contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 27 de junho de 2021

 


DESMATAMENTO: A AMAZÔNIA ESTÁ SOB AMEAÇA


     EM JULHO, O DESFLORESTAMENTO FOI 278% MAIOR DO QUE NO MESMO PERÍODO DE 2018

Publicado em: 30 Ago 2019, 11:08

     Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia está sob forte ameaça de desmatamento. Entre janeiro e julho de 2019, o desflorestamento foi 67,2% maior do que no mesmo período de 2018. O dado é da Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

     Leia também:

     Desmatamento: por que a Floresta Amazônica em pé vale mais.

     Com selo UEBT, Natura torna visível seu respeito pela biodiversidade.

     Amazônia: o que o desmatamento pode causar na América Latina?

     O desmatamento traz graves prejuízos ambientais, para a qualidade de vida e sociais. Por isso, engana-se quem pensa que desmatar é a única forma de fazer a economia girar na região. Para quem vive na floresta, ela vale mais em pé do que chão.

     Nós, da Natura, acreditamos que o uso dos produtos florestais não madeireiros é o melhor investimento. Dessa forma, juntamente com nossos parceiros, contribuímos para manter 1,8 milhão de hectares de floresta em pé. A base desse número vem de uma análise via sensoriamento remoto das taxas anuais de desmatamento da região amazônica produzidas pelo projeto Prodes, sistema de monitoramento também operado pelo Inpe. Esse dado é levantado a partir da nossa atuação nas cadeias produtivas, projetos socioambientais derivados da repartição de benefícios e o carbono circular, somado aos limites de unidades de conservação ambiental onde temos fornecimento e atuação há mais de cinco anos.

     Transformando o valor da floresta

     Em 2011, formalizamos nosso compromisso de desenvolver alternativas sustentáveis e transformar desafios socioambientais em negócio com a implementação do Programa Natura Amazônia. A iniciativa já gerou R$ 1,5 bilhão em negócios na região e beneficiou 4.636 famílias.

     Um dos exemplos mais claros do valor que compreende manter uma árvore em pé é a ucuubeira. Na década de 1980, a espécie chegou a entrar na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) como uma das que estariam extintas até 2050.

     Após estudos de retorno financeiro, concluímos que a ucuubeira preservada gera uma renda três vezes maior para as comunidades da floresta com a extração das sementes. Foi assim que a ucuuba se tornou um dos ativos vegetais que compramos com o lançamento de Ekos, como também acontece com a castanha, açaí, murumuru, entre outros.

     Com o comércio justo e sustentável das diversas matérias-primas que a Amazônia abriga, é possível fazer o uso sustentável da floresta, sem derrubá-la.

     Comentário:

     O Brasil está sob o comando de grupos mafiosos que dominam o governo federal e seus órgãos ministeriais com o propósito de corrupção generalizada. Esses grupos mafiosos estão destruindo não só as florestas como também o país no seu todo e com o aval de países estrangeiros que compram essas madeiras nobres e ilegais com documentos esquentados para parecerem legais; se os países estrangeiros deixassem de comprar os produtos de exportação principalmente a madeira, a soja, o milho, as carnes, a floresta ficaria em pé e beneficiaria toda a humanidade. Com a destruição das florestas o homem está sendo um suicida e comprometendo toda humanidade a autodestruição.

 

Ernani Serra

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/06/27/madeira-de-desmatamento-ilegal-e-retirada-de-floresta-nacional-e-transportada-a-luz-do-dia.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=16YDWDufBpQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=hPTlsV2lmBw&t=6s

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/06/13/crime-ambiental-sem-punicao-ha-10-anos-reflete-crise-na-fiscalizacao-do-meio-ambiente.ghtml

 

https://globoplay.globo.com/v/9600261/?s=0s

 

Pensamento: O egoísmo, o egocentrismo, a ambição é o veneno que a humanidade está digerindo.

 

Ernani Serra