contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 28 de maio de 2021

 

                                           



   O PLANETA PEDE SOCORRO


 O planeta está agonizando asfixiado com a poluição mundial, é preciso tomar providências imediatas para salvar a flora e a fauna da Terra da extinção.

     O nosso planeta merece mais respeito pelo ser humano que está destruindo tudo com uma tecnologia suicida de autodestruição.

     O homem está destruindo o planeta:

     Explosão demográfica irresponsável é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços científicos e tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.

     Automotores a expelir na atmosfera os gases tóxicos:    Monóxido de carbono e hidrocarbonetos são algumas das substâncias presentes na fumaça, que podem agravar problemas respiratórios. “Problemas respiratórios, principalmente pessoas que já têm bronquite, asma, sinusite, rinite, asma”.

     Usinas nucleares funcionam através de materiais radioativos (urânio) que produz lixo atômico e não se decompõem no meio ambiente é o pior dos poluentes porque é mortal para todos os seres vivos a radiação do lixo atômico e não tem como descartar esse lixo radioativo. As Usinas Nucleares que são verdadeiras bombas atômicas sem falar na poluição radioativa invisível. As Experiências Atômicas no Solo e Subsolo aumentando com suas vibrações as rachaduras das placas tectônicas que por sua vez provocam terremotos, maremotos e aquecendo o planeta e envenenando o ar com partículas invisíveis radioativas causando doenças (câncer) aos seres vivos.

     Poluição Industrial com suas químicas e venenos nas águas e no espaço, provocando chuvas ácidas que envenenam os lagos e rios extinguindo a vida aquática e matando as florestas e consiste em qualquer forma de poluição que tenha sua fonte imediata de atividades realizadas por indústrias. ... As principais consequências da poluição industrial são o efeito estufa, elevação da temperatura do planeta, secas, enchentes, furacões e outros desastres ambientais.

     A população urbana está bebendo água de esgoto quase in natura com coliformes fecais muito acima do exigido pela OMS, tudo por causa de políticos que não estão nem aí para implantar uma ação de saneamento básico, mais, não como estão fazendo, colocando canos por toda cidade e fazendo o escoamento para os rios, canais e bacias hidrográficas sem nenhum tratamento, que por sua vez, vão desaguar no mar. O consumo de água contaminada pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo, leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase, por exemplo, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de saúde pública. Os políticos ficam enganando o povo com água tratada quimicamente como água potável, mas, na verdade estão contaminadas porque não fizeram a limpeza nos rios. Os rios contaminados com fezes que criam as geosmina que dão sabor e coloração a água de torneira. Os políticos estão enganando mais uma vez a população trazendo o carvão ativado para tirar a coloração e o sabor da água e dizer ao povo que pode beber dessa água que é potável e não ofende a ninguém, tudo mentira, a água fica com aparência de limpa mais está contaminada com metais pesados e coliformes fecais em grande escala, esse tipo de água só serve para as indústrias usarem, é impróprio ao consumo humano. A população pensa que consumindo água mineral está se protegendo dos males, então, leiam os rótulos das águas minerais e vejam que tem quantidades de sódio, coliformes fecais, e metais pesados entre outros. É por isso que o câncer e outras doenças estão se alastrando pelo mundo. Se os rios estão contaminados essa contaminação vai passar para os lençóis freáticos que corresponde à reserva de água subterrânea proveniente da chuva que se infiltra através dos poros e fissuras presentes no solo.

     Oceanos poluídos como se fossem lixeiras, isso é mais um dos crimes do homem contra a natureza e no futuro esses homens estão comendo animais marítimos contaminados pelos seus atos insanos. O plástico é o maior responsável por doenças e por poluição nos rios, na terra e mares. Os oceanos estão cobertas e no fundo do mar verdadeiras lixeiras e os animais marinhos estão morrendo ao comer esses lixos dos humanos. O homem deveria construir navios lixeiros para limpar os oceanos e fazer um descarte desses lixos sem prejudicar o meio ambiente e também, fechar todas as fábricas de plásticos do mundo e construir fábricas de sacolas de papel bem resistentes e de fácil desintegração com isso, iria ajudar muito a mãe natureza. Oceanos poluídos como se fossem lixeiras, isso é mais um dos crimes do homem contra a natureza e no futuro esses homens estão comendo animais marítimos contaminados pelos seus atos insanos. O oceano Índico está entre os ecossistemas aquáticos mais poluídos, isso porque possui a terceira maior coleção de lixo plástico nos oceanos de todo o planeta. Inclusive, o Índico possui uma mancha de lixo formada por dois principais poluentes: restos de plástico e borra química, que abrangem 10 milhões de Km2. Não só o oceano Índico mais também os oceanos Pacíficos, Atlântico e o Glacial Ártico. Entre os principais poluentes, o plástico é tido como um dos principais culpados pela poluição aquática no mundo, uma vez que é capaz de destruir a vida aquática e sua biodiversidade por um longo período – afinal, trata-se de um material que demora mais de 400 anos para se decompor naturalmente.

