contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020




A abelha é o ser vivo mais importante da Terra (mas talvez não tenhamos percebido)


     As abelhas são os seres vivos mais importantes do planeta, e desta vez há uma declaração oficial do Earthwatch Institute, que, na última reunião da Royal Geographical Society de Londres, trovejou essa realidade que talvez tenhamos esquecido, talvez seja conveniente esquecer. De fato, as abelhas são uma espécie em extinção e o homem é co-responsável por isso.
     Estudos recentes mostram um declínio dramático no número de abelhas: quase 90% da população desapareceu nos últimos anos. Certamente também existem causas naturais, como predadores e vírus cíclicos que infelizmente (ou felizmente) fazem parte do grande “jogo da natureza”.
     Mas há também outros fatores pesados, como o uso descontrolado de pesticidaso desmatamento e a falta de flores, todas as causas humanas. Portanto, estamos nos autodestruindo e não parece haver uma inversão de direção (nos Estados Unidos, o uso do sulfoxaflor, um poderoso inseticida tóxico para esses maravilhosos insetos, foi recentemente aprovado).
     Somos pouco inteligentes, míopes, mal atentos ao futuro? Os dados falam por si: 70% da agricultura mundial depende exclusivamente das abelhas. As plantas não podem se reproduzir sozinhas: elas precisam de um “sistema de transporte”, que a natureza delegou às abelhas (junto com os zangões e com a contribuição, embora menos importante, de outros insetos como as vespas). E sem a reprodução das plantas, a fauna logo morrerá e, portanto, nós também. Não é uma sentença apocalíptica: é a realidade.
     Além disso, um estudo realizado pelo Centro de Apicultura Empresarial da Universidade Mayor (CeapiMayor) e pela Corporação Apícola do Chile (Cach), com o apoio da Fundação para a Inovação Agrária (FIA), concluiu que as abelhas são os únicos seres vivos que não carregam nenhum tipo de agente patógeno.
     Precisamos agir rapidamente e, para isso, ainda temos algumas soluções. Em primeiro lugar, a interrupção imediata do uso de substâncias nocivas para elas, promovendo soluções agrícolas mais sustentáveis ​​e monitorando cuidadosamente sua saúde e bem-estar.
     Há ventos soprando nessa direção: a França, por exemplo, baniu todos os 5 pesticidas responsáveis ​​pela morte das abelhas. Pouco antes, União Europeia havia proibido algumas dessas substâncias, mesmo que apenas três e somente em campo aberto.
     “Se as abelhas desaparecessem, os humanos teriam quatro anos de vida”, teria dito Einstein.
Muitos aforismos famosos são atribuídos ao famoso físico e não há certeza em relação à autoria de muitos deles.  Mas isso, quer Einstein tenha dito ou não, é um aviso que não devemos esquecer, mesmo que tenhamos sido terrivelmente egoístas.
     Talvez te interesse ler também:

