contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

domingo, 1 de maio de 2022




RECICLAGEM


     Reciclagem é a transformação de um produto indesejado, descartável, em um produto utilizado novamente em outro forma útil para a sociedade e para o meio ambiente.

     A reciclagem é lei, previsto no projeto PGRS (Plano de Gestão de Resíduos Sólidos), esse plano visa estratégias para preveni-la e a reduzir a geração de lixo.

     Com a reciclagem do lixo evita a poluição das águas e da terra. Os rios e mares poderão ficar limpos e sem contaminação desses resíduos.

     Antigamente a sociedade era burra e sem tecnologia, hoje a sociedade é inteligente e tem uma tecnologia moderna. A humanidade está sofrendo com a poluição do ar, da água, da terra por negligência.

     A explosão demográfica está destruindo a vida no planeta Terra e pondo em risco de extinção a própria humanidade.

     Se as autoridades mundiais arregaçarem as mangas na luta pela reciclagem aí sim, tudo vai melhorar para natureza e para o homem.

     O homem tem riquezas nas mãos e está desperdiçando esse tesouro incalculável que são os lixos e materiais ricos, como: Feses humanas e animais em toneladas para produzir energia elétrica, gás metano e também as urinas como uma enorme fonte de riqueza de nutrientes agrícolas que poderia ser vendido a baixo custo para a população mundial; lixo orgânico deveria ser utilizado para adubos na área agrária e os aterros sanitários poderiam se transformar em usinas de gás metano; o plástico é um dos maiores vilões da poluição mundial e poderiam ser reciclados em outros produtos úteis a sociedade; os pneus usados também poderiam ser reciclados em outros produtos; as indústrias deveriam colocar filtros para diminuir a poluição do ar; os carros deveriam ser reciclados para combustíveis limpos e para diminuir a poluição sonora; precisamos reflorestar as áreas desertas. O planeta está pedindo socorro e a humanidade deve socorrer imediatamente porque se não, a humanidade desaparece do mapa.

     Temos uma infinidade de produtos rejeitados e descartados no meio ambiente, verdadeiras joias se fossem reutilizados para salvação do planeta e do homem.

     Não precisamos sós de ONGs e sim, das autoridades mundiais que se empenhem nessa batalha de salvação do homem e do planeta. Todos os países dos cinco Continentes deveriam abrir os olhos para ver melhor a situação catastrófica que se encontra o planeta causado pela ação do homem. O homem tem tudo para construir, mas só sabe destruir a natureza e a si próprio.

 

Ernani Serra

 

http://www.ecosanres.org/pdf_files/ESR_Publications_2004/ESR2004-2-portuguese-nopics.pdf

 

https://materiaisjr.com.br/desafios-reciclagem-no-brasil/?gclid=EAIaIQobChMIlonc-cO-9wIVAdiRCh35BQduEAAYAiAAEgJs4_D_BwE

 

https://catracalivre.com.br/entretenimento/quatro-maneiras-para-reaproveitar-fezes-humanas/

 

https://www.google.com.br/search?q=as+feses+humanas+podem+produzir+energia+el%C3%A9trica&source=hp&ei=gqFuYtm_Kv2i5OUPl6e18A8&iflsig=AJiK0e8AAAAAYm6vkmZk_UCno0862fzPJWzogOB-mje_&ved=0ahUKEwjZiNK_yb73AhV9EbkGHZdTDf4Q4dUDCAg&uact=5&oq=as+feses+humanas+podem+produzir+energia+el%C3%A9trica&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6BAgAEEM6BAgAEAo6BwgAEIAEEAo6BAgAEA06BggAEBYQHjoICAAQCBANEB46BwghEAoQoAE6CgghEBYQChAdEB46CAghEBYQHRAeUABY6VVg2mhoAnAAeAGAAfUDiAH1V5IBDDAuOS4yOS4zLjMuMZgBAKABAQ&sclient=gws-wiz

 

https://www.google.com.br/search?q=fezes+humana+serve+como+adubo&source=hp&ei=G6FuYuH1FMSo5OUPnr62yAw&iflsig=AJiK0e8AAAAAYm6vK1-pXDUhqK7n8m2d0FnlX0w6lm2b&oq=&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYADIUCAAQ6gIQtAIQigMQtwMQ1AMQ5QIyFAgAEOoCELQCEIoDELcDENQDEOUCMhQIABDqAhC0AhCKAxC3AxDUAxDlAjIUCAAQ6gIQtAIQigMQtwMQ1AMQ5QIyFAgAEOoCELQCEIoDELcDENQDEOUCMhQIABDqAhC0AhCKAxC3AxDUAxDlAjIUCAAQ6gIQtAIQigMQtwMQ1AMQ5QIyFAgAEOoCELQCEIoDELcDENQDEOUCMhQIABDqAhC0AhCKAxC3AxDUAxDlAjIUCAAQ6gIQtAIQigMQtwMQ1AMQ5QJKBQhAEgExUABYAGDozAFoAXAAeACAAQCIAQCSAQCYAQCwAQo&sclient=gws-wiz

 

https://cdn3.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/5862-no-quenia-carvao-feito-com-fezes-humanas-serve-como-combustivel-mais-sustentavel-para-cozinhar.html

 

Pensamento: Por vezes construir e às vezes destruir mais sempre servir.

 

Lema do 1º BEC