contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

 


SECA NO AMAZONAS

 

     O homem é o único responsável pela seca no Rio Negro e Solimões no Amazonas; o ser humano é um animal irracional que se auto denominou de homo “sapiens” pela sua vaidade e orgulho de um superego que se acha superior a tudo e a todos.

     Estão colocando a culpa no El Niño e as vezes na La Niña e também no aquecimento global; esses efeitos tiveram uma importância no aquecimento global mas não foram os únicos, a causa principal foi o homem, com sua ganância de enriquecimento fácil e ilícito com o apoio governamental dos políticos brasileiros começaram a destruir as florestas: Amazônica, Atlântica, os Cerrados, os Manguezais...

     A floresta Amazônica ficou sendo o alvo principal dos políticos que queriam ambiciosamente os dólares na exportação da agroindústria, agronegócio e agropecuária, comprometendo a fauna e flora daquela imensa floresta em troca do papel moeda; a ganância foi tão grande que partiram para os incêndios criminosos e no desmatamento desenfreado em extensões nunca visto neste planeta.

     A seca no Amazonas é consequência da insanidade dos políticos que não tiveram a visão de que, com a devastação criminosa, a floresta perdeu muitos biomas importantes para conservação das nascentes que formam os rios atuais. Sem as nascentes os rios tendem a secarem e o povo a passar fome, sede, adoecerem e morrerem em consequência da ambição desvairada dos políticos e dos ruralistas que passam por cima de tudo e de todos. Essas terras de exportação no Amazonas vão se tornar terras áridas, desérticas sem nenhuma utilidade como aconteceu no Sul do Brasil; com o desmatamento e queimadas criminosas que botam a culpa no aquecimento global dizendo que são incêndios espontâneos por causa do clima, tentando tirar a culpa do homem “sapiens”. A floresta Amazônica outrora nunca pegou fogo só depois que o homem botou o pé naquele lugar a miséria se instalou.

     Em vez das autoridades estaduais e federais se aproveitarem da seca nos rios amazonenses para retirar os lixos que estão no leito seco e melhorar a qualidade das águas quando voltarem a subir o nível, se não fizerem a limpeza agora, quando as águas voltarem a subir os rios vão ficar uma imundície como era antes da seca. O ser humano só quer tudo na boca sem esforços, mas, para sujarem o meio ambiente são os primeiros, essa humanidade está transformando o planeta numa pocilga e como um vírus e porcos estão se expandindo vertiginosamente como uma pandemia viral e, como um vírus inconsequente, estão se proliferando e comprometendo a vida planetária ao ponto da extinção de todos os seres vivos.

     A floresta Atlântica foi o alvo dos governantes porque as terras que antes eram de exportação no Sul do país ficaram cansadas e inúteis para a plantação, e por conta desse desmatamento no Sul do país, hoje, a população dos municípios dos três Estados sulistas estão sofrendo com os ciclones extratropicais que estão destruindo tudo e alagando o comércio e residências, essas enchentes é o resultado do desmatamento ganancioso dos políticos atrás dos dólares de exportação. Sem falar nos rios caudalosos e largos que viraram canais. As florestas no Sul do país viraram pastagens para o gado de exportação e é essa falta de vegetação florestal que está havendo a mudança climática na região. O homem destrói mas não é capaz de reconstruir com o reflorestamento.

     Estamos deixando de alimentar o nosso povo para nos tornar o celeiro do mundo (commodities) e, alimentar os estrangeiros em troca de papel moeda. Trocando as nossas riquezas e pondo em risco a escassez desses produtos no futuro para o povo brasileiro, já não basta a fome e o desemprego que o povo já está passando! A causa da miséria brasileira é por causa dos políticos corruptos e entreguistas que são um bando de preguiçosos que não querem trabalhar e vivem de propinas, negociatas e vencimentos de marajás para favorecerem as grandes potências; são políticos venais que entregam as riquezas do solo e subsolo e do mercado através de leilões e privatizações de crime de Lesa a Pátria. O Brasil está perdendo a soberania para as privatizações e leilões. O Brasil está de joelhos nas mãos dos estrangeiros que estão invadindo como piratas a saquearem o país, e o povo a passar fome. Quem manda nos políticos são as multinacionais, os ruralistas que são estrangeiros, as petroleiras internacionais, e todos que compraram as riquezas do Brasil em leilões e privatizações criminosas. São essas empresas que controlam o país e o povo.

 

Ernani Serra

    

 

https://g1.globo.com/profissao-reporter/playlist/profissao-reporter-ultimos-videos.ghtml

 

https://www.youtube.com/watch?v=5RtkFYQzPdU

 

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/09/25/mais-de-80-mil-pessoas-sao-afetadas-pela-seca-dos-rios-no-amazonas-aponta-defesa-civil.ghtml

 

https://www.google.com.br/search?q=Quantos+hectares+foi+destruida+do+amazonas.&sca_esv=578522338&ei=BXtCZa-wHP7Z1sQP6vOAiA0&ved=0ahUKEwjvxqDNmqOCAxX-rJUCHeo5ANEQ4dUDCBA&uact=5&oq=Quantos+hectares+foi+destruida+do+amazonas.&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiK1F1YW50b3MgaGVjdGFyZXMgZm9pIGRlc3RydWlkYSBkbyBhbWF6b25hcy4yBRAhGKABSLPEAlAAWJG1AnAKeACQAQKYAYMCoAHUZqoBBjAuNzguM7gBA8gBAPgBAagCFMICBRAAGIAEwgIGEAAYBxgewgINEAAYBxgeGA8Y8QQYCsICCBAAGAcYHhgPwgIIEAAYFhgeGA_CAgYQABgWGB7CAh0QABiKBRjlAhjlAhjqAhi0AhiKAxi3AxjUA9gBAcICFhAAGAMYjwEY5QIY6gIYtAIYjAPYAQLCAhYQLhgDGI8BGOUCGOoCGLQCGIwD2AECwgIHEAAYigUYQ8ICCxAAGIAEGLEDGIMBwgIREC4YgAQYsQMYgwEYxwEY0QPCAgsQABiKBRixAxiDAcICCBAAGIAEGLEDwgINEAAYgAQYsQMYRhiAAsICBxAAGIAEGArCAgoQABiABBixAxgKwgIPEAAYgAQYsQMYChhGGIACwgIPEAAYDRiABBixAxhGGIACwgINEAAYigUYDRixAxiDAcICBxAAGA0YgATCAgoQABgNGIAEGLEDwgIKEAAYgAQYRhj7AcICCBAAGIoFGLEDwgIFEAAYogTCAggQIRgWGB4YHcICCBAAGIkFGKIE4gMEGAAgQYgGAboGBAgBGAe6BgYIAhABGAo&sclient=gws-wiz-serp#ip=1

 

Pensamento: A ambição é o último recurso do fracassado.

 

Oscar Wilde

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário