contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 9 de abril de 2022







O CAFÉ DOS BRASILEIROS


     Esse espaço foi desenhado para informar e convidar nossos leitores para refletir sobre tudo que envolve a cultura do café. Com base nisso, achamos pertinente compartilhar um fato que muita gente ignorava. Recebemos muitas mensagens, por exemplo, informando que não se sabia que existia um limite mínimo de impurezas no café autorizado pela ANVISA. Foi por isso que compartilhamos esse dado.

     Aproveitamos esse espaço para esclarecer alguns questionamentos. Muitos dos cafés que ficam no mercado interno apresentam defeitos e muitos grãos brocados (grãos com o inseto da broca), daí a existência de micropartículas de insetos detectados nos testes de 2015 da PROTESTE.

     Grãos “Brocados” – praga comum no cafezal.

     Uma saca de café verde apresenta, em média, de 10 a 15% de grãos defeituosos, isso é perfeitamente normal. Ao deixar a fazenda e chegar ao armazém, esse café passa por um processo de separação, onde os grãos defeituosos, como os “brocados”, são separados dos grãos sem defeitos.

     Os melhores grãos acabam sendo destinados a mercados que pagam mais por eles, geralmente o mercado externo, enquanto os grãos defeituosos acabam sendo consumidos no mercado interno.

     O Grão Gourmet é um serviço de assinatura que leva aos seus assinantes os cafés especiais que geralmente são exportados, nossos grãos são certificados (UTZ, Certifica Minas, Rain Forest, entre outros) e garantimos que a qualidade é de exportação. Alguns inclusive, já ganharam concursos de qualidade em suas regiões.

      Nossos produtos não foram avaliados nos testes da PROTESTE em 2015, pelo fato da empresa focar nos cafés tradicionais e em grandes marcas do mercado. Como trabalhamos unicamente com cafés especiais, não fomos listados/analisados.

     Nada impede, porém, que nossos grãos sejam testados e avaliados. Estamos à disposição!

     Comentário:

     Neste ano de 2022 não foram feito inspeção nos cafés de supermercados e, portanto, os fraudulentos se aproveitaram da falta de fiscalização no mercado e colocaram todo tipo de impurezas para o consumidor ingerir esse líquido venenoso. Comprei um pacote de café Pilão e o mesmo, só tinha gosto e cheiro de mato, isso está acontecendo em todas as marcas de café nos supermercados.

     Para os brasileiros o café é de pior qualidade enquanto para os estrangeiros são grãos selecionados e o café é o melhor do mundo sem nenhuma impureza.        Se tivéssemos governantes nacionalistas e patriotas que defendessem os interesses do mercado interno, os brasileiros teriam o privilégio de tomarem um café de exportação, porque somos os produtores desses produtos e, portanto, deveriam primeiramente suprir as necessidades do mercado interno e os excedentes deveriam ser exportados, mas, como só temos políticos traidores da pátria e que regem a cartilha dos EUA, o pior fica para o povo brasileiro, que esses políticos acham que o povo brasileiro é considerado nativo e de terceira classe e não merecem nada de melhor. Eles também se esquecem de que fazem parte desse povo que eles chamam de povinho, medíocre, incapaz... Os políticos que agem assim estão se anulando também. Eles estão dando ao povo grãos Brocados com pragas comuns e uma série de insetos e impurezas inseridos no café como esse povo brasileiro se alimentassem de lavagens de porcos.

Ernani Serra

https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/mitos-e-verdades/videos/conheca-os-mitos-e-verdades-do-cafe-28032022?fbclid=IwAR3JvGVm8bWF-pMPO8_9MN9cSAjcyq9sUT0jVqLYDDRx7h0_rnxwXLw870A

https://www.google.com.br/search?q=Globo+reporter+de+ontem+sobre+o+caf%C3%A9&source=hp&ei=fLJRYpazF53h1sQP_o-F0AM&iflsig=AHkkrS4AAAAAYlHAjOSbtjwTo9jI0-aW6QpK3cg9bFlx&ved=0ahUKEwiW4enNsYf3AhWdsJUCHf5HAToQ4dUDCAc&uact=5&oq=Globo+reporter+de+ontem+sobre+o+caf%C3%A9&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyCAghEBYQHRAeOhQIABDqAhC0AhCKAxC3AxDUAxDlAjoRCAAQ6gIQtAIQigMQtwMQ5QI6EQguEIAEELEDEIMBEMcBENEDOgsIABCABBCxAxCDAToECC4QQzoLCC4QgAQQsQMQgwE6CggAELEDEIMBEEM6BggAEAoQQzoICAAQgAQQsQM6CwguEIAEELEDENQCOggILhCxAxCDAToFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOgQIABADOgUILhCABDoGCAAQChADOgoIABCxAxCDARAKOgYIABAWEB5Qlx1Y3WZg73VoAXAAeACAAY4DiAHONZIBCDAuMzQuMC4ymAEAoAEBsAEK&sclient=gws-wiz

https://www.graogourmet.com/blog/proteste-encontra-substancia/?fbclid=IwAR1As3GZGQjBs96nhYvDNlTcEtc1miXbRqCirNxIyYIzGZ2pQ9Fn0VxFhA0

Pensamento: Haverá sempre no mundo um jeitinho de fazer as coisas de um modo impuro e escondido, mas em seguida a sujeira aumenta e se torna conhecida de todos.

Helgir Girodo

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário