contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 1 de julho de 2021

 

                                         



TEMPERATURA MÁXIMA DE FRIO


     Neve, geada e queda na temperatura: o que esperar da onda de frio no Brasil.

Próximos dias devem continuar frios e secos, com possível recorde de temperatura mais baixa do ano em SP.

     Postado em 30/06/2021 12:56

     As temperaturas despencaram nos últimos dias, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com registro de geada e até neve em algumas cidades. Nas redes sociais, moradores dos três Estados da região Sul aproveitaram para publicar fotos da neve.

     E a previsão é que o frio severo continue nos próximos dias.

     Sete pessoas morreram por conta do frio nas ruas da cidade de São Paulo entre terça e quarta-feira (30/6), de acordo com o Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua. Entre as mortes, quatro foram registradas na última madrugada, considerada a mais fria dos últimos cinco ano,  com temperatura mínima de 6º C.

     Segundo Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse em entrevista à BBC News Brasil que o frio rigoroso vai se manter ao longo desta semana e início da próxima, na maior parte do país.

     A previsão é que a capital paulista registre uma temperatura mínima de 4ºC na quinta-feira (1º/07), prevista para ser a madrugada mais fria do ano.

     "O frio e o tempo seco vão se manter no decorrer desta semana e na próxima, inclusive no Mato Grosso do Sul e Sul de Minas Gerais. Na quinta, teremos geadas em alguns pontos de São Paulo e até em Manaus a temperatura deve cair uns 3 graus. Em Porto Velho, devemos registrar 12ºC amanhã", disse o meteorologista.

     Assis explica que isso ocorre por conta de uma massa de ar frio que está passando pelo país e deve se manter forte nos próximos dias.

     "É uma massa de ar polar muito forte e bem continental, bem seca. Ela passou pela Argentina, Paraguai e está passando pelo nosso país. Ela causou fortes tempestades no início da semana passada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Agora, ela foi para o oceano e está próxima do sul do Paraná", afirmou.

     A meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim afirmou à reportagem que quedas bruscas na temperatura causadas pela passagem de massas de ar são comuns e acontecem todos os anos.

     "Ao longo do outono e do inverno, registramos várias ondas. A diferença é que algumas atingem pequenas áreas e outras têm maior abrangência. Mas pelo menos uma onda de frio forte e grande como essa passa pela América do Sul todos os anos", afirmou.

     Frio, mas sem chuva.

     Apesar das baixas temperaturas, o Sudeste não deve registrar chuvas, segundo o meteorologista do Inmet Francisco de Assis. Ele afirmou que julho foi um período com muita chuva no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

     "O ciclone subtropical que entrou no país, agora se transformou numa tempestade subtropical batizada de Raoni pela Marinha. Ela vai causar ventos fortes com geada no Sudeste, como em São Paulo. Já no Sul, haverá registro de neve em Urupema e São Joaquim nos próximos dias, com temperaturas negativas", afirmou.

     A meteorologista Josélia Pegorim explica que a geada é formada a partir do congelamento do orvalho sobre as superfícies. Esse fenômeno pode ocorrer mesmo em um dia sem nuvens e com sol.

     Já a neve cai das nuvens, como a chuva, e precisa de um céu nublado e condições de chuva, além de temperaturas negativas, para que ela ocorra. Pegorim afirma que o deslocamento dessa grande massa de ar deve fazer o frio diminuir no país a partir do fim da semana.

     "O centro dessa massa deve se deslocar para o oceano, saindo do Brasil. Ainda assim a madrugada de quinta deve ser congelante, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também esfria no sul do Amazonas, do Acre e Rondônia, onde esse fenômeno é chamado de friagem", disse.

     Estado de alerta

     A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez um alerta para a queda nas temperaturas em cidades do interior paulista nos próximos dias.

     "Entre terça-feira (29/6) e quinta-feira (1º/7), nova massa de ar polar irá avançar no território paulista, provocando queda acentuada da temperatura, com momentos de frio intenso", informou em nota.

     O órgão alertou para algumas regiões em especial, como a Serra da Mantiqueira, onde devem ser registradas geadas e temperatura mínima de 3ºC.

     "Ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante", informou por meio de nota.

     A meteorologista Josélia Pegorim afirma que o ar permanecerá extremamente seco nos próximos dias. Ela alerta para o agravamento de problemas respiratórios, como rinite.

     "É importante lembrar de umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou umidificadores , principalmente em casas onde vivem pessoas com doenças respiratórias. A partir de sexta, as temperaturas devem se elevar, mas o tempo seco continua.

     Comentário:

     As pessoas sem tetos estão morrendo nas ruas a míngua sem nenhuma assistência governamental; se não fossem as pessoas de bom coração que fornecem alimentos e cobertores a situação estava muito pior. É triste saber que pessoas estão abandonadas e sujeitas a morrerem de frio e fome. Os políticos nada fazem para amenizar o sofrimento dessas pessoas sem eira nem beira. A temperatura mundial está a cada dia mais irregular. A natureza está devolvendo ao homem o que o homem está lhe dando.

 

Ernani Serra

 

https://www.youtube.com/watch?v=7fsJ36oWeR4

 

Pensamento: A natureza está violenta igual ao comportamento do homem.

 

Ernani Serra