Pensando nas abelhas, Holanda cobre centenas de paradas de ônibus com plantas

     Na cidade holandesa de Utrecht, os pontos de ônibus foram cobertos com plantas para atrair abelhas, limpar o ar de poeira fina e refrescar a cidade nos meses de verão. O Município também oferece incentivos para quem quiser plantar no telhado da própria casa.
Pontos cobertos com plantas para ajudar as abelhas.
     Em Utrecht, na Holanda, os tetos das paradas de ônibus foram cobertos com plantas e flores.
     O projeto envolveu 316 pontos de ônibus e visa atrair vários tipos de abelhas, bem como melhorar a qualidade do ar e diminuir a temperatura.
     Os tetos verdes oferecem precioso néctar para abelhas, vespas e outros polinizadores e ajudam a aumentar a presença desses insetos úteis e preciosos, favorecendo a biodiversidade.
     Além disso, as plantas colocadas nos pontos de ônibus capturam a poeira fina emitida pelos veículos e armazenam eficientemente a água da chuva, limpando e refrescando o ar.
     Os tetos são cobertos, sobretudo por plantas suculentas do gênero Sedum, que requerem pouca manutenção, confiadas aos motoristas de ônibus.
     Ônibus elétricos para melhorar a qualidade do ar.
     Além da iniciativa de colocar plantas nos tetos dos pontos, para melhorar a qualidade do ar, a cidade de Utrecht decidiu substituir gradualmente os ônibus a diesel por veículos elétricos, alimentados pela energia produzida nos moinhos de vento holandeses.
     Até o momento, dez ônibus elétricos já foram introduzidos na rede de transporte. A meta é que, até 2028, todo o transporte público seja totalmente livre de emissões de gases poluentes.
     Para reduzir a poluição, também são oferecidos prêmios aos motoristas que dirigem de forma respeitosa com o meio ambiente.
     Incentivos para quem faz o telhado verde:
     A administração de Utrecht oferece incentivos para os cidadãos que pretendem plantar ou que desejam instalar painéis solares nos telhados de suas casas.
     Como se lê no site da Prefeitura:
     Um telhado verde faz bem para uma cidade saudável e habitável, que assim pode lidar melhor com os problemas climáticos.
     Os telhados verdes ajudam a evitar inundações e permitem que você sofra menos com o calor.
     Um bom momento para instalar um é quando o telhado antigo está gasto ou quando há necessidade de limpar os telhados de amianto.
     É possível combinar as plantas com os painéis solares, que aparentemente funcionam melhor e podem durar muito tempo se instalados em telhados onde a vegetação está presente.

Corredor para abelhas: Londres planta uma verdadeira estrada de 11 km de flores.

     Na Inglaterra surge a ideia de cultivar milhões de flores silvestres, que serão plantadas em 22 parques ao norte de Londres, para criar um caminho que servirá de área de alimentação para abelhas e outros insetos polinizadores.
     Um autêntico “corredor de abelhas” com um pouco mais de 11 km, que será constituído por plantas floridas espalhadas em espaços verdes para aumentar o número de insetos polinizadores até o verão.
     Este plano foi anunciado pelo conselho da cidade de Brent, com a esperança de que o “corredor” atraia não apenas abelhas, mas também outros polinizadores que se encontram em declínio, uma ideia pioneira, assim como aquela de Oslo, à qual falamos aqui:

     Um estudo recente mostrou, que de fato, há uma enorme queda no número de insetos polinizadores em todo o Reino Unido, desde a década de 1980, até o presente. Segundo os pesquisadores, foi, sobretudo a perda dos habitats selvagens que tiveram um papel decisivo nessa queda, com mais de 97% dos prados de flores silvestres em todo o Reino Unido que desapareceram, desde a Segunda Guerra Mundial.
     Não só isso, de acordo com a Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, IPBES, os mamíferos selvagens foram reduzidos em 82% desde 1980, o espaço para ecossistemas naturais caiu pela metade e um milhão de espécies estão atualmente em risco de extinção, devido às ações humanas.
“As abelhas e outros insetos são tão importantes para a polinização das plantações que fornecem os alimentos que comemos. Precisamos fazer tudo o que pudermos para ajudá-los a prosperar. Tenho orgulho do compromisso da Brent em estimular a biodiversidade no distrito e estou ansiosa para ver os prados em plena floração dentro de alguns meses “, disse Krupa Sheth, gerente ambiental.
     As sementes serão plantadas nos parques da região de Brent entre Barham Park, Gladstone Park e Tiverton. Uma ação devida e necessária que também irá contribuir para a qualidade das plantas do entorno com menos insetos nocivos e fungos danosos.
     A Inglaterra está tentando resolver um grave problema de nível local, mas sem dúvida esse sistema pode e deve ser adotado em qualquer lugar do mundo. Copiado:  GreenMe.com.br

Ernani Serra

Pensamento: Destruir as abelhas é destruir a humanidade.

Ernani Serra