contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sexta-feira, 19 de abril de 2024

 


O PAÍS DO FAZ DE CONTA

    

 

     Lula promete acabar com “garimpagem” em terras indígenas e defende demarcações.

    

     Segundo presidente, Brasil não pode passar imagem ao mundo de que mata quem defende a Amazônia.

 

     O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não pode passar ao exterior a imagem de que “mata quem defende a Amazônia” e prometeu acabar com a “garimpagem” em terras indígenas e demarcá-las.

 

     Ele falou sobre o tema durante um ato em Uberlândia (MG), ao comentar as notícias de que a Polícia Federal havia, possivelmente, encontrado os corpos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos na Amazônia. Lula discursou ao lado do pré-candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD).

 

     Segundo o presidente, as demarcações são “um compromisso moral, um compromisso ético daqueles que são humanistas, daqueles que defendem os povos originários”.

 

     “Este país é muito grande, é muito civilizado, não pode passar a imagem para o exterior que nós somos incivilizados, que nós matamos quem defende a Amazônia, quem defende os indígenas. Eles matam porque as pessoas defendem a luta contra a garimpagem na terra indígena”, afirmou.

 

     Lula disse que, além das demarcações, criará “condições” para que os povos indígenas tenham “acesso às coisas que são necessárias para sobreviver”.

 

     Comentário:

     Os garimpeiros voltaram a ocupar as terras dos índios e a contaminar o meio ambiente. Isso está acontecendo agora, porque as autoridades não punem os donos dos garimpos e nem os garimpeiros que são contratados e que vão ser contaminados pelo mercúrio no futuro próximo. Esses garimpeiros se submetem a esse serviço venenoso porque são pobres e querem sobreviver a sua miséria social. É preciso prender os donos dos garimpos que são a causa da destruição das florestas e dos rios e da contaminação dos peixes, dos ribeirinhos e índios que passam fome por não ter mais caça e nem pesca por conta dos garimpos.

     O presidente Lula garantiu o bem estar dos índios e a extinção dos garimpos em terras indígenas e os garimpeiros continuam a ocupar e a abrir pistas de aeronaves para o contrabando de ouro e talvez de drogas e desta maneira vai destruindo as florestas.

     Lula prometeu defender as demarcações territoriais dos índios e o ministro Fachin do STF foi contra, manteve a suspensão de todos os processos sobre demarcação de terras indígenas.

     Esse Brasil está se tornando um país do faz de conta. Está tudo dominado, tudo correndo frouxo. As leis só beneficiam os mais fortes e poderosos. Ninguém mais confia na Justiça e nem nos políticos do Brasil.

 

Ernani Serra

 

https://g1.globo.com/jornal-da-globo/

 

https://globoplay.globo.com/v/12302330/

 

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/fachin-mantem-suspensao-de-todos-os-processos-sobre-demarcacao-de-terras-indigenas/

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/01/14/terra-yanomami-o-garimpo-ilegal-e-a-crise-humanitaria-permanecem-um-ano-depois-da-operacao-federal.ghtml

 

Pensamento: Numa sociedade dominada pela produção capitalista, até o produtor não capitalista é dominado por concepções capitalistas.

 

Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário