contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

 

                    

OS ANIMAIS SÃO COMO GENTE


Nova Zelândia reconhece legalmente todos os animais como seres sencientes.

 

A Nova Zelândia reconhece legalmente o que todo defensor dos animais já sabe, que todos os animais são seres sencientes e tem sentimentos como eu e você.

 

A decisão se estendeu a todos os animais, não apenas a cães, gatos, símios e golfinhos.

 

O Projeto de Emenda ao Bem-Estar Animal, aprovado em maio de 2015, estipula que, agora, é necessário "reconhecer os animais como sencientes" e que seus tutores devem "atender adequadamente ao bem-estar desses animais". Ou seja, os animais devem ser tratados de maneira que não lhes sejam causados dor e angústia.

 

"Dizer que os animais são sencientes é afirmar explicitamente que podem experimentar emoções positivas e negativas, incluindo dor e angústia, disse a Dra. Virgínia Williams, presidente do Comitê Consultivo Nacional de Ética Animal, de acordo com o animalequality.net

 

Quaisquer animais podem igualmente sentir dor física e psicológica assim como os humanos. Aliás, os animais também são conscientes, eles têm consciência de si e do seu entorno. O que existe são diferentes níveis de consciência.

Também a França modificou sua legislação, recentemente, conferindo aos animais o status de seres sencientes, ou seja, retirando-os definitivamente da condição de coisa. Alguns países como a Alemanha, Suíça e Áustria já fizeram constar em seus textos legais que animais não são objetos.

 

Link do artigo de lei aqui 

 

Redatora, Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.

Defensora dos Animais e do Meio ambiente.
Comunicadora Formada em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

Uma Escolha pela Vida - A Importância de Nossas Escolhas Diárias de Consumo & Veganismo em Rede - Conexões de um Movimento em Expansão

 

Para mais informações acesse o link

https://veganismoemrede.blogspot.com/

 

Conheça mais sobre o movimento que mais cresce no mundo e faça escolhas conscientes! Por sua saúde, pela preservação do meio ambiente e por compaixão aos animais.

 

Dizy Ayala às 07:15

Compartilhar

8 comentários:

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

Unknown31 de julho de 2020 17:58

O proximo passo talvez seja deixarmos de comer cadaveres.Tudo isso por respeito aos animais e não por compaixão.

Responder

Respostas

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

Dizy Ayala3 de agosto de 2020 14:41

Isso é o que almejamos a libertação animal de toda exploração humana por respeito e compaixão aos nossos semelhantes, os animais.

Responder

 

Prof. . ALVORI AHLERT2 de agosto de 2020 18:28

Parabéns Dizy Ayala pelo seu texto informativo. Já em 1927, ao cunhar o termo “Bioética, Fritz Jahr apontava que a psicologia não se restringe aos seres humanos, mas aplica também os mesmos métodos para os animais”. Poe meio da biopsicologia (estudo da alma de todos os seres vivos) começou-se a construir elementos para a bioética, como, por exemplo, a assunção de obrigações morais em relação aos seres humanos e todas as formas de vida. Tudo o que vive IMPORTA!

Responder

Respostas

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

Dizy Ayala3 de agosto de 2020 14:46

Grata por seu comentário Prof. Alvori! Há quanto tempo vozes se levantam em prol dos animais, inclusive no campo da ciência, que já comprovou a senciência e níveis de consciência nos animais. E sim, toda vida importa.

Responder

 

Prof. . ALVORI AHLERT2 de agosto de 2020 18:30

Vale lembrar o Imperativo Bioético de Fritz Jahr: “RESPEITAR TODOS OS SERES VIVOS EM GERAL, COMO UM FIM EM SI MESMO E TRATÁ-LOS, SE POSSÍVEL, COMO TAL”.

Responder

Respostas

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

Dizy Ayala3 de agosto de 2020 14:51

Isso. Os animais existem por seus próprios propósitos e não para nos servir. Que lhes seja permitido o direito à vida. Abraço fraterno.

Responder

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

jornalivre5 de agosto de 2020 20:34

Estive na Nova Zelândia como professor visitante. Eles querem conhecer a cultura brasileira e nós precisamos aprender com eles.

Responder

https://lh3.googleusercontent.com/zFdxGE77vvD2w5xHy6jkVuElKv-U9_9qLkRYK8OnbDeJPtjSZ82UPq5w6hJ-SA=s35

jornalivre5 de agosto de 2020 20:35

Prof. Luciano Maluly (USP) MUITO OBRIGADO PELA MENSAGEM.

 

O que é um ser senciente?

Senciência é a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos de forma consciente. Em outras palavras: é a capacidade de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia. A palavra senciência é muitas vezes confundida com sapiência, que pode significar conhecimento, consciência ou percepção.

Senciência = sensibilidade + consciência, ou seja, capacidade do animal não humano sentir e manifestar dor, medo, sofrimento, felicidade, anseios, lembranças, e por que não dizer, pensamentos.

 

Ernani Serra

 

https://historiascomvalor.com/touro-persegue-desesperadamente-o-caminhao-que-estava-levando-sua-amada-vaca/?fbclid=IwAR3BCsowWWBnSsUTUAweJJBk-dgFEPyrrFGrWbnqQRc4wmC88iG-cq__Fd0

 

https://jus.com.br/artigos/30710/animais-seres-sencientes#:~:text=Antes%20de%20discorrer%20sobre%20o,por%20que%20n%C3%A3o%20dizer%2C%20pensamentos.

 

https://historiascomvalor.com/cao-que-era-negligenciado-e-adotado-de-abrigo-e-se-torna-cao-de-terapia/?fbclid=IwAR0dosw_2lIEQzSnUfJeRhJJL-8X_HMpYx5ksSa-yNcC3DOIH-_hT-Lq79Y

 

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/07/31/em-ms-vizinhos-dizem-que-porco-pensa-ser-cachorro-e-e-a-sensacao-do-bairro-ele-corre-atras-das-motos.ghtml?fbclid=IwAR0WID5k0HavQXq5XcAorZeAxI569I-R0alYx1wRqaCF3zgkB3Xv90kO7SY

 

https://www.animal-ethics.org/morte-animais-usados-para-alimentacao/

 

Pensamento: Quando chegará o dia em que os animais serão respeitados?

 

Ernani Serra