contador ERNANI - CRONICAS E POESIAS E SONETOS

sábado, 30 de novembro de 2024


SONEGÔMETRO


     Que governo é esse? Que está massacrando o povo brasileiro e deixando os ricos sonegarem e os criminosos fazerem a lavagem do dinheiro sujo.

     O governo está preparando uma reforma no Fator Previdenciário para acabar com as aposentadorias. O governo condena os aposentados pela falência do INSS, tudo isso é um absurdo, quem está falindo os cofres da nação é a falta de contribuição pelos sonegadores e criminosos na lavagem do dinheiro sujo. Quer tirar o Brasil dessa crise é só arrecadar os impostos dos sonegadores.

     O perigo dessa arrecadação dos bilhões de dólares depositados nos paraísos fiscais e na Suíça e devolvidos ao Brasil através das investigações da Polícia Federal Lava Jato; é o governo de Dilma Rousseff junto com o Ministro Joaquim Levy de colocar todos esses bilhões de dólares na Bolsa de Valores, como já fizeram no passado, pelo visto não estão querendo tirar o Brasil da crise estão é querendo aumentar a crise e arrecadar dinheiro da população deixando o povo na miséria.   Todas as propostas dessa equipe econômica do governo federal são para esmagar o povo com a Reforma Fiscal (e muitas outras), que a presidenta disse não abrir mão.

     Todos esses presidentes foram omissos e coniventes com o crime de sonegação fiscal, o mesmo está acontecendo agora com o mandato do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que está elaborando leis austeras para cobrir o rombo que o governo fez e extrapolou na aplicação do dinheiro público. Quem vai pagar pelos erros do governo são: os inocentes (povo) pagando pelos pecadores (políticos). O Brasil está com uma sonegação de mais de três trilhões de Reais. O governo Lula não tem a coragem de obrigar os sonegadores a pagarem o que devem aos cofres do Brasil. Governo conivente com o crime de sonegação fiscal, também pode ser classificado como agente criminoso, incurso na mesma lei dos sonegadores.

     Sonegar impostos é crime, é roubo, é corrupção... Se o governo federal não faz nada para impedir esses atos criminosos é porque está conivente. Cadê a Polícia Federal, a Justiça Fiscal...? Pelo visto são impotentes, pois não têm força para combater os sonegadores que devem ser muito poderosos. A corda vai arrebentar nas costas dos mais fracos que é o povo, e tomem Reformas Políticas e leis austeras na cauda, a mando do FMI.

 

Ernani Serra

 

https://impostometro.com.br/

 

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4729.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%204.729%2C%20DE%2014%20DE%20JULHO%20DE%201965.&text=Define%20o%20crime%20de%20sonega%C3%A7%C3%A3o%20fiscal%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

 

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Soneg%C3%B4metro

 

Pensamento: Há dois tipos de sonegadores: os que não pagam impostos e os que não usam os impostos pagos em benefício da população. Estes são os piores. São os ladrões ou corruptos.

 

Jovol

 

sexta-feira, 29 de novembro de 2024


PRESIDENTE LULA ESTÁ DESMORALIZADO

 

     O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou o bobo da corte, não manda em nada e nem tem força moral para enfrentar o STF e o Congresso Nacional que tomou as rédeas e está governando o Brasil com suas leis austeras impostas pelo FMI.

     Se o Lula quisesse tomar as rédeas do Congresso Nacional e do STF bastava impor suas leis através de Decretos-Leis, mas Lula está acabado, velho e nas últimas, não tem mais aquela energia da juventude, se acovardou ao sistema imperialista, é uma figura decorativa.

     Lula fala em acabar com a fome mundial, mas, não consegue matar a fome interna do seu país, isso é demagogia política, faz de conta que governa, o que Lula quer é dinheiro fácil dos magnatas e de leis que deveriam extrair dos ricos e dos sonegadores que estão impunes a sangrar os cofres da nação.

     Se Lula quisesse acabar com a fome interna do Brasil bastava dar salários mínimos altos aos trabalhadores e aumentos reais aos funcionários públicos.   O governo precisa controlar a Petrobras para baixar os preços dos combustíveis e evitar e baixar a inflação que está galopante nos supermercados. Com o trabalhador ganhando bem e, controlando e evitando a inflação, não haverá fome no país.

