contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

 

                                                   


SUBSIDÊNCIA

 

     Estudo indica que 8% da superfície terrestre  pode afundar em menos de 20 anos.

     Segundo os pesquisadores, o problema será causado por um fenômeno geográfico conhecido subsidência.

     Água: Cidades do mundo poderão afundar até 2040.

     Até 2040, pelo menos 8% da superfície terrestre deve afundar segundo um estudo publicado na revista científica Science. A pesquisa sugere que cerca de 12 milhões de quilômetros quadrados de terra estão ameaçados, com uma probabilidade de isso acontecer que passa dos 50% – e que afetaria mais de 635 milhões de habitantes.

     PUBLICIDADE

     Segundo os pesquisadores, o problema será causado por um fenômeno geográfico conhecido subsidência, causada pelo rebaixamento da superfície de um terreno por conta da extração de água, petróleo e gás do subsolo subterrâneo. As áreas mais afetadas, de acordo com os estudos, serão as próximas a locais urbanos e irrigados, com alto nível de estresse de água e grande demanda em relação à água encontrada no subsolo, como, por exemplo, locais na Ásia e na América do Norte.

     “A subsidência reduz permanentemente a capacidade de estoque do sistema aquífero, causando fissuras na terra, prejudicando prédios e infraestruturas civis, além de aumentar a suscetibilidade e o risco de inundações”, explicam os pesquisadores.

     Água da Terra pode ter sido trazida recentemente por meteoritos

     A demanda por água subterrânea já tem causado implicações sérias para a humanidade – e deve aumentar nas próximas décadas. A cidade que afunda mais rápido no mundo inteiro está localizada no Irã e, a cada ano, fica 25 centímetros mais funda por conta de um bombeamento irregular. Na Europa, o local mais impactado são os Países Baixos, onde a subsidência é responsável por colocar 25% do país abaixo do nível do mar, o que aumenta o risco de inundações. Sem falar também em Veneza que está afundando.

     Em outros continentes, como é o caso da África, da Austrália e da América do Sul com o aquífero Guarani os riscos da subsidência são menores devido ao esgotamento das águas subterrâneas, menos para o Aquífero Guarani: Ele é um dos maiores do mundo e o principal aquífero com área distribuída em diversos países. Trata-se de uma reserva de um milhão de quilômetros quadrados e um volume superior a 37 mil quilômetros cúbicos ao longo de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

     Os maiores riscos para a população estão na Ásia (com 86% da população provavelmente exposta à subsidência) e na América do Norte e na Europa (ambos continentes com 9%). Os resultados, de acordo com os pesquisadores, mostra que 97% da população exposta globalmente estão concentradas em 30 países – sendo que a Índia e a China são as líderes em termos de extensão e população exposta.

Veja também

 

     CIÊNCIA: A Terra girou mais rápido em 2020 do que em qualquer outro ano desde 1960

     Isso tudo acontecerá por causa das mudanças climáticas, segundo os pesquisadores. “Durante esse século, o aquecimento global causará um impacto sério no recurso da água no mundo todo, por conta do aumento do nível dos mares, inundações cada vez mais frequentes e severas, bem como secas e mudanças no valor de precipitação (chuva versus neve), e um aumento na evapotranspiração. As secas prolongadas irão diminuir o carregamento de água subterrânea e aumentar o seu esgotamento, intensificando a subsidência”, explicam os cientistas.

     Essa não é a primeira (e nem a última) vez que a ciência alerta para os efeitos da subsidência. Em 2018, por exemplo, foi apontado que Jacarta, capital da Indonésia, havia afundado 2,5 metros em 10 anos, com uma expectativa de continuar descendo 25 centímetros por ano.

Um problema sério e que pode atingir o resto do mundo mais cedo do que o imaginado.

     Comentário:

     O mundo está em perigo final, ou seja, com a superpopulação mundial, a humanidade está cada dia mais sem higiene, estamos vivendo num mundo de excrementos sórdidos como se fossemos porcos em pocilgas. Os políticos não estão nem aí para o mundo que está se suicidando a cada dia e o ser humano está se autodestruindo. Verdadeiro apocalipse. Estão sujando os rios, os mares e os oceanos; e para compensar estão extraindo as águas dos aquíferos para sua sobrevivência, Os aquíferos é que estão sustentando essa superfície sólida e com o rebaixamento da superfície líquida vai ficar um vazio que vai desabar nas faixas mais estreitas da crosta terrestre com o peso das construções e habitações sobre o solo. O homem poluiu os rios que sujam os mares e estão usando e abusando das águas subterrâneas (aquíferos) por ser uma água pura e límpida, mas não sabem eles que, ao passar do tempo às águas sujas da crosta terrestre vão sujar os aquíferos com a poluição e envenenamento da superfície que vai se infiltrar pela terra e cair nas águas límpidas dos subterrâneos.

     Poderá acontecer também com o passar dos séculos a separação dos Continentes através das falhas tectônicas que poderão separar as placas tectônicas dos Continentes através de terremotos, maremotos, explosões nucleares, vulcões ativos, etc. As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.

     A humanidade e todos os seres vivos estão em perigo de extinção e comprometendo o planeta Terra a se tornar um planeta estéril por causa de sua explosão demográfica e suas más ações contra o meio ambiente e a natureza.

     O homem tem que tomar com urgência uma atitude para salvar e limpar o meio ambiente sejam eles: no ar, nas águas, na terra, e no encolhimento populacional, diminuindo o perigo do homem contra o próprio homem e contra o planeta. O planeta através da consciência Divina está sendo pródiga nesta Pandemia, querendo salvar a humanidade e o planeta, mas o homem só pensa em papel moeda que movimenta toda a economia mundial. Se a humanidade não abrir logo os olhos estará perdida para sempre e sem volta. O homem está impotente e sentindo o peso da família invisível do Coronavírus, ou vai ou racha. Não adianta vacinas incompletas elaboradas às carreiras, a maior vacina é a higiene de cada um com uma boa alimentação e de todo o planeta.

     O que está acontecendo atualmente com o surto epidêmico que virou pandemia, a causa é o homem, a pandemia são os efeitos, não adianta botar a culpa em: macacos, cães, galinhas, ratos, etc., o homem tem que assumir a sua responsabilidade com todas essas doenças que estão afetando a saúde pública mundial ou regional.

     As principais causas de todas as doenças são: A Explosão Demográfica e a Poluição Geral do Planeta. Se a humanidade quer viver com saúde e longevidade tem que ter higiene em tudo e evitar proliferar a gestação humana (controle de natalidade).

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Higiene+mundial

 

https://outraspalavras.net/outrasmidias/sao-paulo-ja-contamina-o-aquifero-guarani/

 

https://gizmodo.uol.com.br/planeta-perdendo-agua-subterranea/

 

https://www.google.com/search?q=PLANETA+POLUIDO+YOUTUBE&rlz=1C1PRFC_enBR848BR848&oq=PLANETA+POLUIDO+YOUTUBE&aqs=chrome..69i57.13390j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Ernani Serra

 

Pensamento: Quem está destruindo o planeta é a má educação mundial e os desleixos dos políticos.

 

Ernani Serra

 

 

Uma Nova SUPERPOTÊNCIA Mundial Está se Formando: O CANZUK