contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 2 de maio de 2021

 

 



O PLANETA ESTÁ SE DETERIORANDO


     Um planeta assolado por crises de toda natureza: ética, financeira, política, jurídica, econômica, social, governamental e uma onda de violência e degradação moral avassaladora. Isso sem contar a destruição do meio ambiente e a ganância inescrupulosa das grandes corporações. As pessoas estão desesperançosos em meio a tanta deterioração.

     Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

     Rios poluídos, escassez das águas, desmatamentos, queimadas, e principalmente a poluição do ar, estão causando o chamado “aquecimento global”, o que causa este intenso calor que já não sabemos mais como reagir, ou melhor, até sabemos como reagir, mas não fazemos nada.

     Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

     Há várias outras, como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.

     O ser humano é dotado de um intelecto insuperável, o que faz com ele se destaque perante as habilidades cognitivas das outras espécies. Somos seres pensantes capazes de criar, modificar e melhorar as coisas... Isso significa que a importância do ser humano para o planeta Terra é muito relativa.

     A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas.

     O aquecimento global é o excesso de gases poluentes (gases do efeito estufa) emitidos para a atmosfera. A camada de gases que se forma acaba impedindo que a radiação solar disperse-se, o que provoca um aquecimento anormal do planeta. As causas do aquecimento global também estão associadas ao desmatamento e à queima de combustíveis fósseis.

     O derramamento de petróleo provocado pela extração tem prejudicado a vida marinha. As algas não conseguem fazer fotossíntese e, consequentemente, não há produção de oxigênio, colocando em risco toda a vida marinha.

     Uma das ações antrópicas mais vistas refere-se à retirada da vegetação para a agropecuária ou para a indústria madeireira. As consequências do desflorestamento são a perda de habitat de muitas espécies de animais, empobrecimento dos solos nas regiões em que a vegetação é retirada, alteração das condições climáticas da região.

     A falta de água já é uma realidade em várias partes do mundo em virtude do uso indevido dos recursos hídricos pelo homem. São exemplos de ações antrópicas quem podem afetar a água:

1. Uso irregular da água para irrigação de monoculturas por meio do desvio das águas de mananciais por parte de agricultores, fazendeiros e da agropecuária de exportação;

2. Usos intensos de agrotóxicos nas lavouras, que acabam atingindo o solo e, com as águas das chuvas, podem chegar aos lençóis freáticos, contaminando-os e prejudicando a qualidade da água;

3. Poluição de rios e mares com derramamento de esgoto e venenos tóxicos (metais pesados) das indústrias.

     A multiplicação das cidades em razão do crescimento populacional tem causado alterações no meio ambiente. Muitas cidades não foram planejadas e acabam ocupando áreas de preservação, alterando o curso dos rios e poluindo, e diminuindo a área verde, que é essencial à manutenção da vida humana.

     Comentário:

     A humanidade está com uma venda nos olhos e os grilhões nos pés e mãos que nada fazem com todas essas aberrações que o próprio homem está fazendo com a natureza Mãe que nos deu tudo de graça, em abundância, um paraíso. O homem está sendo o algoz da natureza, o filho bastardo, cruel e insano que tortura e mata a sua própria Mãe.

     Alertas magnatas desse mundo que está desabando em suas cabeças, procurem retirar suas fortunas dos cofres bancários e apliquem com urgência em favor da natureza antes que seja tarde demais e todos caiam nesse abismo ou buraco negro. Não utilizem suas fortunas em meras esperanças de um mundo extraterrestre que será ilusório e fugaz. Na nossa galáxia só existem nós nesse espaço infinito, se houver outros povos em outros planetas e galáxias estão tão distantes que seria impossível chegarem aqui, e nós a eles, estamos há anos luzes de distância inter-galáxias.

     Que o homem comece já a desinchar a explosão demográfica que é responsável por todos esses problemas negativos contra a natureza. A natureza já está desinchando a explosão demográfica através da Pandemia da COVID-19, se não for o suficiente então a natureza vai enviar um método de destruição mais eficaz e mais rápido. Aguardem que a justiça está chegando. Deus é Onipotente: Que consegue controlar tudo; que detém o controle sobre tudo; todo poderoso. Onisciente: Que sabe tudo, em que há onisciência; o Deus onisciente e único;  e Onipresente: Que pode ser encontrado em todos os lugares; que está em toda ou qualquer parte; ubíquo. Ninguém foge ao seu julgamento e o homem já está pagando por tudo que está fazendo contra a natureza, aguardem a sentença final, isso é, se não se redimirem dos seus crimes e pecados contra a natureza o mais breve possível. 

     O homem tem que refazer o caminho de volta para reconstruir o planeta Terra, e único, o nosso lar.

     Temos que despoluir a terra, as águas e o ar. Reflorestar tudo que foi desmatado nos últimos séculos. Diminuir a população mundial. Proteger os animais marinhos e terrestres (silvestres).

1. Reflorestamento: essa ação antrópica visa a recuperar áreas que foram degradadas. O replantio traz benefícios ao solo, à biodiversidade da área e às condições climáticas.

2. Uso de filtros nas indústrias: usar filtros que diminuam a emissão de gases poluentes é uma importante ação que pode ser adotada pelas indústrias.

3. Utilização de produtos biodegradáveis: os produtos biodegradáveis possuem menor tempo de decomposição e não geram resíduos poluentes.

4. Incentivo de políticas para a educação ambiental: mudar a mentalidade da população é um grande passo para o desenvolvimento e ao mesmo tempo um grande desafio.

5. Recuperação de matas ciliares: recuperar as matas ciliares evita inundações nas grandes cidades e possíveis deslizamentos de terra. As matas ciliares são coberturas vegetais que desempenham uma função essencial no meio ambiente: estabilizam os solos, evitando erosões e, consequentemente, ajudam na manutenção da qualidade da água e da biodiversidade da região.

Poupar energia;

Usar os recursos hídricos de forma consciente;

Criar o hábito da coleta seletiva do lixo;

Não descartar lixo nas ruas e rios, evitando assim inundações e problemas ecológicos;

Evitar o uso de produtos descartáveis e de material plástico.

 

Ernani Serra

 

https://alemdosgreys.wordpress.com/2016/10/31/o-que-esta-acontecendo-com-o-nosso-planeta-o-mundo-nos-ultimos-anos-vem-sofrendo-com-a-furia-da-natureza-parte-2/comment-page-1/?unapproved=242&moderation-hash=c1485e879d4cfc9ef6d784be6a47cdfb#comment-242

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/acoes-antropicas-no-meio-ambiente.htm

 

Pensamento: A Terra está sendo devastada pelo próprio homem. A Terra está refém do homem e procura se defender.

Ernani Serra