contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 21 de março de 2024


 





FOME MUNDIAL

 

     Fome no mundo compromete objetivos da ONU para 2030.

     Relatório da FAO indica que objetivo de acabar com a fome e com todas as formas de desnutrição não será mais alcançado.

     Conhecida pela sigla FAO, correspondente à sua denominação em inglês, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura divulgou há alguns dias em sua sede, em Roma, a edição mais recente do relatório sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo. Elaborado pela FAO em conjunto com outros organismos do sistema da Organização das Nações Unidas, a ONU, entre eles a Organização Mundial da Saúde, o relatório é alarmante.

     Ele indica, com toda clareza, que alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS, fixados pela ONU para 2030 – não serão mais alcançados. São os objetivos listados no ODS número 2, que determinam para a comunidade internacional a obrigação de acabar com a fome e com todas as formas de desnutrição até 2030, ou seja, daqui a pouco mais de seis anos.

     As informações apresentadas no relatório comprovam essa perspectiva lastimável. Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, o que equivale a quase 10% da população do planeta. E esse número, que deveria estar caindo por conta da meta de “fome zero” fixada para 2030, aumentou significativamente nos últimos anos. São 120 milhões a mais, em comparação com 2019, antes da pandemia de covid-19. Já o quadro mais geral de insegurança alimentar atinge quase 2,5 bilhões de pessoas, praticamente um terço dos habitantes da Terra.

     Por ocasião da divulgação do relatório, no último dia 12, a FAO alertou para o fato de que, desde a edição de 2017, o relatório vem repetidamente chamando a atenção para fatores que estão inviabilizando os objetivos do ODS número 2, de eliminação da fome e da desnutrição. De um lado, a intensificação e a inter-relação de conflitos armados, situações climáticas extremas e crises econômicas. De outro lado, a crescente desigualdade social, com a consequente falta de maior acesso a alimentos nutritivos.

     As informações relacionadas ao Brasil são igualmente preocupantes. De um total de cerca de 210 milhões de habitantes, a situação de fome absoluta atinge 10 milhões em nosso país, segundo o relatório; e a insegurança alimentar, um total de 70 milhões.   Apesar de um quadro de relativa estabilidade entre os dados de 2021 e 2022, no Brasil e no mundo, é um número extremamente elevado de pessoas em condições alimentares muito precárias.

     O relatório elaborado pelos organismos da ONU pode ser encontrado na internet. Abaixo está disponível o link para uma versão resumida do texto no idioma espanhol. O link também dá acesso à versão integral em inglês. É um material informativo de fácil leitura e muito útil para pesquisadores e para todos os que acompanham os enormes desafios para a afirmação da cidadania em nosso planeta.

 

Comentário:

     Estamos num mundo com 8 bilhões de pessoas sufocando o planeta Terra. Essas pessoas se multiplicam como vírus, portanto, a perspectiva é sombria para alimentar tantas pessoas e o planeta já não tem mais espaço para plantar, as terras estão ficando estéreis, virando savanas ou desertos.

     A política está alarmada com a fome dos palestinos isso é apenas uma gota d’água no oceano da miséria social e mundial. A tendência é piorar nos últimos anos de 2050 a 2100. Estamos caminhando a passos largos para uma pandemia de fome mundial que vai abranger todas as classes sociais do planeta.

     O homem é a causa e o resto dos problemas ambientais são os efeitos da ação do homem. Tem que corrigir o erro pela raiz e não pelos galhos e folhas.

     Com a fome e a escassez da água mundial as guerras e guerrilhas vão se espalhar por todo o planeta. As pessoas vão lutar pela sua própria sobrevivência causando um caos mundial. A humanidade vai se autodestruir como exterminou as vidas no planeta pela sua ambição e poder. O homem se tornou um androide da exterminação ambiental. O homem já começou com a destruição ambiental e vai continuar essa ação criminosa perante as leis dos homens e da natureza.   Está difícil parar o homem em sua jornada criminosa contra o meio ambiente, e mais difícil ainda, é parar com a natalidade e a diminuição da população mundial que a cada minuto, agrava os problemas do meio ambiente, tornando um problema irreversível para o fim da humanidade e de todas as vidas no planeta.

 

Ernani Serra

     https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Fome

 

https://www.fao.org/documents/card/es/c/cc6550es

 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/08/31/mapa-da-fome-sinaliza-que-paises-estao-longe-da-meta-para-zerar-indicador-ate-2030-entenda.ghtml

 

Pensamento: Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.

 

William Shakespeare