     A fome é provocada pelo próprio governo que não tem força e nem moral para conter a sanha dos ruralistas, empresários, dos banqueiros e políticos internacionais na sua ambição de tirar tudo do Brasil a preço de bananas e deixar o governo, a nação e o país falidos com a cuia na mão.

     Não é dinheiro que vai acabar com a fome interna e nem externa, é a boa e honesta administração governamental sem corrupção, sem burocracia, dando ao povo condições de sobreviverem com o labor de seu trabalho bem remunerado pelo Estado e pelo setor privado. Isso acaba com a fome interna e mundial.

     O governo de Lula está sem verbas para se manter de pé e, está fazendo leis austeras que vai prejudicar como sempre o povo brasileiro. Tocaram fogo nas florestas para ampliar o ruralismo nas exportações para adquirir dólares, mas, quando o Brasil está com os cofres cheios de dólares os banqueiros internacionais (FMI) mandam os políticos jogarem na Bolsa de Valores porque não querem que o Brasil fique com saldo positivo (superávit), agora que o governo está sem dólares e uma hiper dívida interna quer a todo custo tirar dinheiro de tudo e de todos.

 

Ernani Serra

 

https://www.bing.com/search?q=Lula+virou+palha%C3%A7o+nas+m%C3%A3os+do+Congresso&form=QBLH&sp=-1&ghc=1&lq=0&pq=lula+virou+palha%C3%A7o+nas+m%C3%A3os+do+congresso&sc=3-40&qs=n&sk&cvid=BF0E1485C562464B8CCA35FAC9DA0F17&ghsh=0&ghacc=0&ghpl&fbclid=IwY2xjawG2fKtleHRuA2FlbQIxMQABHR06WtmQnDGJ7NugyZTW-LHKh3KSfkm3AUy6pH7RsSnREZPGHK9TTlU2LQ_aem_vy7uPgJJnBwByn-UJuYLDA

 

 

 

 

Pensamento: A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.

 

Jô Soares

terça-feira, 19 de novembro de 2024

 


BRASIL MULTINACIONAL



     Empresas multinacionais

     As multinacionais são as empresas que possuem atuação em diferentes países. São típicas do atual período econômico, político e cultural, marcado pela globalização.

     Uma indústria representando a ideia de empresas multinacionais.

As multinacionais são empresas de atuação internacional que possuem diversas unidades.

 

     As empresas multinacionais são as empresas sediadas em determinada localidade, mas que possuem atuação descentralizada, com filiais em diversas nações do mundo. O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores. Elas funcionam de forma descentralizada, com vistas a aproveitar as vantagens locacionais de cada região.

 

     Resumo sobre empresas multinacionais

     As empresas multinacionais são aquelas que possuem unidades industriais em diversos países do globo.

 

     A descentralização da produção e a maximização dos lucros são objetivos das empresas multinacionais.

 

     A expansão das multinacionais ocorreu por meio do avanço do fenômeno da globalização, que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação.

 

     As empresas multinacionais buscam absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo.

 

     Atualmente, grande parte das maiores multinacionais do globo está sediada nos Estados Unidos e na China.

 

     O Brasil conta com diversas multinacionais nas áreas de energia, finanças, alimentos, celulose e mineração.

 

     São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira: a petrolífera Petrobras e a mineradora Vale.

 

 

     Origem e história das empresas multinacionais

     A internacionalização das operações industriais iniciou-se ainda durante o período colonial, especialmente por meio do chamado capitalismo mercantilista, no qual a atuação de grandes empresas, especialmente vinculadas ao setor público, deveu-se pela exploração e pelo comércio de bens primários.

 

     Esse processo foi aperfeiçoado por meio da expansão do capitalismo em suas diversas fases ou, ainda, pela ocorrência de fenômenos como a urbanização e a industrialização, que fomentaram o desenvolvimento da produção econômica e industrial na maior parte do mundo.

 

     A modernização dos transportes e das comunicações permitiu o avanço das multinacionais.

     Esse cenário concretizou-se por meio do avanço do fenômeno da globalização, processo que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação e, por consequência, a expansão das plantas industriais em diversas localidades.

 

     Assim, o maior nível de integração mundial no campo econômico, mas também político e cultural, foi fundamental para a consolidação do modelo multinacional de empresas.

 

     Como é o funcionamento das empresas multinacionais?

     As empresas multinacionais funcionam tradicionalmente de forma descentralizada. Nesse sentido, elas conseguem absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo por meio da proximidade de diversos elementos, como matérias-primas e mercados consumidores.

