contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

segunda-feira, 17 de outubro de 2022


AS DROGAS ESTÃO EM TODOS OS PAÍSES

 

     Nas primeiras décadas do século 21, cerca de 500 mil americanos morreram por conta de overdose relacionada a algum opioide, seja de uso ilegal ou receitado por um médico, segundo o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

 

     No livro O Império da Dor, publicado em 2021, o jornalista americano Patrick Radden Keefe destaca que hoje os opioides "são a principal causa de mortes acidentais no país".

 

     "Eles ceifam mais vidas do que acidentes de trânsito e até mais do que ferimentos à bala", destaca.

 

     Radden Keefe, que participa do Hay Festival em Medellín e Cartagena, analisa em seu trabalho as origens dessa epidemia, que foi declarada uma emergência nacional de saúde pública.

 

     Seu trabalho se concentra na trama sombria por trás da criação e comercialização deste popular analgésico pela família Sackler, uma das dinastias mais ricas dos Estados Unidos.

 

     E revela como as estratégias agressivas de marketing usadas para promover o OxyContin - uma droga mais poderosa que a morfina e altamente viciante - levaram ao que o CDC chama de "a primeira onda" da crise: a dos opioides prescritos.

 

     O vício em OxyContin e outros analgésicos opiáceos, como Vicodin e Percocet, levaram centenas de milhares de americanos a recorrer a outro opioide, desta vez ilegal: a heroína (a "segunda onda" da crise).

 

     Eventualmente, muitos viciados mudaram para opioides sintéticos, em particular o fentanil (a "terceira onda" que ainda está acontecendo, matando cerca de 136 pessoas por dia, de acordo com o CDC).

 

     Mas a pesquisa de Radden Keefe revela que o enorme sucesso do OxyContin não se deve apenas às táticas inescrupulosas dos Sacklers. O contexto também foi fundamental.

 

     Os fabricantes do analgésico, diz ele, se aproveitaram de um fenômeno que vinha se formando no corpo médico americano naqueles anos: uma crescente obsessão por encontrar maneiras de aliviar o sofrimento causado por condições crônicas ou menores.

 

     "Acabou sendo muito útil que, no momento em que os Sacklers estavam começando a desenvolver o OxyContin, a maneira como eles abordavam o tratamento da dor estava sendo completamente reconsiderada entre os médicos", diz ele no livro.

 

     "Entre 1990 e 1994, o uso de morfina nos Estados Unidos aumentou 75%", conta ele, em relação aos anos que antecederam o lançamento do OxyContin.

 

     "Segundo as estimativas da empresa, 50 milhões de americanos sofriam de algum tipo de dor crônica. E esse era o mercado que eles queriam alcançar."

 

     Evitar a dor

     De acordo com a Sociedade Americana de Médicos Intervencionistas da Dor, 80% dos analgésicos opioides produzidos no mundo são consumidos nos Estados Unidos.

 

     Uma comissão criada em 2017 pela revista científica The Lancet para monitorar o acesso global a cuidados paliativos e alívio da dor concluiu que os americanos recebem 30 vezes mais analgésicos opioides do que precisam.

 

     O outro lado desse excesso - apontou a comissão - é que, enquanto os EUA monopolizam esses medicamentos, que são os mais eficazes para tratar dores agudas, como a causada pelo câncer ou pela dor pós-operatória, no resto do mundo existe uma falta grave.

 

     O México recebe apenas 36% do que precisa. A China, 16%. E a Índia apenas 4%.

 

     Alguns chamam de "a outra crise de opioides".

 

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60162018

 

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/epidemia-de-drogas-opioides-causam-um-11-de-setembro-em-mortes-a-cada-tres-semanas-nos-eua.ghtml

 

https://www.google.com.br/search?q=opioides+nos+eua&source=hp&ei=AGZNY9u5BPDZ1sQPiaaN0AI&iflsig=AJiK0e8AAAAAY010EDCyRUG2C7GHUWdWwPBLkq0Z_9LG&oq=opinoides+nos+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYADIHCAAQgAQQDTIHCAAQgAQQDTIGCAAQFhAeMggIABAIEB4QDToLCC4QgAQQsQMQgwE6CwgAEIAEELEDEIMBOg4ILhCABBCxAxCDARDUAjoICAAQsQMQgwE6BAgAEEM6EAguELEDEIMBEMcBENEDEEM6FAgAEOoCELQCEIoDELcDENQDEOUCOgoIABCxAxCDARBDOhEILhCABBCxAxCDARDHARDRAzoICC4QsQMQgwE6BQgAEIAEOgsILhCxAxCDARDUAjoICAAQgAQQsQM6CggAELEDEIMBEAo6BwgAELEDEEM6DQgAEIAEELEDEIMBEAo6BwgAEIAEEAo6CQgAEIAEEAoQAzoGCAAQHhANOggIABAeEA8QDVAAWM0wYKFdaAJwAHgAgAGdA4gBmxySAQkwLjkuNS4wLjKYAQCgAQGwAQk&sclient=gws-wiz

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=drogas

 

https://www.youtube.com/watch?v=1DoPWZvYFG8&t=1s

 

     Comentário:

     A máfia das drogas está manipulando a indústria farmacêutica que por sua vez fazem lobby entre os médicos e os pressionam a prescrever esses medicamentos opioides que são altamente nocivos a saúde pública e de grande potência para viciar os pacientes e drogados. Esses opioides deveriam ser restritos aos hospitais e com moderação, e nunca expostos ao público através das farmácias.

     Já não basta o contrabando de narcotráficos que estão ceifando vidas e as transformando em zumbis humanos! A máfia das drogas está manipulando os políticos de todos os países para não combater o tráfego de entorpecentes. Sem querer estão contribuindo com a diminuição da explosão demográfica mundial.

 

Ernani Serra

 

Pensamento:  Deve-se haver um equilíbrio, se a vida já é uma droga não use drogas.

 

JoPaseho When Bad