contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 26 de agosto de 2020



FORMIGUEIRO HUMANO


     Superpopulação e Suas Consequências para o Meio Ambiente.

Postado 8 anos atrás.

Por em Recursos Naturais.

     Superpopulação não é o enredo de uma história contada na visão de Hollywood é um problema real que pode resultar em grandes problemas num futuro mais próximo do que imaginamos, assim avaliam estudiosos.   Dois pontos são fundamentais para que o aumento de pessoas no mundo não se transforme em um grande “pesadelo”: transição adequada para um sistema econômico que favoreça o crescimento e que ele seja ligado principalmente, a preservação do meio ambiente.

     Era uma vez 8000 a.C e a população do planeta, calcula-se, era de 5 milhões de habitantes. E muito tempo se passou até que o planeta passou a abrigar cerca de 7,1 bilhões de pessoas. O que mudou? Vivenciamos o problema da superpopulação e quem está sofrendo diretamente com esse “aperto” é o ambiente.

     Você sabia que com a população atual, não levando em consideração as áreas com água do globo, se hipoteticamente resolvêssemos dividir o território, cada pessoa teria apena dois quarteirões de terra ? Não é um cálculo hipotético e sim aquilo que foi revelado durante o recente Rio+20. Obviamente, que alguns países, digamos, estão mais saturados que os outros, algumas cidades mais que as outras.

     Um dos principais problemas da superpopulação mundial é o que vem acontecendo com o meio ambiente. Quanto maior o número de pessoas, é necessário aumentar ainda mais o uso dos recursos naturais e segundo pesquisas, atualmente, podemos considerar que o uso indevido supera 50% da capacidade que tem a natureza  para reposição.

     Ou corremos para controlar esse desperdício de recursos naturais e poupamos a natureza ou as previsões para as gerações futuras não são nada boas.  Daqui há 18 anos, segundo estudiosos, no ritmo que estamos indo, será preciso “encontrar” um segundo planeta terra para dar conta das necessidades da população. Bem estilo filme de Hollywood em que a população luta para sobreviver sem os recursos naturais disponíveis, como se o fim do mundo tivesse chegado.

     Pode parecer tudo muito fantástico, previsões exageradas e situações muito longe de acontecer, mas se você pensar um pouquinho não é, 18 anos, passam muito mais rápido do que podemos imaginar.

     A verdade crua e nua é que o poder de economia mundial foi crescendo, a tecnologia evoluindo, o homem com maior poder aquisitivo, as pessoas consumindo e consumindo e a população crescendo. Todo esse processo aconteceu sem previsões e sem receio de que pagaríamos caro em algum momento por esse abuso devastador do ambiente.

     Superpopulação Brasileira.

     Esperamos que não seja tarde demais, que o mal possa ser remediado,  para isso existem encontros com representantes de governos de vários países, como o Rio+20, onde ideias são colocadas no papel depois de longas discussões. Apesar de que foi um momento onde foi falado do meio ambiente, mas não de superpopulação.

     Como em qualquer tema “delicado” existe uma corrente de pessoas que pensam de um modo e outras de outro modo. No momento, o grupo que coloca a população como a principal vilã dos problemas ambientais é aquele com maior número de adeptos. Porém, a quem nos defenda de sermos os responsáveis pelas desgraças mundiais. Quem está certo ou quem está errado? Não podemos afirmar, porém, sabemos que é um momento importante e que a população, essa grande população mundial, deve fazer a sua parte.

     A Superpopulação e Momento atual do Brasil em relação ao Tema

     O nosso país, segundo estudiosos, está vivendo um bom momento em relação a faixa etária da sua população. Seria um período especial, que só acontece em uma única vez para cada país. Esse momento é chamado de “bônus demográfico” e seria o primeiro passo para fazer parte do grupo de países ricos, alguns em crise agora. Esse período é caracterizado por aquele em que as pessoas na faixa etária adulta, que trabalham e geram renda, é maior do que aquele infantil e de idosos.

     O que significa que os “dependentes” são em número inferior aqueles que podem colaborar para o crescimento do país. A taxa brasileira hoje seria de 45 dependentes para 100 economicamente ativos. O maior número de brasileiros está concentrado na faixa etária entre 20 e 29 anos. O que na prática representaria um aumento significativo na economia do país.

     Porém, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo não basta ter uma grande parte da população trabalhando e gerando renda para o país, é preciso que o governo trabalhe para aproveitar a mão de obra e crie mecanismos para crescer sem prejudica ainda mais o meio ambiente.