     O funcionamento descentralizado dessas empresas é propiciado por meio dos avanços em transportes e comunicações, que possibilitam a produção de um único produto de forma escalonada, com base em componentes provenientes de diversas outras indústrias.

 

     Ademais, esse tipo de funcionamento é resultado de avanços em pesquisa e desenvolvimento na área industrial que possibilitam a diminuição dos custos de produção e a modernização das plantas industriais.

 

     Há diversas fontes e metodologias que avaliam o tamanho das empresas multinacionais no mundo.

     Uma das mais tradicionais é a publicação anual da revista Forbes, meio de comunicação especializado no mercado financeiro que se baseia em variáveis como receita, lucro e valor de mercado para fazer essa avaliação.

 

     O que são empresas multinacionais?

     As empresas multinacionais são as empresas que, apesar de terem sede em um país, possuem uma atuação expandida mundialmente, com operações em diferentes localidades do globo. Elas são típicas do fenômeno da globalização, marcado pela expansão das atividades econômicas e financeiras mundiais, com destaque para a descentralização da produção industrial.

 

     Objetivos das empresas multinacionais

     As empresas multinacionais, por meio da descentralização da sua produção e do acesso aos diversos mercadores consumidores, buscam a maximização dos seus lucros.

 

     Nesse contexto, as multinacionais instalam-se em diferentes países em busca de vantagens locacionais importantes que contribuam para a diminuição dos custos de produção, como o melhor acesso às matérias-primas, a existência de legislações trabalhistas e ambientais mais fracas, a presença de mão de obra barata, entre outros.

     Ademais, no mesmo sentido, a instalação de filiais em diversas localidades possibilita o amplo acesso aos diversos mercados consumidores, a facilitação do armazenamento e do transporte de produtos, além de fomentar as trocas comerciais entre as regiões do globo.

 

     Lista das 10 maiores empresas multinacionais

     Há diversas fontes e metodologias que avaliam o tamanho das empresas multinacionais no mundo. Uma das mais tradicionais é a publicação anual da revista Forbes, meio de comunicação especializado no mercado financeiro que se baseia em variáveis como receita, lucro e valor de mercado para fazer essa avaliação.

 

     Segundo essa publicação, as 10 maiores empresas multinacionais, no ano de 2022, são:

 

Empresas: Berkshire Hathaway, Estados Unidos, ICBC, China, Saudi Aramco, Arábia Saudita, JPMorgan Chase, China Construction Bank, Amazon, Apple, Agricultural Bank of China, Bank of America, Toyota Motor, Japão.

     Empresas multinacionais no Brasil

     O Brasil, enquanto potência econômica regional e país classificado como emergente, também possui diversas empresas multinacionais, muitas de atuação relevante em suas áreas. A expansão das multinacionais no país deu-se especialmente a partir da segunda metade do século XX.

 

     Isso aconteceu primeiramente por meio do apoio da esfera pública e, mais tardiamente, pelo desenvolvimento da iniciativa privada. Ao longo do tempo, as multinacionais brasileiras atuaram de forma decisiva em setores econômicos estratégicos do país, como petrolífero, mineral, energético e bancário.

 

     Com o avanço da abertura econômica realizada pelo Brasil no final do século XX, houve um forte crescimento das empresas multinacionais do país, assim como a entrada de grandes corporações do exterior que inauguraram diversas filiais no território brasileiro.

 

     Atualmente, as empresas multinacionais estão presentes nas diferentes regiões do Brasil, com destaque para a porção centro-sul do país, especialmente corporações nacionais e estrangeiras nas áreas: automobilística, química, farmacêutica, eletrônica, petrolífera, extrativista, entre outros.

 

→ Exemplos de empresas multinacionais no Brasil

São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira: Petrobras; Vale; Itaú-Unibanco; Banco do Bradesco; Banco do Brasil; JBS; Banco BTG Pactual; Braskem; Gerdau; Suzano Papel e Celulose.

 

     Comentário:

     O Brasil está sob o domínio das empresas multinacionais que são autônomas em suas ações e não respeitam as leis brasileiras, o Brasil perdeu a sua soberania quando se aliou a globalização, quem manda aqui são os chineses e norte-americanos.

     O Brasil se tornou um país tupiniquins sem autonomia política onde todos mandam (os estrangeiros).

     O Brasil se tornou o país do faz de conta que está combatendo: a fome, a miséria social, o desemprego, o contrabando, o tráfico de drogas, a inflação, a violência...