 

https://www.netflix.com/watch/80164032?trackId=14170286&tctx=7%2C1%2Cc2437f20-0a91-48b1-9adc-3231d6aa139e-50776036%2C9795de46-dfd9-49af-8d4f-6f3dfaca0f30_100271162X3XX1622221289966%2C9795de46-dfd9-49af-8d4f-6f3dfaca0f30_ROOT%2C

 

     Desmatamento é outro crime ambiental muito grave contra a natureza, sem as florestas não haverá rios e consequentemente não haverá mais vidas silvestres só vai existir desertos. O desmatamento é responsável pelo clima do planeta, sem árvores não haverá mais chuvas e nem um clima estável. Outro crime ambiental tão grave quanto o desmatamento é a incineração das florestas de maneira criminosa para inserir os campos de pastagens e o agronegócio de exportação (agricultura mecanizada), que vão causar o efeito estufa no planeta e os desertos quando as terras ficarem cansadas dessa exploração agropecuária de exportação.

     Químicas com a exploração das terras na agropecuária e o uso indiscriminado dos agrotóxicos nas plantações provocando a morte de muitos animais silvestres inclusive a mortandade das abelhas que por sua vez, vai haver o desequilíbrio na cadeia alimentar e consequentemente vai haver o aparecimento das pragas e o envenenamento da terra, dos lençóis freáticos, dos rios, dos agricultores...

     Garimpos e mineradoras é outra praga que destroem as florestas e envenenam os rios e animais aquáticos e o próprio homem que lida com o mercúrio e quem se alimenta dos peixes.

     Aquecimento global é o retrato de todos esses fenômenos da irracionalidade do homem contra a natureza. O homem pensa que a natureza é morta e pode fazer com ela o que quiser se engana, a natureza responde ao homem da mesma forma que recebe do homem e com muita força e justiça. O mundo está virando um caos, um inferno, criado pelo homem. A vida nesse planeta está com os dias contados, não haverá salvação para o homem e nem para a flora e fauna mundial.

 

Ernani Serra

 

https://www.netflix.com/watch/80216393?trackId=14170286&tctx=7%2C0%2Cc2437f20-0a91-48b1-9adc-3231d6aa139e-50776036%2C9795de46-dfd9-49af-8d4f-6f3dfaca0f30_100271162X3XX1622221289966%2C9795de46-dfd9-49af-8d4f-6f3dfaca0f30_ROOT%2C

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/explosao-demografica.htm

 

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2019/07/14/fumaca-emitida-por-escapamentos-de-veiculos-pode-poluir-meio-ambiente-e-fazer-mal-para-a-saude.ghtml

 

https://www.ipen.br/portal_por/conteudo/biblioteca/arquivos/Como_funciona_uma_Usina_de_Energia_Nuclear.pdf

 

https://rmai.com.br/poluicao-das-industrias-no-meio-ambiente-causas-e-consequencias/

 

https://www.tuasaude.com/consequencias-de-beber-agua-contaminada/

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-oceanica.htm

 

https://www.mafiadomergulho.com.br/oceanos-e-rios-mais-poluidos-do-mundo-saiba-quais-sao/

 

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/amazonia__desmatamento_e_queimadas__uma_nova_tragedia_em_2020/

 

https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/112296155/como-punir-efetivamente-os-causadores-do-dano-ao-meio-ambiente-em-decorrencia-do-uso-de-agrotoxicos

 

https://www.oeco.org.br/colunas/mineracao-de-pequena-escala-impacto-ambiental-de-grande-escala/

 

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/03/este-mes-na-ciencia-climatica-primeiro-mamifero-extinto-pelas-mudancas-climaticas?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=clima&gclid=EAIaIQobChMIxaSf-PPs8AIVieDICh1_Sg08EAAYAyAAEgJ8rfD_BwE

 

Pensamento: O homem é um animal que só sabe destruir e é negligente na construção de seus erros. O ser humano virou um monstro destruidor. Está fadado a uma morte cruel sem água nem alimentos, o homem construiu seu próprio cadafalso.

 

Ernani Serra