contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

 


CIGARROS ELETRÔNICOS

 

 

     O Profissão Repórter desta terça-feira, 19 de dezembro, chega com os riscos do cigarro eletrônico.

     Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu uma consulta pública sobre a liberação do uso de cigarros eletrônicos no Brasil.  

     Febre entre os jovens, o consumo dos dispositivos, popularmente conhecidos como vape ou pod, quadriplicou no país nos últimos quatro anos. Apesar de a venda ser proibida no território nacional pela Anvisa desde 2009, o comércio nas portas das baladas é livre. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, realizada com 10 mil brasileiros, quase 20% dos jovens entre 18 e 24 anos já experimentaram cigarros eletrônicos. O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 19, vai mostrar quais são os riscos que eles oferecem.

     O repórter Caco Barcellos conheceu no interior de Pernambuco a família de Crisleide Tavares. Aos 34 anos idade, ela morreu de EVALI, uma lesão pulmonar grave causada pelos CIGARROS ELETRÔNICOS.

     O Profissão Repórter desta terça-feira, 19 de dezembro, chega com os riscos do cigarro eletrônico.

     Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu uma consulta pública sobre a liberação do uso de cigarros eletrônicos no Brasil.  

     O repórter Caco Barcellos conheceu no interior de Pernambuco a família de Crisleide Tavares. Aos 34 anos idade, ela morreu de EVALI, uma lesão pulmonar grave causada pelo cigarro eletrônico. A cardiologista Jaqueline Scholz, que trabalha há 30 anos com tratamentos contra o tabagismo no Instituto do Coração (InCor), alerta para os problemas à saúde: o acúmulo de nicotina e de outras substâncias desconhecidas e presentes no cigarro eletrônico podem causar infarto, AVC e doenças nos pulmões.

     Já a repórter Danielle Zampollo circulou por bares e baladas da noite paulistana para registrar o alto consumo na cidade.      Ela também foi até uma casa em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, onde moram 12 influenciadores digitais. A maioria usa cigarro eletrônico com nicotina. “Comecei a fumar porque experimentei e gostei dos sabores. Depois disso não consegui mais parar”, conta Kevin Dener, que faz uso do dispositivo há 4 anos. “Mesmo sendo proibida, a venda está muito fácil. Tinha que ter alguma coisa que brecasse isso porque os jovens estão consumindo demais. Eu não aceito, mas ele fuma mesmo assim”, desabafa Adriana da Silva Rodrigues, mãe de Kevin.

      A Rua 25 de março, no Centro da capital paulista, é o principal ponto de venda no país. “Muita gente compra aqui para vender onde mora, no interior, em outras cidades. Têm pessoas que pegam cinco, seis mil (vapes) de uma vez só”, diz uma vendedora que não quis se identificar. Quem for flagrado vendendo cigarro eletrônico pode ter o comércio fechado e ser multado entre R$ 2 mil e R$ 1 milhão. Os fornecedores respondem pelo crime de contrabando, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

     Comentário:

     Neste país do faz de conta, ninguém vai preso com pena de dois a cinco anos de prisão e muito menos quem for flagrado vendendo cigarros eletrônicos podem ter o comércio fechado e ser multado entre dois mil reais a um milhão de reais. Tudo balela, a justiça proíbe a venda desses cigarros vape ou pod no mercado, como sempre, ninguém dá bolas para a justiça e muito menos para as decisões do Congresso Nacional, e os cigarros eletrônicos estão à venda de maneira explícita nas vitrines dos estabelecimentos.

     Na altura dos acontecimentos se a justiça e a Polícia Federal fossem prender os contraventores seriam milhares de pessoas condenadas, e quanto as multas milionárias neste país ninguém paga.

     Tudo isso é muito hilário, uns verdadeiros shows no picadeiro do governo federal que faz de conta que está combatendo o crime mas na verdade está sendo cúmplice desses contrabandistas porque o governo fatura por ano bilhões de reais; ou esses contrabandistas estão dando um golpe de mestre no governo ou seja, sonegando impostos na cara do governo.

     Quanto ao fechamento dos estabelecimentos que estão vendendo esses cigarros vape e pod que é proibido no Brasil mas funciona legalmente, teria que fechar quase a metade do comércio pois a venda está em toda parte até os ambulantes estão vendendo nas ruas; e quanto as multas milionárias ninguém é punido financeiramente nesse país, as multas ficam engavetadas até ficar sem efeito e tem até ministros que revogam as multas dos contraventores.

     Quem está sendo prejudicada é a população que está consumindo esse veneno lento. Salvem-se quem puder! A OMS está defendendo esses cigarros venenosos. A organização sugere aos países que tratem esses dispositivos eletrônicos de fumar da mesma forma que o tabaco é tratado, com adoção de medidas de controle e a proibição dos dispositivos com sabor. Dois pesos e duas medidas.

 

Ernani Serra

 

https://www.youtube.com/watch?v=8iiIX-oTYi4&t=5s

 

 

https://www.antenadosnaskyecia.com/2023/12/Profissao-Reporter-alerta-para-os-riscos-do-uso-do-cigarro-eletronico.html

 

 

https://imirante.com/noticias/brasil/2023/12/19/oms-pede-mais-controle-sobre-cigarros-eletronicos

 

 

https://www.google.com.br/search?q=profiss%C3%A3o+rep%C3%B3rter+do+dia+19%2F12%2F23+cigarros+eletronicos+no+youtube&sca_esv=592420132&sxsrf=AM9HkKmv7CA4I95QqObky6Hy4tfeHCy5QQ%3A1703051994629&source=hp&ei=2oKCZaK3JMrM1sQPg8yIuA8&iflsig=AO6bgOgAAAAAZYKQ6gLgcYvOob0De9RwuiRJKj0vbWr3&oq=&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IgAqAggAMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnMgcQIxjqAhgnSIcOUABYAHABeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQHIAQCoAgo&sclient=gws-wiz

 

 

Pensamento: Servindo um ao outro, nos tornamos livres.

 

Dá Távola Redonda