     O Brasil agora já tem o terrorista tupiniquim que usa um arsenal de fogos de artifícios para atacar os edifícios e as autoridades do país. Enquanto os verdadeiros terroristas que deixam uma comunidade em pânico e aterrorizados usando armas de guerra, como: fuzil, metralhadoras, ponto 50, lançadores de granadas, etc., e matando civis inocentes por causa de facções querendo tomar o território do tráfico do outro e as vezes, enfrentando a polícia recebendo a balas, esses terroristas pé de chinelos que são pau mandados dos chefões do narcotráfico que abastecem os morros com drogas e armas de guerra e ninguém os chamam de terroristas urbanos, são só traficantes e narcotraficantes. Por que as autoridades não os colocam no rol dos terroristas? Porque por trás desses pés de chinelos existem os chefões (máfia) de pessoas importantes na sociedade.

     O G-20 está deixando o Lula como um pavão, vaidoso, no meio de autoridades mundiais importantes, já diz o ditado: Quem nunca comeu mel quando come se lambuza. Quem governa o Brasil são as autoridades do Congresso Nacional e o STF, sob a égide do FMI, EUA e China, o presidente do Brasil está como mera figura decorativa no cenário político, só faz leis irrelevantes, como a fome e a pobreza, ambas, nunca vão ser extintas vai continuar aumentando no mundo todo, tudo que estão dizendo e fazendo no G-20 não vai sair do papel, pode até as grandes potências dar alguns bilhões de dólares para a fome e a pobreza, mas, não dão para o desenvolvimento do Brasil e nem para melhorar a situação do povo brasileiro. O Brasil não precisa de esmolas, basta que, a produção das commodities ficassem no mercado interno e o restante é que seria exportado.    Baixem os preços das mercadorias e aumentem os salários dos trabalhadores e dos funcionários públicos para acabar com a fome e a pobreza. Aumentem o mercado e estendam as oportunidades para o povo trabalhar e ganhar dinheiro. Não permita que o mercado repasse as suas obrigações para o povo quando houver aumento de salários.

     O G-20 está parecendo que os emergentes e subdesenvolvidos estão com a cuia na mão a pedir esmolas as grandes potências dos magnatas, o Brasil que é rico em ouro, ferro, e muitos outros minerais que infelizmente estão sendo explorados pelos estrangeiros; o Brasil é um grande exportador de alimentos não deveria ter miséria neste país, se tem é porque as autoridades políticas não sabem governar ou são corruptos, ou estão a serviço desses grandes conglomerados para falir a nação para que esses países internacionais invadam com suas indústrias ou comércio, ou simplesmente, matem de fome o povo brasileiro, e saqueiem as riquezas dos solos e subsolos do Brasil levando tudo de graça. Foi assim que a França deixou o Haiti, sem eira nem beira, após saquear todas as riquezas daquele país subdesenvolvido e negro, africanos por derradeiro e escravos. A África também está sendo saqueada pelo império Inglês e deixando o povo na miséria, porque os miseráveis não são o povo e sim as autoridades entreguistas e traidoras desses países subdesenvolvidos e emergentes.

 

Ernani Serra

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Brasil+multinacional

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=Entreguistas

Pensamento: Judas era um cidadão respeitável comparado a certos entreguistas do Brasil.

Gondin da Fonseca

 

 

 

 

 

 

 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024


RÚSSIA X ISRAEL

 

     Vladimir Putin está com a cabeça a prêmio, ou seja, se sair da Rússia para qualquer país do Ocidente será preso como genocida, pelas mortes e destruição da Ucrânia.

     Benjamin Netanyahu está fazendo a mesma coisa que a Rússia está fazendo com a Ucrânia e ninguém até agora colocou a sua cabeça a prêmio, ou seja, se sair de Israel será preso e condenado como genocida na guerra contra o Ramas em territórios: Gaza, Palestina, Líbano e Irã com 43 mil pessoas mortas entre os civis até hoje.

     Dois pesos e duas medidas, ninguém condena o Benjamin Netanyahu porque tem o apoio das grandes potências: USA, OTAN e de todos os países capitalistas do mundo. Não estou nem de um lado nem do outro, apenas estou fazendo uma comparação sobre a injustiça e a balança está só para um lado.

