC4xLjOYAQCgAQE&sclient=gws-wiz

 

 

Pensamento: O homem é um monstro que destrói a si e a natureza. O maior inimigo do homem é o próprio homem demoníaco.

 

Ernani Serra