contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

 


DROGAS QUE CAUSA MISÉRIA SOCIAL

    

      Relatório Mundial sobre Drogas 2023 do UNODC alerta para a convergência de crises e contínua expansão dos mercados de drogas ilícitas

 

     Novas estimativas do Relatório Mundial sobre Drogas 2023 do UNODC sugerem aumento no número de pessoas que usam drogas injetáveis, devido a insuficiência dos serviços de tratamento e outras intervenções, principalmente para um alto número de pessoas deslocadas por crises humanitárias.

 

     Drogas sintéticas "de baixo custo e fáceis", com resultados letais, estão mudando os mercados de drogas.

    

     O tráfico de drogas acelera a degradação ambiental e o crime na bacia amazônica.

Maior monitoramento do impacto das substâncias psicoativas na saúde pública faz-se necessário devido à aceleração das mudanças regulatórias e aos testes clínicos com as substâncias.

    

     Viena, 26 de junho de 2023 - A oferta de drogas ilícitas - que continua a atingir níveis sem precedentes - e as redes de tráfico - cada vez mais ágeis - estão agravando as crises globais convergentes e desafiando os serviços de saúde e as respostas de aplicação da lei. É o que aponta o Relatório Mundial sobre Drogas 2023, lançado nesta segunda-feira (26) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

 

     Novos dados de 2021 fornecem uma estimativa global de pessoas que injetaram drogas em 13,2 milhões, 18% superior ao ano anterior. Globalmente, mais de 296 milhões de pessoas usaram drogas em 2021, um aumento de 23% em relação à década anterior. Enquanto isso, o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos.

 

     O Relatório apresenta um capítulo especial sobre tráfico de drogas e crimes que afetam o meio ambiente na bacia amazônica, além de seções sobre testes clínicos envolvendo psicoativos e o uso medicinal de cannabis; uso de drogas em contextos humanitários; inovações no tratamento de drogas e outros serviços; e drogas e conflitos.

 

     O documento destaca ainda como as desigualdades sociais e econômicas impulsionam - e são impulsionadas por - desafios impostos pelas drogas; a degradação ambiental e as violações dos direitos humanos causadas pelas atividades econômicas relacionadas às drogas ilícitas; e a crescente prevalência de drogas sintéticas.

 

     A lacuna no tratamento para transtornos associados ao uso de drogas continua sendo grande. Em 2021, apenas uma em cada cinco pessoas recebeu tratamento por transtornos associados ao uso de drogas. Além disso, as disparidades no acesso ao tratamento em diferentes partes do mundo estão aumentando.

 

     A população jovem é a mais vulnerável ao uso de drogas, bem como a mais afetada pelos transtornos associados ao uso de drogas em várias partes do mundo. Na África, 70% das pessoas em tratamento têm menos de 35 anos de idade.

 

     O documento aponta que saúde pública, prevenção e acesso a serviços de tratamento devem ser priorizados em todo o mundo, caso contrário mais pessoas serão deixadas para trás por conta dos desafios relacionados às drogas. A publicação também destaca a necessidade de que as respostas das forças  policiais acompanhem os modelos ágeis de negócios do crime e a proliferação de drogas sintéticas, de baixo custo e de fácil comercialização.

 

     Ao comentar os achados do Relatório, a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, afirmou: "estamos observando um aumento contínuo no número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas em todo o mundo, enquanto o tratamento não chega a todos de que dele necessitam. Além disso, precisamos intensificar as respostas às redes de tráfico de drogas que se aproveitam de conflitos e crises globais para expandir o cultivo e a produção de drogas ilícitas, sobretudo drogas sintéticas, abastecendo os mercados ilícitos e causando mais danos às pessoas e às comunidades".

 

     Disparidades e desigualdades - O direito à saúde não está garantido para muitas pessoas que usam drogas.Ainda persistem grandes desigualdades no acesso e na disponibilidade de medicamentos controlados para uso médico, principalmente para controle da dor. A disparidade é especialmente predominante entre o norte e sul do mundo e entre as áreas urbanas e rurais, com algumas pessoas sofrendo o impacto negativo de drogas mais do que outras. Cerca de 86% da população mundial vivem em países com pouco acesso a opioides farmacêuticos (conforme regulamentado pela Convenção Única de 1961), principalmente países de baixa e média renda.

 

     Algumas populações de baixa renda e vulneráveis, como as da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, estão presas em áreas rurais com alta prevalência de crimes ligados às drogas ilícitas. A localização remota dificulta muito o fornecimento de cuidados e serviços de tratamento, de recursos ou de Estado de direito a essas populações.

 

     As economias de drogas ilícitas na bacia amazônica estão ampliando suas atividades criminosas para outros segmentos, como extração ilegal de madeira, mineração ilegal, ocupação ilegal de terras, tráfico de animais silvestres, dentre outros - que prejudicam o meio ambiente da maior floresta tropical do mundo. Os povos indígenas e outras minorias estão sofrendo as consequências dessa concentração criminosa, incluindo deslocamento, intoxicação por mercúrio e exposição à violência. Os defensores do meio ambiente muitas vezes são alvos específicos de traficantes e grupos armados.

