contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 2 de julho de 2023

 

 


REFORMA TRIBUTÁRIA


     O pacote ideal seria baixar os impostos: IPI, IOF, PIS/COFINS, IPTU, ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA, PETRÓLEO ETC; com a baixa de impostos em geral a economia cresceria, o poder de compra do trabalhador, e o salário mínimo aumentava (inversamente proporcional ao baixo custo de vida), a produção seria beneficiada e os produtos internos brutos (PIB) seriam exportados e os excedentes vendidos internamente na praça, o real se valorizava no câmbio, o governo teria de conter os gastos públicos e só construir as obras uma de cada vez.

     Infelizmente, os governantes não olham o lado bom do povo e sim, o lado do arrocho salarial, apertando os cintos da população e afrouxando os cintos dos banqueiros e da classe rica; o povo que se exploda!

     Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguindo tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um só Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

     Estão elaborando a Reforma Tributária no Congresso Nacional para um só imposto.

     Me parece que o imposto único IVA é outra armadilha para enganar o povo, a menos que, sua taxa seja de 10 ou 15%, estão comentando uma taxa de 25% que supera a taxa dos cinco impostos juntos que é 24%, trocaram seis por meia dúzia. O imposto IVA é uma fraude um engodo político, como é também, a Reforma Tributária que é uma proposta do FMI em suas leis austeras. Essas leis só beneficiam a classe rica, os banqueiros e o Estado, a Reforma Tributária está sendo elaborada para aumentar impostos e inflacionar o Brasil.

     Se o governo quer mesmo desenvolver a economia tem que aumentar os salários dos funcionários públicos e do trabalhador acima de dois mil reais para movimentar a economia nacional, diminuir a fome e baixar os impostos.

     A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) entregou neste sábado (1º.jul.2023) para o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e para o secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, um documento no qual estima que a carga tributária que incide sobre a cesta básica teria um aumento de 59,83% caso o texto seja aprovado. Fala-se também que, essa Reforma Tributária vai fechar muitas casas comerciais.

     A proposta de reforma tributária encapada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir das propostas de emenda à Constituição – PEC 45, que tramita na Câmara, e, que tramita no Senado – podem aumentar a carga tributária para a população de baixa renda e correm o risco de implantar um sistema que, a título de simplificar, apresente lacunas que tornem o “manicômio tributário brasileiro ainda mais complexo.   A avaliação é do economista Paulo Rabello de Castro, para quem “essa reforma tributária não é reforma, na realidade é mais uma arrumação”. O ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vê o sistema tributário brasileiro como “a representação do nosso descaminho. Da ausência de diálogo verdadeiro no plano político entre representante e representado”.

     Luiz Inácio Lula da Silva está perdendo o timão do barco que está entregue aos seus ministros. Está igual ao governo anterior que está sendo governado em vez de governar, está fazendo de conta que governa. Não sei porque Lula está fazendo isso, pois, sei que esse presidente tem muita competência e pode tirar o país dessa crise. Lula não tem instrução suficiente mas, tem competência de sobra que conseguiu na Universidade da Vida, o que tem na prática vale mais do que aqueles que tiveram na teoria nas Universidades. Lula não se venda, não se renda, vá a luta, governe nem que seja por Decreto-Lei, salve o Brasil.

 

Ernani Serra

 

https://www.youtube.com/watch?v=LzHTdF522Bw

 

https://www.youtube.com/watch?v=kfDbk_HOuRM

 

http://www.quantocustaobrasil.com.br/?fbclid=IwAR2JTR_JawxHmqFgZuBb2uN0DtLg2jmk55roHsSby12kyw4oz0P5q5ooG0E

 

Pensamento: Ao nascer começamos a morrer.

 

Ernani Serra