contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 25 de outubro de 2017




O BRASIL ESTÁ VIVENDO UMA AUTOCRACIA


     Depois dizem que estamos vivendo uma democracia e uma república federativa no Brasil.
O que é democracia?
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
O que é república?
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.”
O que é ditadura?
Governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.
O que é autocracia?
É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é o poder está concentrado em um único governante, podendo ser este um líder, um comitê, um partido, uma assembléia, etc. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado.
     O que estamos vendo nas ações do Presidente do Brasil, Michel Temer, é uma falta de respeito a democracia e a república, num comportamento autocrático que anula o judiciário e compra o legislativo, impondo leis: antidemocráticas; antipopulares; austeras; de goela abaixo contra os interesses do povo brasileiro, retirando todas as conquistas dos trabalhadores brasileiros; vendendo todas as riquezas econômicas, industriais e do solo e subsolo do Brasil; agrilhoando as Forças Armadas; aumentando a pobreza; deixando o povo sem opções de sobreviver a essa catástrofe ditatorial de uma pseudo-democracia.  
     No Brasil está tudo andando de cabeça para baixo, de frente para trás, num governo desgovernado que só aprova leis antissociais com benesses aos banqueiros e aos países internacionais, é um governo antipatriota.

Ernani Serra








Pensamento: Governo autoritário povo servil.

Ernani Serra