 

     Embora a guerra na Ucrânia tenha deslocado as rotas tradicionais de cocaína e heroína, há indícios de que o conflito poderia desencadear uma expansão da fabricação e do tráfico de drogas sintéticas, dado o know-how existente e os grandes mercados de drogas sintéticas que estão surgindo no país.

 

     No Sahel, o tráfico de drogas ilícitas financia grupos armados insurgentes e não estatais, enquanto no Haiti, os traficantes de drogas aproveitam as fronteiras porosas para fortalecer seus negócios, ampliando as crises que se multiplicam na região.

 

     Priorizar a saúde pública - Embora novas pesquisas sobre o uso de medicamentos controlados (como as substâncias psicoativas) para tratamento de doenças mentais e transtornos associados ao uso de substâncias sejam promissoras, o documento adverte que o ritmo acelerado desses acontecimentos pode comprometer os esforços para adotar políticas que coloquem a saúde pública acima dos interesses comerciais. Sem estruturas bem projetadas e devidamente pesquisadas, o acesso pode ser muito limitado para aqueles que precisam de tratamento, levando os pacientes a recorrer a mercados ilegais ou, ao contrário, substâncias psicoativas podem ser desviadas para uso não medicinal.

 

     Drogas sintéticas - A produção de baixo custo, fácil e rápida de drogas sintéticas transformou radicalmente muitos mercados de drogas ilícitas. Os grupos criminosos que produzem metanfetamina - a droga sintética fabricada ilegalmente mais difundida do mundo - estão tentando descumprir as leis e as respostas regulatórias por meio de novas rotas de produção, bases de operação e precursores não controlados.

 

     O fentanil alterou drasticamente o mercado de opioides na América do Norte, com consequências catastróficas. Em 2021, a maioria das quase 90 mil mortes por overdose relacionadas a opioides na    América do Norte envolveu fentanil fabricado ilegalmente.

 

     Afeganistão -  A colheita de ópio no Afeganistão, em 2023, pode sofrer um declínio drástico após a proibição nacional das drogas, já que os primeiros relatórios apontam para uma redução no cultivo de papoula. Os benefícios de uma possível redução significativa no cultivo ilícito de ópio no Afeganistão neste ano seriam globais, mas isso aconteceria às custas de muitos agricultores do país que não têm meios alternativos de geração de renda. O país também é um dos principais produtores de metanfetaminas na região, e uma queda no cultivo de opiáceos poderia estimular uma mudança na fabricação de drogas sintéticas, da qual diferentes atores se beneficiariam.

 

     Formato simplificado - Este ano, o Relatório Mundial sobre Drogas é apresentado em um formato mais simplificado e acessível, trazendo um Resumo Executivo e uma série de capítulos explicativos disponíveis em um arquivo PDF para download. Mais de 90 histórias baseadas em dados podem ser acessadas, por meio de um portal  dedicado da web, que pode ser facilmente pesquisado por região, tipo de droga e tema,  oferecendo centenas de gráficos e mapas que podem ser visualizados e extraídos.

 

     O Relatório Mundial sobre Drogas 2023 fornece uma visão global da oferta e demanda de opiáceos, cocaína, cannabis, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas (NPS), bem como seu impacto sobre a saúde.

 

Comentário:

 

     A humanidade deve se abster de sexo com proliferação, pois, o mundo está superlotado e as mulheres colocando filhos para sofrerem nesse inferno terrestre. É isso que vocês querem para o futuro de seus filhos? Sofrimento e dor. A humanidade está angustiada com a explosão demográfica mundial; é preciso colocar em prática os anticoncepcionais e cirurgias e outras modalidades para diminuir a população mundial, para salvar não só o homem, mais todas as vidas do planeta Terra; se continuar como está sem repressão a natalidade toda a humanidade está fadada a um fim trágico juntamente com todas as vidas no planeta.

     O homem está destruindo tudo como um vírus, as florestas estão pegando fogo em toda a parte do mundo e isso nunca foi visto, tudo indica que estão destruindo as florestas de maneira criminosa com intuitos de se apoderarem das terras para fazerem negociatas colocando a culpa no aquecimento global.   O homem é um criminoso nato e chegado a corrupção.

 

Ernani Serra

 

https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2022/06/relatorio-mundial-sobre-drogas-2022-do-unodc-destaca-as-tendencias-da-pos-legalizacao-da-cannabis-os-impactos-ambientais-das-drogas-ilicitas-e-o-uso-de-drogas-por-mulheres-e-jovens.html?fbclid=IwAR2VRxNut6RltKlfQSejUl4ntkwO2lQUBftAP1sleWVb3Bb1BUAxEDQ9P-Y

 

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=DROGAS+MUNDIAIS

 

https://www.youtube.com/watch?v=8FJvvpfmKdk

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZiYN-vCbvT0

 

https://www.gruporecanto.com.br/blog/saiba-quais-sao-as-13-drogas-mais-usadas-no-brasil/

 

Pensamento: Tudo de graça sai caro.

 

Anônimo