contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 5 de abril de 2024

 


CRIMES CONTRA OS INDÍGENAS

 

Mercúrio: Prós e Contras

Prós:

 

Metal líquido à temperatura ambiente: Essa propriedade única facilita a manipulação e o uso do mercúrio em diversos instrumentos.

Alta condutividade elétrica: O mercúrio é um excelente condutor de eletricidade, tornando-o ideal para aplicações como termômetros e interruptores.

Boa expansividade térmica: Essa propriedade permite que o mercúrio seja utilizado em termômetros precisos, pois seu volume se expande de forma linear com a temperatura.

Elevada densidade: O mercúrio é um metal muito denso, o que o torna útil em aplicações como barômetros e manômetros.

Fácil de extrair e purificar: O mercúrio é relativamente fácil de extrair do minério e purificar, tornando-o um material relativamente barato.

Contras:

Altamente tóxico: O mercúrio é um metal extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar danos graves à saúde humana e ambiental.

Volátil: O mercúrio evapora facilmente à temperatura ambiente, liberando vapores tóxicos que podem ser facilmente inalados.

Bioacumulativo: O mercúrio se acumula nos organismos vivos, podendo ser amplificado na cadeia alimentar, representando um risco à saúde humana e animal.

Dificuldade de descarte seguro: O descarte inadequado do mercúrio pode contaminar o solo e a água, representando um sério risco ambiental.

Impacto ambiental: A produção e o uso do mercúrio contribuem para a poluição ambiental, especialmente em áreas de mineração e processamento.

Considerações:

Embora o mercúrio tenha algumas propriedades úteis, seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente são consideráveis.

Alternativas:

Devido à sua toxicidade, o uso do mercúrio vem sendo gradualmente substituído por alternativas mais seguras em diversas aplicações.

Conclusão:

     O mercúrio é um metal com propriedades únicas, mas seu uso deve ser extremamente limitado devido à sua alta toxicidade e aos seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Gemini

 

     ChatGPT

     Mercúrio era considerado um elemento místico e sagrado para muitas tribos indígenas da América do Sul. Os indígenas utilizavam o mercúrio em cerimônias religiosas, rituais de cura e para a fabricação de amuletos e talismãs. Além disso, acreditava-se que o mercúrio possuía propriedades medicinais e poderes de proteção espiritual.

     No entanto, com a chegada dos colonizadores europeus e a exploração desenfreada de recursos naturais, o mercúrio passou a ser utilizado de forma indiscriminada na mineração de ouro, causando graves impactos ambientais e à saúde das comunidades indígenas. Muitos indígenas sofreram os efeitos nocivos da contaminação por mercúrio, resultando em graves problemas de saúde e mortes em algumas comunidades.

     Atualmente, as comunidades indígenas continuam a lutar pela preservação do meio ambiente e pela proteção de     ChatGPT suas terras e recursos naturais, lutando contra a atividade mineradora descontrolada que ameaça sua sobrevivência e seu modo de vida tradicional.

 ChatGPT

     Comentário:

     Não é de hoje que os governos e políticos querem exterminar os índios, há muitos anos desde a colonização do Brasil pelos portugueses. Os índios nunca foram visto com bons olhos pelo homem branco.

     Encontraram uma opção de extermínio através dos lucros da mineração do ouro com garimpeiros clandestinos que utilizaram indiscriminadamente o mercúrio para limpar o metal e jogaram esses resíduos tóxicos nos rios que ficaram poluídos e matando os rios, ribeirinhos e indígenas de maneira lenta e sofrida com a contaminação do metal altamente tóxicos no meio ambiente. Esses criminosos do meio ambiente usaram toneladas de mercúrio nas águas dos rios e deixaram os animais aquáticos, os povos ribeirinhos e as tribos indígenas contaminados, doentes e morrendo a míngua. Só agora depois de anos de tortura, morte e sofrimento do povo Yanomami é que o governo vem tomar as devidas providências de maneira tardia e irreversível. O mercúrio se aloja por baixo da pele dos seres vivos e vai matando lentamente e não tem cura, isso vai acarretar no extermínio desses povos indígenas no futuro.

     Criminosos não são só aqueles que matam com armas de fogo ou com armas brancas provocando sangue, existem muitos outros assassinos que matam com a assinatura de uma caneta ou com a intoxicação em massa ou genocídio através do mercúrio. Esses assassinos continuam soltos a cometerem os mesmos crimes em outras regiões.

     Além da contaminação do mercúrio pelos garimpeiros os povos indígenas sofrem: pelas invasões de terras, por desmatamentos, por agrotóxicos, pelos estupros das índias, de malária trazida pelo homem branco e a desnutrição por falta de pesca e caça, o pescado está contaminado e a caça foi afugentada pelas máquinas dos garimpos. Os índios são criaturas iguais a nós e com os mesmos direitos a vida. No passado teve um presidente que autorizou as expedições a fuzilar os índios nos seus habitats por considerar um animal.

