contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

 


BANCOS X INADIMPLENTES

 

     STF valida regra que permite a bancos retomar sem ação judicial imóveis de inadimplentes.

     Por 8 votos a 2, ministros rejeitaram recurso contra a regra, que permite a execução de dívidas sem a necessidade de processo na justiça. Medida é adotada nos casos em que o imóvel é usado como garantia do financiamento.

26/10/2023 15h10. Atualizado há 10 horas

 

     O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, por 8 votos a 2 nesta quinta-feira (26), uma lei de 1997 que permite que bancos retomem imóveis em caso de inadimplência no pagamento do financiamento, em procedimento que ocorre sem a necessidade de acionar a Justiça.

 

     Os ministros derrubaram um recurso que discutia se essa forma de cobrança de dívida de contratos de imóveis está de acordo com a Constituição. Essa cobrança passa inicialmente pelo cartório e pode chegar à retomada do bem pelas instituições financeiras, caso o devedor não pague o débito.

 

     Prevaleceu o voto do relator do caso, ministro Luiz Fux. Para o magistrado, a norma não fere princípios constitucionais.  Fux ressaltou que o devedor é notificado ao longo da tramitação do procedimento e que, se quiser, pode acionar a Justiça.

 

     "Nada obsta o ingresso ao Judiciário a qualquer momento, para dirimir eventuais irregularidades ocorridas no curso da cobrança extrajudicial, conferindo a possibilidade do exercício do contraditório judicialmente", afirmou.

     O ministro ressaltou ainda que esta forma de execução permite maior acesso a esta modalidade de financiamento, com juros menores.

 

      Acompanharam a posição do relator no julgamento os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Gilmar Mendes e o presidente Luís Roberto Barroso.

 

     Divergência

     A divergência foi aberta com o voto do ministro Luiz Edson Fachin, no início da sessão desta quinta-feira. O ministro considerou que o mecanismo é incompatível com direitos à moradia e acesso à Justiça.

 

     "Esse procedimento, que confere poderes excepcionais a uma das partes do negócio jurídico, restringe de forma desproporcional o âmbito de proteção ao direito fundamental à moradia", pontuou.

     Acompanhou o voto de Fachin a ministra Cármen Lúcia.

 

     FGTS pode ser utilizado para quitar financiamento imobiliário com parcelas atrasadas.

 

     Recurso

     O processo envolve casos de financiamento por alienação fiduciária – uma modalidade em que o bem que é alvo da negociação é usado como forma de garantir que a dívida será paga. Neste financiamento, a propriedade está em nome do banco que concedeu o crédito.

 

     Os contratos que são alvos da legislação fazem parte do Sistema de Financiamento Imobiliário, em que se negociam propriedades com valores que podem passar de R$ 1,5 milhão.

 

     O recurso chegou ao Supremo em uma disputa jurídica envolvendo a Caixa Econômica Federal e um consumidor de São Paulo.

 

     O caso tem repercussão geral, ou seja, a decisão dos ministros estabelece uma orientação a ser aplicada em casos semelhantes nas instâncias judiciais inferiores.

 

     Na apresentação de argumentos, representantes de instituições financeiras ressaltaram que em todas as fases da execução em caso de inadimplência, o consumidor que comprou o imóvel que pode ir a leilão é notificado e, se quiser, pode questionar o procedimento.

 

     Já o representante da Defensoria Pública da União ressaltou que há que se levar em conta os motivos que levaram o consumidor a não pagar o financiamento.   E que a avaliação destas situações só pode ocorrer em processos na Justiça.

 

     Comentário:

     A corda só rebenta na parte mais fraca, os bancos estatais que representam as ofertas de compra e venda dos imóveis são responsáveis por estas inadimplências porque aumentaram os juros compostos e deixaram os promitentes compradores sem condições de pagar as parcelas dos imóveis. Por que os bancos não chamam essas pessoas inadimplentes para fazerem as suas propostas? Dando aos promitentes compradores uma chance de permanecerem nos imóveis.

    Essa lei que acharam é desumana e não dá nenhuma chance aos promitentes compradores de se defenderem, vão todos para o olho da rua.    Os bancos estatais estão roubando essas pessoas inadimplentes porque são os responsáveis pela situação de inadimplência coletiva, usurpando as parcelas pagas e ainda ficando com os imóveis para novas negociatas abusivas.

     No contrato de compra e venda, talvez, não esteja citado que os bancos continuam de posse desses imóveis e que, os promitentes compradores não passam de inquilinos usufrutos.

     Por causa do Banco Central que mudou as regras nos cartões de créditos e débitos dos clientes é que hoje, temos aproximadamente 70% da população do Brasil na Inadimplência, porque o governo procurou beneficiar os banqueiros e a classe empresarial (os ricos), governos esses que estão governando para as classes abastadas e o povo que se explodam. Agora vem com o Programa Desenrola Brasil enrolando o povo que vai ficar de novo na inadimplência. Como o povo pode sair da inadimplência se os salários são mínimos tanto para o trabalhador como para os funcionários públicos, o governo é populista de mentirinha faz de conta que governa para o povo, como todos os anteriores esse governo continua governando para os ricos é um país do faz de conta. Esse programa foi elaborado para beneficiar os banqueiros que querem mais dinheiro entrando nos seus cofres e o povo se enrolando cada dia mais. O governo faz de conta que está interessado pelo bem estar das crianças e adolescentes, tudo mentira, as crianças estão se drogando pelas ruas e ninguém procura salvar essas almas perdidas. Sem falar na prostituição em geral, da classe alta a baixa, com um povo faminto, desempregado, inadimplente, etc. Tudo isso deixa esse povo ainda mais promiscuo, sem família estruturada, porque o governo não dá condições dignas de trabalho e de rendas aos funcionários e ao trabalhador, vivem todos numa miséria só.

 

Ernani Serra

 

https://globoplay.globo.com/v/12057199/?utm_source=twitter&utm_medium=share-player-desktop

 

https://www.youtube.com/watch?v=jp8kKeogYqA&t=8s

 

Pensamento: As águas só correm para o mar, burros são as pessoas que fazem negócios com bancos. Bancos e banqueiros só fazem negócios para ganhar.

 

Ernani Serra