contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 22 de junho de 2022

 


LITUÂNIA VS RÚSSIA

 

 

     Como Kaliningrado pode se tornar o próximo ponto de tensão entre Rússia e Ucrânia.

     Sanções a território localizado na costa do Báltico motivou novo desentendimento entre Moscou e União Europeia.

22/06/2022 às 04:30 | Atualizado 22/06/2022 às 20:59

 

     As tensões estão aumentando em torno do enclave russo de Kaliningrado, um território isolado, mas estrategicamente significativo na costa do Báltico, que em breve poderá ser arrastado para a guerra do Kremlin.

 

     A Rússia reagiu furiosamente depois que a Lituânia proibiu a passagem de mercadorias em seu território e até Kaliningrado. Mas a Lituânia diz que está apenas seguindo as sanções da União Europeia, e o bloco europeu demonstrou apoio ao país.

 

     A disputa agora ameaça aumentar as tensões entre Moscou e a UE, que já anunciou vários pacotes de sanções a produtos russos.

 

     Governo Biden anuncia equipe para processar autores de crimes de guerra na Ucrânia.

     Moscou pede explicação a embaixador após UE cortar embarques para posto avançado do Báltico.

     Aqui está o que você precisa saber sobre Kaliningrado, sua história e sua importância para a Rússia.

 

     O que desencadeou a briga

     Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro, especialistas temem que Kaliningrado possa se tornar um ponto de tensão entre Moscou e a Europa.

 

     É o território russo mais ocidental e a única parte do país cercada por Estados da UE. A Lituânia fica entre Kaliningrado e Belarus, aliada da Rússia, enquanto a Polônia faz fronteira ao sul.

 

     Na segunda-feira (20), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a medida adotada pela Lituânia era sem precedentes e que a Rússia a considerava ilegal. “É parte de um bloqueio, é claro”, disse Peskov. Outras autoridades russas ameaçaram uma resposta.

 

     Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, disse: “A Rússia certamente responderá a essas ações hostis”. As medidas estão sendo elaboradas em um formato interdepartamental e serão tomadas em breve. “Suas consequências terão um sério impacto negativo impacto na população lituana”, segundo a agência de notícias estatal RIA.

 

     Os produtos sancionados impedidos de serem exportados para o território russo pela União Europeia incluem máquinas de construção, ferramentas e outros equipamentos industriais, segundo a agência de notícias estatal russa TASS, citando o Ministério do Desenvolvimento Econômico. Alguns bens de luxo também estão incluídos.

 

     A Lituânia não impôs restrições “unilaterais, individuais ou adicionais” informou seu Ministério das Relações Exteriores em comunicado na segunda-feira.

 

     O embaixador da Lituânia em Moscou foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia e comunicado que se o trânsito de mercadorias para a região de Kaliningrado não fosse totalmente restaurado, a Rússia se reservaria o direito de tomar medidas para proteger seus interesses nacionais.

 

     Mas a UE tem apoiado seu Estado-membro. Falando à Reuters, Dmitry Lyskov, representante do governo regional, foi forçado a pedir aos moradores que não entrassem em pânico em resposta à briga. Os produtos sancionados terão agora de viajar por mar.

 

     Veja onde fica:

     Kaliningrado fica entre a Polônia e a Lituânia

     O que é Kaliningrado

     Kaliningrado é um enclave russo entre a Polônia e a Lituânia. Foi capturado pelas tropas soviéticas da Alemanha nazista em abril de 1945 e depois se tornou parte do território soviético como resultado do Acordo de Potsdam. Foi renomeado do alemão Königsberg em 1946.

 

Durante décadas, foi uma região fortemente militarizada, fechada para estrangeiros. Mas nos últimos anos se tornou um destino turístico emergente e recebeu jogos durante a Copa do Mundo de 2018.

 

 

     Tem uma população de cerca de um milhão, a maioria dos quais vive na capital de mesmo nome. O enclave é uma das regiões mais prósperas da Rússia, com extensa indústria. Seu porto, Baltiysk, é o mais ocidental do território russo e, significativamente, está livre de gelo durante todo o ano.

 

     As ruas da cidade principal estão repletas de grandes exemplos da antiga arquitetura alemã ao lado de sombrios blocos de apartamentos soviéticos de concreto.

 

     Mas o significado de Kaliningrado vem principalmente de sua localização no mapa. Uma fina faixa de terra ao sul de Kaliningrado a separa de Belarus e conecta o território polonês e lituano. Conhecido como corredor de Suwalki, é a única ligação terrestre entre os estados bálticos e o resto da União Europeia.

 

     Kaliningrado é também a sede da Frota Russa do Báltico. A RIA informou na segunda-feira que a frota havia iniciado exercícios de foguetes e artilharia previamente planejados, dizendo que “cerca de 1.000 militares e mais de 100 unidades de equipamentos militares e mísseis estão envolvidos nas manobras”.

