contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

terça-feira, 13 de setembro de 2016

                 


DEVASTAÇÃO FLORESTAL


     A Lei nº 14.309/02 (Lei Florestal Mineira) estabeleceu um cronograma de consumo do carvão originado de florestas nativas: até o final de 2013 as empresas poderão consumir até 15% do total do carvão anual proveniente destas florestas; a partir de 2014, 10%; e de 2018, 5% - percentual que visa permitir o uso de árvores nativas.
     O cronograma da referida Lei não inclui restrição à entrada de carvão nativo de outros Estados. Assim, além de campeão de desmatamento, Minas Gerais tornou-se o grande incentivador de derrubada da Mata Atlântica nativa do Piauí, Bahia e das formações de Cerrado no Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul. Segundo a Frente pela Biodiversidade, até mesmo os Estados de Santa Catarina, Paraná e a Floresta Amazônica são fonte de carvão para Minas Gerais. Fonte: Site SOS MATA ATLÂNTICA.
     As siderúrgicas com mais de dez anos de atividade no Brasil não poderão mais adquirir carvão vegetal nativo, lenha ou matéria-prima florestal produzida em Mato Grosso do Sul, através do Documento de Origem Florestal (DOF). O bloqueio da emissão do documento foi determinado depois que a justiça federal acatou pedido do MPF/MS (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual). A medida vale para siderúrgicas de todo o país com mais de dez anos de atividade. No caso das empresas recentes, ou seja, com menor de dez anos, as emissões de DOF ficam condicionadas à comprovação de que elas estão tomando providências para se tornarem autossustentáveis em carvão vegetal oriundo de florestas plantadas de reflorestamento, o que será apreciado pelos órgãos ambientais do Estado.
     A ação civil pública e a liminar deferida se baseiam no cumprimento do Código Florestal de nº 4.771/65, que em seu artigo 21 determina que tais empresas são obrigadas a manter florestas plantadas de reflorestamento próprias para exploração racional sustentável, tendo o prazo de cinco a dez anos (no máximo) para adotarem tal providência.
     A ação judicial foi baseada em inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, que apurou fora de Mato Grosso do Sul e que compram carvão vegetal no Estado. Nem o IBAMA nem o Instituto de Meio Ambiente do estado (IMASUL) têm controle do volume de carvão comercializado. A maior parte das siderúrgicas que adquirem carvão vegetal produzido com mata nativa em MS é instalada em Minas Gerais e, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a lei mineira não exige que as siderúrgicas atinjam a autossuficiência em matéria prima, com florestas plantadas.
     O IEF informou que, entre 1997 e 2006, só para abastecer as siderúrgicas de Minas Gerais, foram desmatados entre 299.491 e 377.461 hectares de cerrado nativo em Mato Grosso do Sul, ou mais de 87 milhões de árvores. Estudos apontam que para produzir uma tonelada de ferro gusa são utilizadas três toneladas de carvão vegetal.
     Além do dano ao meio ambiente, à produção de carvão ilegal com mata nativa lesa os cofres públicos, que não contam com a arrecadação dos impostos sobre a atividade. Também é grave problema de direitos humanos, pela utilização frequente de mão-de-obra escrava infantil e adulta.
     A principal causa para o uso de madeira nativa é o menor custo benefício. Fonte: Site DOURADOS AGORA.
     Comentário
     Todas essas leis de proteção ao meio ambiente é papo furado, são leis como muitas outras que não funcionam na prática, as autoridades governamentais não têm força moral nem meios materiais para fiscalizar, autuar infrações e obrigar essas empresas a cumprirem a lei na íntegra, principalmente quando se referem às grandes empresas nacionais ou multinacionais.
     Se as autoridades governamentais quisessem mesmo defender o meio ambiente deveriam obrigar as siderúrgicas e outras empresas desse ramo de exploração de carvão para em curto prazo mudarem essa energia para uma fonte a óleo diesel ou a outras formas não poluentes e menos degradante ao meio ambiente.
     Destruir as florestas é o mesmo que condenar à humanidade a morte.

