contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 

           



O HOMEM É DEUS OU DEUS É O HOMEM?

 

     Desde os primórdios que o homem vem se intrigando com os fenômenos da natureza e dos mistérios de Deus, e para isso, foi obrigado a elaborar a epopeia da Bíblia para encaminhar as pessoas naquelas estórias e acontecimentos fabulosos.

     O homem está tentando ser o próprio Deus quando emite teorias sobre o princípio do mundo (Big Bang) como se o homem lá estivesse para ver esse fenômeno universal.

     O homem criou não só o universo como também criou o primeiro homem (Adão) e a primeira mulher (Eva), antes mesmo de ter nascido ou criado como ciborgue por Deus, o homem, já viu um Deus homem modelando um homem como se fosse um artesão e depois viu o Deus homem retirando uma costela de Adão para criar a Eva como se Deus fosse um cirurgião, é muita prepotência do homem querer ser mais do que Deus, e o pior, criou Deus como se fosse uma pessoa no Éden, como se lá já estivesse vendo Deus criando o homem. Adão e Eva nunca existiram, é uma fantasia alegórica para satisfazerem os fiéis religiosos de não pensarem sobre o princípio do homem na Terra. Para o homem não queimar os miolos sobre a sua existência terrestre, como veio e de onde veio. Tudo isso é porque a mente humana não consegue abranger o infinito das coisas, para a mente humana tudo tem que ter princípio e fim, mas, no Cósmico não existe o fim e isso não cabe na cabeça humana.

     A Bíblia foi criada por judeus para contar os seus feitos épicos, que não eram tão épicos assim, e para eternizar as histórias de suas famílias contadas com exageros como é o caso de Sansão que era simplesmente um homem alto e musculoso com bastante força, mas, não tanto para enfrentar um exército de mais de mil homens com uma queixada de burro que na primeira investida nos escudos dos soldados se espatifaria, mas na estória a queixada de burro continuou intacta, e Sansão conseguiu vencer esse exército. Esse fato de Sansão ter destruído o templo deslocando pilastras enormes deixa muito a desejar. Quem já viu ter força nos cabelos. Naquela época as cidades não passavam de povoados e os impérios não eram tão grandes e fabulosos como contam nas estórias bíblicas ou nos cinemas, naquele tempo tudo era muito pobre e a população pequena e na maioria faminta e explorada pelos impérios. Na estória de Sansão quiseram transformar Sansão num grande herói como existem hoje os super-heróis para dar ao seu povo mais confiança na luta contra os seus inimigos.

     Só naquele tempo, é que Deus olhou só para o povo judeu e fez milagres como a passagem pelo mar vermelho, não como conta os cinemas, os filmes exageraram na dose. Só o povo judeu que foi privilegiado por Deus? O império faraónico não era e nem tinha um exército tão grande assim, naquela época tudo era muito restrito.

     Vamos analisar o Dilúvio Universal. Se realmente houvesse acontecido de maneira total muitos animais e raças humanas teriam desaparecido do planeta, talvez tivesse acontecido uma grande enchente naquela região. Se só se salvaram a família de Noé então teríamos hoje uma só raça e também a humanidade não seria mais descendentes de Adão e Eva e sim da família de Noé que se tornou incesto. Para começar os maiores navios de hoje não conseguiam comportar todos os animais do mundo em pares e nem os animais saberiam entrar na barca de Noé de maneira espontânea. Existem no mundo vários animais que são típicos (únicos) de uma região, como esses animais poderiam atravessar os oceanos e as grandes distâncias para entrarem na barca de Noé, é o caso dos elefantes, girafas, rinocerontes, serpentes, etc. Portanto não houve um Dilúvio Universal.

     Porque só naquela época é que Deus se importou com os bacanais e condenou Sodoma e Gomorra a destruição e ainda transformou uma mulher em estátua de sal quando olhou para trás para ver a destruição da cidade. Tudo isso não passa de estórias judaicas para moralizar a sociedade. Hoje, os bacanais estão em toda parte do mundo e Deus até agora não mandou destruir esse povo promíscuo.

     A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus, mas uma vez transformaram Deus num homem comum e conseguiu entrar na mente de Deus. Moisés recebeu a tábua dos Dez Mandamentos, mas foi o primeiro a desrespeitar as leis de Deus quando mandou matar por apedrejamento uma pessoa por ter estuprado uma mulher no seu acampamento, não cumpriu a promessa divina que diz: Não matarás.

     Os Dez Mandamentos são normas ou leis cristã incapaz de ser cumpridas pelo ser humano, é preciso ser mais do que um santo, para não pecar e nem transgredir essas leis.

 -  Não terás outros deuses além de mim.

  -  Não fará para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

  - Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

  -  Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

 -  Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

 -  Não matarás.

 -  Não adulterarás.

 -  Não furtarás.

 -  Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

10º- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

 

Ernani Serra

 

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_exodo_moises_mandamentos_rb#:~:text=Trata%2Dse%20do%20epis%C3%B3dio%20mais,Esta%20%C3%A9%20uma%20hist%C3%B3ria%20estranha.

 

https://veja.abril.com.br/ciencia/a-divisao-do-mar-vermelho-pode-ser-explicada-pela-ciencia/

 

Pensamento: Só os fanáticos acreditam nessas estórias bíblicas. A Bíblia foi elaborada pelo homem e tem muitas verdades e muito Fake News. Temos que separar o joio do trigo e ver o que é racional. O fantástico é coisa da imaginação.

 

Ernani Serra