contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

 


TECNOLOGIA E ESCRAVIDÃO DO TRABALHADOR

 

     A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

 

     O ponto de partida da indústria na Inglaterra se deu por meio da indústria têxtil, e as primeiras grandes máquinas do período foram idealizadas para ampliar a produção de roupas. Isso se concretizou por meio do desenvolvimento das máquinas de tear, como a spinning frame, que permitia que uma pessoa que a manejasse fosse capaz de tear dezenas de fios ao mesmo tempo.

 

     A ampliação da produção por meio das máquinas contribuiu para a redução salarial e permitiu que os lucros obtidos pelos donos de indústrias fossem utilizados no desenvolvimento de novas tecnologias. Foi o que aconteceu também, por exemplo, com as estradas de ferro, que passaram a ser construídas a partir da década de 1830 por todo o território inglês.

 

     Esse meio de transporte, então mais eficiente, foi financiado, portanto, com dinheiro do lucro dos donos de indústrias. As estradas de ferro na Inglaterra permitiram diminuir o tempo do deslocamento e possibilitaram aumentar a capacidade de mercadoria produzida. Em suma, as indústrias podiam investir no aumento da produtividade porque havia um meio eficiente para transportar suas mercadorias.

     A burguesia europeia, fortalecida e enriquecida, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria.

 

     Logo verificou-se que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.

 

     Devido à baixa remuneração, condições de trabalho e de vida sub-humanas, os operários se organizam.  Desta forma, associaram-se em organizações trabalhistas e sindicatos para reivindicar melhores jornadas, menores, e aumento de salários.

 

     A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, transportes, agricultura, pecuária e todos os outros setores da economia, inclusive o cultural.

 

     A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica. Ao mesmo tempo, acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária. Era o início de uma nova época, onde a política, a ideologia e a cultura gravitavam em dois polos: a burguesia industrial, financeira, e o proletariado.

 

     As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e a própria reorganização do espaço e do capitalismo.

 

     Comentário:

     A expansão social obrigou o homem a tomar novos caminhos para o desenvolvimento comercial e industrial foi o caso da Revolução Industrial na Inglaterra. Esse novo caminho só veio a favorecer a classe burguesa que explorava a mão de obra do proletariado e escravo do novo sistema. Enganavam o povo dizendo que com a industrialização acabaria com a fome mundial pois, iam produzir acima do necessário e empregar muita gente. Realmente, empregou muita gente com salários reduzidos a fome, e os excedentes da produção ficavam nos estoques para garantir mais lucros aos empresários. Essa revolução não somente escravizou os operários como os países subdesenvolvidos, emergentes, que não conseguiram se industrializar, e nem esses países industrializados queriam que os países pobres viessem a concorrer com esse capital industrial, pois, era vantajoso receber a matéria prima in natura desses países em desenvolvimentos e depois vender em forma de produtos manufaturados a esses mesmos países.

    

     Como sempre, o homem vem explorando o próprio homem, o homem é o predador dele mesmo, a revolução industrial foi muito boa e conveniente para a classe burguesa que ficou mais rica as custas da miséria do trabalhador que perdeu empregos para as máquinas e os que ficaram no trabalho escravo, ficaram passando fome. Como é hoje, o Salário Mínimo do trabalhador para os empresários.

    

     A tecnologia moderna está vindo acelerada para destruir o proletariado obreiro do Brasil e do mundo capitalista ou não. A escravidão vai continuar para sempre na sociedade burguesa que se acham superiores ao proletariado escravo de salários mínimos que não dá para sua sobrevivência. Isso já se tornou comum e indispensável em toda parte do globo terrestre.

    

     A moda atual é a Inteligência Artificial (IA) que está vindo e sendo implantado no mercado com falsas promessas para o trabalhador, é mais umas de suas artimanhas capitalistas para destruir a mão de obra operante no mercado. A IA vai dar o golpe de misericórdia a globalização, vai implantar a fome e a miséria social em toda parte do globo. Vai diminuir empregos e fomentar exércitos de desempregados e famintos pelo mundo. Vai substituir o homem pelos robôs (cibernética).

 

Ernani Serra

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=escravid%C3%A3o

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=sal%C3%A1rios

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=IA

 

Pensamento: O homem é a imagem das máquinas que constroem, sai de sua mente diabólica para a destruição da humanidade.

 

Ernani Serra