Ernani Serra

Pensamento: As leis só defendem os poderosos. O capital fala mais alto do que a justiça.


Ernani Serra


DEVASSA NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS


     O Brasil está passando por uma crise sem precedentes em sua história política, econômica, financeira e social. Chegamos ao fundo do poço, quanto à (calamidade do PIB), chegando à cotação do Produto Interno Bruto de 0,2%, o Brasil está parando e entrando em falência por causa dessas corrupções e escândalos constantes em todas as esferas públicas e privados. A produção interna está quase parando, não há exportação, não há dólares em reservas, o câmbio está alto e afundando o real, a OPEP está diminuindo o valor do barril de petróleo que poderá causar uma estratégia internacional de diminuir os combustíveis para aumentar os preços, e de onde vai tirar esse déficit? Estão querendo tirar onde não há riquezas que são as economias do povo que vai ficar no vermelho. Como disse Cristo: Está consumado.
     Antigamente as repartições públicas faziam sua contabilidade através de papeis soltos que favoreciam as fraudes, hoje, temos os computadores que poderiam ajudar muito na modernização das empresas estatais e zerar as fraudes e escoamento de dinheiro público, é só questão de boa vontade política, que em sua maioria não existem essa intenção honesta, essas contabilidades são propícias para todo o tipo de desvios de dinheiro e corrupção. Não é admissível que bilhões de reais saiam pela porta da frente sem que ninguém tome conhecimento de um montante tão grande. Isso mostra a fragilidade do governo e da administração orçamentária e contábil das repartições públicas que não detectam essas irregularidades e corrupções no sistema.
     Faz-se necessário a modernização da contabilidade de todas as repartições públicas do Brasil e com urgência antes que seja tarde demais. Não adianta fechar as portas depois de roubado. É preciso evitar o roubo com antecedência.
     Já tivemos o exemplo do abismo que o Brasil se encontra quando fizeram o Decreto-Lei 36/2014 para fechar o balanço orçamentário da União produzindo uma redução da meta fiscal do superávit fiscal, que se tornou o déficit fiscal com o crédito em débito fiscal, fecharam um balancete surreal em queda livre (deficitário), nunca visto na história contábil de nenhum país do mundo, só no Brasil, como o governo é da bandeira vermelha (PT) tinha que fechar o balanço em vermelho, como superávit em vermelho, é óbvio. Esse governo inverteu e inventou a nova ordem de superávit que se tornou déficit, o balanço em vez de se tornar ascendente positivo se tornou descendente negativo que se tornou positivo. É de virar a cabeça de qualquer um, é uma incógnita, fizeram o errado virar certo. Brincaram com a contabilidade pública do Brasil e do mundo. Criaram o que não existe. Fizeram da contabilidade um quebra-cabeça.
     Criaram a imagem do Brasil como um circo e o silêncio do povo, um grande e conivente palhaço.    Quem cala consente, então aguentem o aperto fiscal, salarial, inflacionário etc. Enquanto o leão se banqueteia os chacais comem os despojos pútridos.



Ernani Serra

Pensamento: Pior que a corrupção de um partido é o silêncio de uma nação.


