contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

 


POR QUE A RÚSSIA INVADIU A UCRÂNIA?

    

 

     Os motivos pelos quais a Rússia invadiu a Ucrânia ainda causam intensos debates entre analistas políticos e pesquisadores. A invasão aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2022, mas, como vimos acima, muitas de suas motivações podem ser identificadas por meio de uma análise histórica da conflituosa relação entre os dois países do Leste Europeu.

 

     Uma das principais razões apontadas para a invasão é a maior aproximação da Ucrânia com a Otan, organização essa que representa, na visão russa, os países do Ocidente e alguns de seus principais oponentes políticos no cenário internacional, dentre eles os Estados Unidos. Outras nações do Leste Europeu e que fazem fronteira com a Rússia, inclusive, são parte dessa aliança, como os países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia) e a Polônia, restando somente a Ucrânia e Belarus.

 

     Além de um provável ingresso na Otan indicar a maior força do Ocidente na região e, por conseguinte, a redução da influência russa sobre a Ucrânia, o território ucraniano passaria a adotar a política de segurança e proteção militar da aliança, o que acarretaria em apoio direto de outros países-membros em caso de instabilidades na região.

 

     Tais ações representariam uma ameaça para a Rússia. No entanto, após um mês do início do conflito, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky teceu críticas à atuação da Otan com relação à falta de auxílio ao seu país.

 

     Outra causa da invasão está diretamente associada com eventos passados, que foram desencadeados em 2013. À época, as negociações para o ingresso da Ucrânia na União Europeia foram suspensas pelo então presidente do país, cujos ideais políticos se alinhavam à Rússia. Ele foi deposto do cargo no ano seguinte, 2014, após uma intensa onda de protestos no país.

 

     No mesmo ano, ocorreu a anexação da Crimeia ao território da Rússia, além de que os russos declararam apoio às regiões separatistas do leste da Ucrânia. Ambas possuem um grande contingente populacional de origem russa, e o governo do país alega que as ações visavam proteção dos cidadãos russos ou com raízes russas.

 

     Alguns dias antes de efetivar a invasão ocorreram o reconhecimento da independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk pela Rússia, no leste ucraniano. Isso fez com que os russos deslocassem suas tropas para aquela área, se inserindo de fato nos limites fronteiriços da Ucrânia e se aproximando de áreas estratégicas do país.

 

     As causas acima são as mais conhecidas e associadas à invasão russa da Ucrânia. Há ainda análises que apontam motivos políticos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a invasão, como a demonstração do poder de influência russo sobre a região e a resolução de “negócios inacabados” com a nação vizinha.

 

https://www.google.com.br/search?q=Os+russos+tomaram+uma+parte+do+territ%C3%B3rio+ucraniano&source=hp&ei=eXwqY9X7L7T21sQPhe25-AE&iflsig=AJiK0e8AAAAAYyqKiUvr6-IabN56IN37bGpbK-N48TIL&ved=0ahUKEwiVnOXO8KT6AhU0u5UCHYV2Dh8Q4dUDCAc&uact=5&oq=Os+russos+tomaram+uma+parte+do+territ%C3%B3rio+ucraniano&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABOhQIABDqAhC0AhCKAxC3AxDUAxDlAjoRCC4QgAQQsQMQgwEQxwEQ0QM6CwgAEIAEELEDEIMBOgUIABCABDoICC4QsQMQgwE6FAguEIAEELEDEIMBEMcBENEDENQCOgoILhDHARDRAxBDOgQILhBDOggIABCABBCxAzoLCC4QgAQQsQMQgwE6BAgAEEM6BQguEIAEOgsILhCxAxCDARDUAjoOCC4QgAQQsQMQgwEQ1AI6CAgAELEDEIMBOggILhCABBDUAjoGCAAQHhAWOggIABAeEA8QFjoHCCEQoAEQCjoICCEQHhAWEB06CgghEB4QDxAWEB1QhqABWIucAmCOpwJoAXAAeACAAe0DiAGsU5IBCzAuMjkuMjAuMC4ymAEAoAEBsAED&sclient=gws-wiz

 

     Comentário:

     A Rússia está defendendo o seu território que está sendo ameaçada pela OTAN conforme a estratégia militar daquele país.

     A Rússia tentou uma jogada para conseguir a rendição da Ucrânia, como não conseguiu está agora incorporando todo o território ucraniano conquistado na guerra.

     Putin vai tomar a Ucrânia de maneira lenta avançando e conquistando o território inimigo e incorporando a Rússia. Cada conquista é um território da Rússia de agora em diante. Putin quer tomar toda a Ucrânia e transformar em território russo, e ai de quem tentar atacar esses limites territoriais que vai pertencer à Rússia, pois, estão atacando a própria Rússia. Putin está desafiando os seus inimigos europeus e norte-americanos; esse é o seu desejo de mostrar o seu poderio bélico e militar, Putin está cozinhando em banho-maria essa guerra na Ucrânia e não está mostrando o seu poderio bélico-militar. Agora criou essa intervenção e incorporação para atrair seus inimigos para uma armadilha de invasão ao território russo e ter o direito de se defender dos invasores e mostrar a sua força militar convencional, química ou nuclear. Putin está determinado a tomar toda Ucrânia e transformar em território russo.

 

Ernani Serra

 

Pensamento: Não saia de seus limites, preserve seu espaço, não permita que invadam sua privacidade. O caos geralmente vem de pessoas conhecidas e inescrupulosas.

 

HERCULES MOTA