     A demarcação de terras dos indígenas foi um fiasco, uma demagogia política, os índios não têm terras demarcadas nenhuma, tudo pertence ao governo federal. Existem muitas leis beneficiando os índios mas só no papel.

 

Ernani Serra

 

https://www.google.com.br/search?q=Qual+foi+o+presidente+que+autorizou+a+matar+os+%C3%ADndios+no+passado&sca_esv=e1291adcbee06b02&sca_upv=1&sxsrf=ACQVn09xpgY91dqdt46NJfjkOhdtGxR0Jw%3A1712332060086&source=hp&ei=HB0QZuOWA6zP5OUP0NqLeA&iflsig=ANes7DEAAAAAZhArLCogM_ePtFhI8Ele2C4NQdpqeiH8&udm=&ved=0ahUKEwjjlLWBtquFAxWsJ7kGHVDtAg8Q4dUDCBU&uact=5&oq=Qual+foi+o+presidente+que+autorizou+a+matar+os+%C3%ADndios+no+passado&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IkFRdWFsIGZvaSBvIHByZXNpZGVudGUgcXVlIGF1dG9yaXpvdSBhIG1hdGFyIG9zIMOtbmRpb3Mgbm8gcGFzc2FkbzIFECEYoAEyBRAhGKABMgUQIRigAUjHmwFQAFiAggFwAHgAkAEAmAGhAqAB7D6qAQYwLjQ1LjO4AQPIAQD4AQGYAi-gArRAwgINEC4YgAQYigUYQxjUAsICDRAuGEMY1AIYgAQYigXCAgsQABiABBixAxiDAcICChAuGIAEGIoFGEPCAhEQLhiABBixAxiDARjHARjRA8ICCBAAGIAEGLEDwgIKEAAYgAQYigUYQ8ICEBAuGIAEGIoFGEMYsQMY1ALCAhAQLhhDGNQCGLEDGIAEGIoFwgIOEAAYgAQYigUYsQMYgwHCAgUQABiABMICDhAuGIAEGIoFGLEDGIMBwgIKEAAYgAQYRhj9AcICBBAAGAPCAgYQABgWGB7CAgUQIRifBcICCBAAGIAEGKIEmAMAkgcGMC40My40oAeLjgI&sclient=gws-wiz#ip=1

https://www.google.com.br/search?q=Toneladas+de+marc%C3%BArio+adquiridos+pelos+garimpeiros&sca_esv=e1291adcbee06b02&sca_upv=1&sxsrf=ACQVn09EISxnmghb-bSzUy503AA6kedvDg%3A1712333943261&source=hp&ei=dyQQZqjpDPOJ5OUPqau5sAg&iflsig=ANes7DEAAAAAZhAyh1PmzFKOsmLRGUkRRZLtKXQW2X2A&udm=&ved=0ahUKEwjogLCDvauFAxXzBLkGHalVDoYQ4dUDCBw&oq=Toneladas+de+marc%C3%BArio+adquiridos+pelos+garimpeiros&gs_lp=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&sclient=gws-wiz

https://www.google.com.br/search?q=Fant%C3%A1stico+Yanomami+intoxicados+pelo+merc%C3%BArio+em+v%C3%ADdeo+no+youtube&sca_esv=ba32b498f538259a&sca_upv=1&sxsrf=ACQVn08bEoOvbeA_hlvzBA5jSPQ8FS6VWQ%3A1712331208839&ei=yBkQZvrWMo3a1sQPwpWEiA8&udm=&ved=0ahUKEwj62sLrsquFAxUNrZUCHcIKAfEQ4dUDCBA&uact=5&oq=Fant%C3%A1stico+Yanomami+intoxicados+pelo+merc%C3%BArio+em+v%C3%ADdeo+no+youtube&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiREZhbnTDoXN0aWNvIFlhbm9tYW1pIGludG94aWNhZG9zIHBlbG8gbWVyY8O6cmlvIGVtIHbDrWRlbyBubyB5b3V0dWJlSABQAFgAcAB4AZABAJgBAKABAKoBALgBA8gBAPgBAZgCAKACAJgDAOIDBBgAIGqSBwCgBwA&sclient=gws-wiz-serp#ip=1

https://www.google.com.br/search?q=yanomami+contaminados+pelo+merc%C3%BArio&sca_esv=ba32b498f538259a&sca_upv=1&sxsrf=ACQVn0-Omf08MdS5q4NcnkDMZYwwyWNK5Q%3A1712329036764&source=hp&ei=TBEQZua8K6jW1sQPkamaqA4&iflsig=ANes7DEAAAAAZhAfXFg0JDDqSlMeL1YBXc4jgQbK4z4B&udm=&oq=&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IgAqAggAMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMhAQABgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQABgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQABgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQABgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQLhgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQLhgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQABgDGI8BGOUCGOoCGIwDMhAQLhgDGI8BGOUCGOoCGIwDSLcwUABYAHABeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQHIAQCYAgGgAiaoAgqYAyaSBwExoAcA&sclient=gws-wiz#ip=1

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Ind%C3%ADgena

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Yanomami

 

Pensamento: A esperança é o sonho do homem acordado.

 

Aristóteles