contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

 

               


JAIR "TOMA LÁ DÁ CÁ " BOLSONARO

 

     A Crusoé desta semana mostra, sem maquiagem, a vergonha que está acontecendo no Congresso, em torno da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Nunca eleições foram tão compradas por um governo com tanto dinheiro de emendas e distribuição de cargos. É uma vergonha, um acinte. Acinte ainda maior porque Jair Bolsonaro foi eleito justamente porque prometeu acabar com o toma lá dá cá.

 

     “A exaustão dos brasileiros diante de sucessivos escândalos de corrupção levou à renovação recorde de mais de 50% na Câmara dos Deputados em 2018.   A chegada de novatos, com a promessa de sepultar práticas históricas como o toma lá dá cá, representou um sopro de esperança para a sociedade. O discurso de oxigenação política, entretanto, não resistiu à realpolitik de Brasília, cujos métodos pouco republicanos o presidente Jair Bolsonaro jurou combater antes de eleito. As negociações conduzidas pelo Palácio do Planalto para as eleições às presidências da Câmara e do Senado retratam cenas de fisiologismo a céu aberto. Acossado por ameaças de CPIs, pelo fantasma do impeachment e por investigações que se aproximam de sua família, Jair Bolsonaro resolveu abrir os cofres para eleger o deputado Arthur Lira, líder do Centrão, e o senador Rodrigo

Pacheco, do DEM, aos comandos das duas casas Legislativas. Diversas tabelas de negociação de emendas circularam em Brasília ao longo da semana, mas nem os governistas sabem precisar ao certo o valor que está em jogo. Uma das planilhas com detalhamento dos municípios beneficiados mostra a destinação de verbas que somam 636 milhões de reais para os parlamentares gastarem em obras em seus redutos eleitorais. Outro documento, informal, prevê repasses que totalizam 3 bilhões de reais do orçamento da União a deputados e senadores dispostos a votar em Lira e Pacheco.”

Comentário: 

Quando há aumento salarial para os funcionários toda a mídia bota a boca no trombone e mostra o rombo nos cofres públicos. Só não sabe que, esses aumentos fazem o país crescer e se desenvolver economicamente e financeiramente. Salários altos é benéfico para o desenvolvimento do comércio e da indústria que por sua vez beneficia os trabalhadores com suas admissões. O salário mínimo deveria ser mais generoso para os trabalhadores e consequentemente o povo gastaria mais. O que desenvolve a nação não são as indústrias e nem o comércio e sim, a mão de obra bem remunerada. O dinheiro como Capital de Giro faz com que haja progresso nacional. Não pode haver desenvolvimento com uma nação mal remunerada e miserável, é preciso que haja um funcionalismo de baixo para cima bem pago e os trabalhadores ganhando salários dígnos para manter suas famílias. Agora o governo diz que não tem dinheiro para aplicar em salários mas tem para jogar no lixo com os políticos e as más gestões. O governo de Jair Bolsonaro está comprando os deputados e senadores para que eles fiquem com o rabo preso no Executivo; e o presidente Jair Bolsonaro possa receber o apoio da Câmara e do Senado para passar as suas Leis Austeras contra o povo brasileiro. Com o Congresso em suas mãos, não vai haver oposição e só vai haver uma única pessoa a manipular o Congresso Nacional, logo, a Democracia se tornou uma Ditadura bolsonarista. Isso é corrupção porque o presidente Jair Bolsonaro está presenteando a Câmara e o Senado com cargos públicos no seu ministério e outras vantagens, sem falar no toma lá dá cá. O Congresso preso ao Executivo não vai poder Legislar em benefício da nação e sim, vão legistar em causa própria e o povo que se exploda.

 

Ernani Serra

 

https://www.oantagonista.com/seja-assinante/confira-as-principais-reportagens-da-edicao-144-da-revista-crusoe/?utm_source=oa-email&utm_medium=promo&utm_campaign=edicao144

 

Pensamento: Quem diz e desfaz do que diz tem dupla personalidade. Não merece confiança.

 

Ernani Serra