Nicanor Bessa da Silva


















DESASTRES AMBIENTAIS

     
     Essas mineradoras (multinacionais) que exploram as riquezas do Brasil, que compram a exploração a preço de banana e deixam um rastro de destruição e poluição ambiental sem precedentes, só dando prejuízos à natureza e a sociedade, e também aos cofres públicos sem nenhum lucro a nação e ao país.
     O Brasil está em crise mais nenhum político cria uma lei para que as mineradoras dividam os lucros de exportação com o Brasil, tirando-o da crise. Essas empresas multinacionais são ambiciosas não se importando com o meio ambiente e muito menos o que possa acontecer com as populações ribeirinhas.   Quando acontecem os desastres as pessoas morrem, ficam desabrigadas perdem todos os seus bens e o meio ambiente ficam envenenados por muitos anos e nenhuma justiça do Brasil tem força para que essas empresas estrangeiras indenizem os estragos pelas suas negligências e crimes, elas ficam impunes, esses desastres ambientais e sociais não têm preços, os custos são muito altos e as mineradoras preferem fechar e não pagar as despesas com os seus crimes. Tudo isso porque os governantes do Brasil são preguiçosos, corruptos, alienados, preferindo entregar as riquezas do Brasil para os estrangeiros explorarem e ficarem todos os dias mais ricos à custa das negociatas políticas governamentais. O povo brasileiro pode passar fome e até morrer que os governantes não estão nem aí, porque os seus vencimentos são milionários e são assim, para que não botem a boca no trombone contra essas empresas que estão pirateando todas as riquezas do Brasil. O povo que se exploda, mais as propinas e negociatas escusas por trás dos bastidores estão rolando nos bolsos dos parlamentares. O primeiro mundo a muito queria destruir a fonte de renda do Brasil (a Petrobras) e com este governo oportunista conseguiram acabar com a fonte e talvez já estejam com a Petrobras em seu poder através dos leilões e privatizações criminosas, corruptas e traidoras. Dura lex, sede lex. A lei é dura, porém é a lei. No Brasil “a lei é frouxa e dá brechas para corrupção, porém é a lei que temos em vigor”.






Ernani Serra

Pensamento: De sua boca ouvimos, de sua vida aprendemos, quem não vive para servir não serve para viver.


Anônimo


ALI BABA E OS QUARENTA LADRÕES...


     Houve uma farsa com relação ao golpe ou revolução de 1964 onde muitos dos revolucionários comunistas estavam infiltrados nas células vermelhas para dedurar (alcaguetes), os verdadeiros comunistas (os fanáticos pela causa do proletariado); quando o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) conseguiam pegar os verdadeiros comunistas torturavam e eliminavam da face da Terra (matavam), mas, os dedos duros da revolução marxista esses eram presos para que não houvesse suspeitas de suas ligações com os militares.
     Vejam o dedo da Dilma Rousseff apontando, não perdeu o vício.
     À década de 1960 foi um período onde houve uma infiltração nos meios políticos de líderes comunistas com o apoio do presidente da República João Goulart que tinha ideias socialistas comunistas e incentivou muitas células vermelhas em todo o país. Foi um período de muitas manifestações de esquerda, foi por isso, que os militares queriam conhecer todas as células e seus líderes, e para isso, teriam que ter a colaboração dos infiltrados alcaguetes que ajudou a eliminar os líderes e os simpatizantes pela causa vermelha. Só assim, a revolução ou golpe militar se livrou dos opositores e revolucionários comunistas.
     Quando os militares tomaram o poder do país já tinham esfacelado todas as células comunistas, e quem sobrou? Os alcaguetes.  Estes foram agraciados com os exílios e que, depois, foram chamados para o Brasil pela anistia geral e honrados com os direitos de elegibilidade política e chegaram aos mais importantes postos dos poderes: Legislativo e Executivo.
     O que se esperar de pseudo-comunistas e assaltantes de bancos, ladrões de cofre etc. “Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político”. Foi isso que aconteceu nas eleições brasileiras votaram em ladrões e o que esperavam o povo? O povo votou numa quadrilha mafiosa que delapidaram todo o patrimônio do Brasil em favor de uma rede bancária nacional e internacional.  Que comunistas são esses que vivem pedindo dinheiro ao regime capitalista?
     A sujeira foi tão grande que nem a Dilma Rousseff conseguiu inalar a fedentina da corrupção, apertou o nariz para não sentir a podridão criada pelos seus asseclas corruptos.  Pior do que ser comunista é ser corrupto.
     Que candidatos socialistas são esses que só se uniu aos poderosos mundiais do regime capitalista e continuam no poder e com todo prestígio de quem colaborou com a Revolução ou Golpe de 1964 salvando a pátria do Regime Soviético, mas, como todo bom alcaguete entreguista se infiltrou no poder para entregar o Brasil ao capitalismo globalizado.
     Fizeram do povo um palhaço ou um bufão da corte que vai pagar a conta dos pseudo-governantes do país. Paguem as contas palhaços!





Ernani Serra

Pensamento: No picadeiro do circo político, você o povo, são os palhaços desses políticos.

Ernani Serra