 

     Em 2002, a UE e Moscou chegaram a um acordo sobre viagens entre a Rússia e Kaliningrado, antes da Polônia e Lituânia ingressarem na União em 2004. Quando esses países ingressaram, o enclave ficou cercado por três lados pelo território da UE. A Rússia diz que o acordo de 2002 foi agora violado.

 

     Presença nuclear

     A importância de Kaliningrado tornou-se ainda maior para a Rússia com a planejada adesão da Suécia e da Finlândia à Otan. Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, disse em maio que os planos de adesão significam que “não será mais possível falar sobre qualquer status não nuclear do Báltico – o equilíbrio deve ser restaurado”.

 

     A Rússia há muito critica a presença de países da Otan em torno de Kaliningrado. “Eles moveram a infraestrutura da Otan para perto de nossas fronteiras”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à CNN em 2015, após relatos de que a Rússia havia movido mísseis Iskander com capacidade nuclear para a região.

 

     O governo russo não reconheceu que possui armas nucleares baseadas em Kaliningrado, mas em 2018 a Federação de Cientistas Americanos concluiu que a Rússia modernizou significativamente um bunker de armazenamento de armas nucleares na região, com base na análise de imagens de satélite.

 

     Desde a invasão da Ucrânia, a Lituânia pediu a Otan para aumentar o envio de tropas em seu território. Em abril, o presidente Gitanas Nauseda disse que o Batalhão de Presença Avançada Reforçada da Organização deveria ser transformado em “pelo menos” do tamanho de uma brigada, e pediu reforço do corredor de Suwalki.

 

     Comentário:

     A situação no Báltico está cada dia pior. Estão transformando aquela região num barril de pólvora.

     Estão provocando a Rússia, impedindo o transito pela Lituânia, isso foi tido como uma provocação à Rússia.    Tudo indica que o Ocidente quer criar mais um problema de fronteira com a Rússia. Já não bastam os problemas causados com a Ucrânia que, por falta de diálogo antes da invasão, hoje está arrasada, com perdas materiais e de vidas humanas.

     Agora é hora de sentar-se à mesa das negociações para achar uma solução pacífica, antes que seja tarde demais, pois, a Lituânia faz parte do tratado com a OTAN e qualquer ameaça russa pode deflagrar numa III Guerra Mundial, é preciso que as autoridades mundiais tenham um bom senso.

     Presidente lituano diz que país está preparado para “ação hostil” da Rússia. Foi por causa dessas palavras que a Ucrânia caiu em desgraça e agora vem o presidente da Lituânia dando de herói levando o país a desgraça.

     A Rússia não está de brincadeira, está defendendo o seu território, só agora que a Rússia descobriu o perigo com a perda dos países fronteiriços pela URSS que deu de mão beijada a independência e que, agora, estão sob o controle da OTAN.

     A Rússia está tão bem preparada belicamente como esteve a Alemanha Nazista de Adolf Hitler e ainda conta com o apoio da China e da Coreia do Norte. A Alemanha de Hitler, o Japão e a Itália, lutaram com o mundo todo, foi uma grande façanha. A Rússia e seus aliados podem lutar com todos os países do mundo com suas bombas nucleares, seus grandes Exércitos e suas armas sofisticadas, mas mesmo assim, poderá causar a destruição mundial. Não custa nada as autoridades deixarem passar pela Lituânia o comércio russo. Com essa falta de cooperação a Rússia poderá também revidar com o confisco das mercadorias que estão no porto da Ucrânia em benefício de seu país e em detrimento a fome mundial, guerra é guerra, e os alimentos fazem parte dessa guerra de pressão.

     O certo é fazerem as pazes e evitar os conflitos e confrontos e chegar a um denominador comum entre ambas as partes.

 

Ernani Serra

 

     Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.

 

Charles Chaplin

 

https://www.google.com.br/search?q=lituania+e+russia&source=hp&ei=NcGzYpbvDuyH5OUPjbOHoAI&iflsig=AJiK0e8AAAAAYrPPRVhRdWTM5w4iis8JVcGkFAfhDn88&oq=Lituania+e+R%C3%BAssia&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYADIGCAAQHhAWOgsIABCABBCxAxCDAToLCC4QgAQQsQMQgwE6CAguEIAEELEDOgUILhCABDoRCC4QgAQQsQMQgwEQxwEQ0QM6DgguEIAEELEDEMcBEKMCOgQIABBDOgQILhBDOgcIABCxAxBDOgoILhDHARCjAhBDOgUIABCABDoOCC4QgAQQsQMQgwEQ1AI6BAgAEAM6CAgAELEDEIMBOggILhCABBDUAjoKCAAQsQMQgwEQCjoKCC4QgAQQ1AIQCjoGCAAQChADOgcIABCABBAKOgQIABAKOgoIABDEAhBGEIICOggIABAeEBYQCjoFCCEQoAE6CAghEB4QFhAdOgcIIRAKEKABUABY9EdgoHBoAnAAeACAAcwCiAHyG5IBBzAuOS43LjGYAQCgAQE&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!

 

William Shakespeare