     A economia em crescimento do Brasil está atraindo os olhos do resto do mundo. O Brasil faz parte do grupo BRICS, junto com a Rússia, a Índia, a China e África do Sul, desses países o que tem a maior população é a China e é o que está aproveitando melhor esse momento de expansão. Porém, o que se observa ainda é que apesar de conseguir retirar uma boa parte da população da pobreza, os chineses estão imigrando para outros países criando praticamente uma China dentro de uma outra cidade.

     Uma outra observação que fazem os estudiosos é que os chineses estão crescendo sem se preocupar com os efeitos negativos que estão causando ao meio ambiente. Segundo pesquisas, dois terços dos rios e lagos da China são contaminado, e mais, na lista de cidades mais poluídas do mundo, de 20, 16 são na China. Milhares de chineses estão ficando doentes pelo uso indevido e sem controle de determinados produtos químicos na produção das fábricas. Como dá para observar é um tipo de crescimento que não interessa a nenhuma população consciente.

     Para crescer sem pagar caro depois é preciso fazer como fez a Coreia do Sul, por exemplo, uma das principais preocupações foi com a educação e a economia foi gerada por pessoas preparadas e conscientes da importância da preservação do meio ambiente.

     A conta infelizmente é simples, mas tem muita gente que prefere não fazê-la ou ignorá-la sem pensar que isso terá um preço num futuro mais próximo do que se imagina. A população cresceu e está crescendo demais, com isso a economia também, a produção para atender a esse aumento de pessoas está consumindo mais do meio ambiente do que ele pode suportar.

 

     Comentário:

     A humanidade está passando por uma situação catastrófica através da explosão demográfica que está virando uma implosão demográfica com tendências a exterminação de todos os seres vivos inclusive a Terra que vai ficar deserta.

     Faz-se necessário que todas as autoridades mundiais tomem cuidados e procurem os meios adequados para evitar essa catástrofe de todos os seres vivos e do meio ambiente.

     Procurem fazer o controle da natalidade mundial para chegar ao equilíbrio socioeconômico e financeiro de todos os países. Parem de incentivar com programas governamentais a explosão demográfica. Parem com as queimadas e incêndios criminosos e os desmatamentos nas florestas. Sem as florestas haverá um colapso no meio ambiente sem perspectivas de renovação; tudo vai abaixo como um castelo de areia, as terras ficam áridas e não produzem mais nada, as águas desaparecem e nada pode ser produzido sem esse precioso líquido. A cadeia alimentar desmorona e vai haver um desequilíbrio na natureza. A natureza vai se revoltar contra o homem e aumenta ainda mais os seus problemas nesse planeta Terra.

     Deus ou o Universo está procurando equilibrar o que o homem está desequilibrando e destruindo. A Pandemia veio para alertar e abrir os olhos do homem do perigo que estão passando e caminhando para autodestruição mundial. O homem que se achava todo poderoso se rendeu aos vírus invisíveis do Covid-19 e eles vieram para diminuir a população mundial, só que, ainda é muito pouco para chegarmos ao equilíbrio do meio ambiente e social.

     As autoridades precisam limpar os rios e oceanos da poluição e do envenenamento das águas pelos agrotóxicos e indústrias.

     O mundo precisa de um saneamento básico de verdade e não um saneamento de canos despejando os detritos nos rios e oceanos. Saneamento que limpe as águas poluídas (rios e oceanos) e as deixem cristalinas para o consumo humano. A poluição está destruindo o meio ambiente e as tecnologias não estão fazendo nada para beneficiar a natureza que por sua vez vai beneficiar o homem. O homem é inconsequente e só pensa em si mesmo e acha que o mundo gira em torno de si mesmo, é um egoísta e um egocêntrico nato.

     A corrupção e os corruptores vieram para agilizar a destruição da humanidade, parece que estamos fadados a uma autodestruição mundial. Se assim for, nada poderemos fazer para conter os desígnios de Deus, tudo que o homem vier a fazer será para estimular a sua morte na face da Terra.

     Espero que não estejamos num labirinto sem saída e que Deus tenha misericórdia desse homem tão desumano e cruel que está vivendo e convivendo nesse planeta tão lindo que Deus nos deu como uma dádiva dos Céus, um paraíso que o homem está transformando num inferno e na sua própria sentença de morte.

     A população mundial está um verdadeiro formigueiro desgovernado e sem estrutura para sobreviver as crises que virão. Têm mais gente nascendo do que morrendo, o ser humano está como uma máquina de produção industrial. Isso é o fim da humanidade.

Ernani Serra

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=CWI8hLMcUGo&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=Yb5b3Dt4kdk

https://meioambiente.culturamix.com/category/recursos-naturais

 

Pensamento: O mundo está implodindo de gente.  

Ernani Serra

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.