contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

                          

ASCITE OU BARRIGA D’ÁGUA


     
     Estou dando essas dicas aos leitores (blogueiros) que tem cães com ascite (barriga d’água), diarreia, náuseas e infecções. A ascite é uma doença muito difícil de curar, a menos que tenham muita dedicação, amor e tempo para dar atenção ao seu animal.
     Tenho uma cadela que apareceu com ascite, levei para o médico veterinário e passou um diurético (furosemida) e administrou da seguinte forma:
     Um comprimido de furosemida ao dia durante sete dias e o restante da cartela administrar dia sim dia não. Em caso da ascite voltar continuar a dar o diurético dia sim e dia não, até ficar normal.
     Passou também um vidro de complexo B, para dar um comprimido ao dia e também, passou Legalon (10 ml) duas vezes ao dia para o fígado.
     Ao término da cartela de furosemida já não havia a inchação da barriga d’água, mas, a cadela continuava sem apetite e muito magra (esquelética), então comecei a administrar Apevitin BC para estimular o apetite, na dose de 10 ml pela manhã, injetada na boca com uma seringa sem agulha, e a tarde administrei Kalyamon Kids, 10 ml, da mesma maneira.
     Quanto a alimentação procurei dar papa de maisena com aveia pela manhã, e a noite, arroz com carne moída, quando a cadela enjoou o arroz com carne moída, passei a dar arroz com fígado cozido ou com gordura de carne de boi ou frango no arroz.
     Com o tempo (três meses) a cadela foi pegando peso (engordando), mesmo salva da ascite continuei administrando Apevitin e Kalyamon Kids.
     Quando os meus cães estão com diarreia administro 10 ml de Sulfametoxazol + Trimetoprima uma vez ao dia, e às vezes no outro dia já estão com fezes duras e se continuar com diarreia é só continuar até ficar com as fezes duras (normais), é um santo remédio. Não deixo de ter em casa um ou dois vidros de Sulfametroxazol + Trimetoprima. Para combater intoxicação ou vômito uso 10 ml de Legalon (extrato) que é muito bom.
     Tive uma cadela pit-bull com uma infecção vaginal muito forte e o médico veterinário disse que era preciso operar o útero.
     Comecei por minha conta a administrar dois comprimidos de Ampicilina de 500 mg pela manhã e a tarde (num intervalo de oito horas nas administrações antibióticas), a noite, um comprimido de Cefalexina de 500 mg até parar a infecção vaginal. Até hoje, não apareceu mais essa infecção na cadela. Graças a Deus!
Ernani Serra
Pensamento: As inspirações que dão certo vêm de Deus.
Ernani Serra


Nenhum comentário:

Postar um comentário