contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 27 de maio de 2023

 


EMPELOTOU A MP DOS MINISTÉRIOS

    

     A Medida Provisória (MP) dos ministérios que foi empelotada pelo Congresso Nacional teve a intenção política de favorecer as possíveis mudanças que ocorrem em meio a uma queda de braço entre os ministros que buscam a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. A ministra Marina Silva, que comanda a pasta de Meio Ambiente, posicionou-se de maneira contrária à ação da Petrobras, enquanto ministros posicionados ao lado da exploração mineral e petrolífera buscam o aval do presidente Lula, que vetou a iniciativa da estatal.

     O ministério do Meio Ambiente estava incomodando e impedindo a Petrobras de fazer essa negociata ilícita contra o meio ambiente. Esse ministério da ministra Marina Silva era um calcanhar de Aquiles para as negociatas do Congresso Nacional com as petroleiras estrangeiras, o mesmo, estava acontecendo com o ministério dos Povos Indígenas que ia na contramão dos interesses do Congresso Nacional impedindo os ruralistas e madeireiros a se expandirem com o desmatamento em território indígena e também, iria prejudicar os garimpeiros nesse território; com essa MP irá esvaziar principalmente os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

     A competência para a demarcação de terras indígenas sairia do Ministério dos Povos Indígenas e passaria para o Ministério da Justiça.

     Sônia Guajajara, reagiu.

     Em nota, afirmou que as emendas anulam a representação brasileira como protagonista global no enfrentamento à crise climática e à preservação do meio ambiente e que, acatar as emendas propostas é excluir das atribuições do Ministério dos Povos Indígenas a demarcação de terras é ir na contramão do mundo nos objetivos globais de enfrentamento à crise do clima, abrindo espaço para a devastação ambiental que tanto ameaça nossos biomas.

     O Ministério do Meio Ambiente perderia a gestão do cadastro ambiental rural - que é utilizado para manter uma base de cadastro de imóveis rurais e fazer o controle do desmatamento. Ele passaria para o Ministério da Gestão e da Inovação em serviços públicos.   

     Agora tem mais, veja abaixo:

     Ministério da Agricultura ou no Ministério do Meio Ambiente foi essa gestão ficar com o Ministério da Gestão e da Inovação;

     Saneamento básico continuaria a cargo da Agência Nacional de Águas; o órgão antes vinculado ao Ministério do Meio Ambiente passaria para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

     E a pasta do Meio Ambiente também perderia a área responsável pela implementação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) e do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), que voltaria a estar ligada diretamente ao Ministério das Cidades.

     O relator também passou atribuições do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Ministério da Agricultura.

     O Coaf, atualmente, vinculado ao Ministério da Fazenda, voltaria para o Banco Central. Tirando do presidente Lula mais um órgão que fiscaliza as corrupções estatais, muito apropriado o COAF ir para o Banco Central onde o presidente Lula não tem poderes sobre o Banco Central.

     Essa Medida Provisória foi bem estudada para que os corruptos possam fazer negociatas escusas através da desobstrução desses ministérios abrindo um leque de oportunidades econômicas e financeiras para os congressistas em favor dos grandes empresários nacionais e internacionais.

     Fiquei admirado com o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com relação a Medida Provisória dos ministérios acima mencionados que achou tudo muito normal e que iria falar com os congressistas a respeito da MP, que não vai dá em nada, vai ficar o dito pelo não dito, e a MP vai ser implantada contra o povo brasileiro.

Ernani Serra

https://jovempan.com.br/noticias/politica/mp-dos-ministerios-fortalece-centrao-e-expoe-divisao-no-governo-lula.html

 

https://www2.camara.leg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/guia-para-jornalistas/medida-provisoria#:~:text=As%20normas%20sobre%20edi%C3%A7%C3%A3o%20de,e%20urg%C3%AAncia%20para%20o%20pa%C3%ADs.

 

Pensamento: Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

 

Rui Barbosa