     Tanto Israel e a Rússia tiveram motivos para atacar os alvos que estavam causando perigo a sua soberania. Israel porque foi atacado pelos terroristas do Ramas e o Hezbollah. A Rússia porque o povo ucraniano estava sendo manipulado para se unir a OTAN e isso deixou a Rússia apreensiva e com medo da aproximação dessa organização em seu território.

     Mudando de assunto, vamos para o G-20 no Brasil, cujo tema é a pobreza e a fome, querem tapar o sol com uma peneira, com a explosão demográfica mundial a tendência é aumentar a pobreza e a fome, não existe outro remédio para conter a fome e a pobreza o que fizerem não vai passar de um remédio paliativo, a causa da desgraça da humanidade está na explosão demográfica mundial, é ela que vai levar todas as vidas para a extinção neste planeta Terra. A humanidade está no corredor da morte.

 

Ernani Serra

 

https://einvestidor.estadao.com.br/colunas/thiago-de-aragao/efeito-crise-russia-ucrania-economia/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA6Ou5BhCrARIsAPoTxrCQOp0QbgHiLf1XcEBsI15RY2UpKJY4Ie5WFeye_GR3Ysfa7krcpVsaAobLEALw_wcB

 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/10/hamas-fatah-jihad-islamica-e-hezbollah-veja-quais-sao-os-principais-grupos-islamicos-no-oriente-medio.ghtml

 

Pensamento: Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.

 

Jean-Paul Sartre

 

    

    

 

 

domingo, 17 de novembro de 2024


QUEM SÃO OS TERRORISTAS?

 

     Terroristas são aqueles que usam armas de guerra e bombas letais, tem objetivos concretos, sabem o que estão fazendo e têm políticos por trás de suas ações criminosas.

     Os verdadeiros terroristas do Brasil são aqueles que usam armas de guerra ou sejam, os traficantes dos morros, que vivem ceifando as vidas das pessoas inocentes e, ninguém os chamam de terroristas, fazem os crimes de guerra e ficam impunes.

     Não usam bombas de artifícios que não são letais e nem tem o poder de destruição, para chamar uma pessoa de terroristas usando fogos de artifícios tinha que chamar todas as pessoas que usassem essas bombas nas festas de São João e São Pedro nas comemorações juninas.

     Têm pessoas que querem chamar a atenção e fazem protestos políticos ou tem alguma revolta contra as autoridades governamentais, não existem causas sem efeitos.

     Tem pessoas que são combinadas e pagas para fazerem um falso ataque com fogos de artifícios para impedir uma lei de anistia política. Sabe-se que, essa ação não seria grave. As vezes quem contrata esses lobos solitários, os elimina para não ser descoberto o plano e o verdadeiro responsável.

     Estão fazendo tempestades em um copo d’água. O terrorista de verdade não iria fazer festas no pátio do STF, muito distante do prédio, atacava com armas de guerra e fazia um grande estrago no STF e até mortes, o que não aconteceu com o infeliz que foi atingido por uma bala, tudo indica, porque ele caiu primeiro e depois a bombinha estourou em suas mãos, não foi como disseram nas mídias.

     Com um pequeno incidente fizeram um alarde quanto mais, se houvesse um dia um atentado a bomba de guerra por um verdadeiro terrorista.    Seria um Deus nos acuda.

     Ele cometeu um crime de provocação as autoridades constituidas sem danos físicos, mas não foi um terrorista.

 Ernani Serra

https://www.google.com.br/search?q=V%C3%ADdeos+dos+bandidos+enfrentando+a+pol%C3%ADcia+nos+morros+&sca_esv=f2e86d164ea360eb&sxsrf=ADLYWIJvS9BthXH1OQ5IryP6IF_5hqe63g%3A1731892853851&source=hp&ei=dZY6Z_TvMdLM1sQP_L6U2QU&iflsig=AL9hbdgAAAAAZzqkhV7aSxB8VVJP1BkCYv2t3N6OBvRM

https://www.youtube.com/watch?v=jd-tTVde0mY

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=terroristas

https://www.youtube.com/watch?v=zA1oZG20Da0

Pensamento:“Sinceramente, não vejo a diferença entre um terrorista e um traficante, agem de formas diferentes, no entanto os dois destroem famílias inteiras".

 

Claudino Santos

 

 

 

 

 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024


A CHINA JÁ ESTÁ NO COMANDO


     China está expandindo agressivamente a influência na América do Sul e no Caribe, diz general dos EUA.

     Ela aponta que o país está “aproveitando” da região, empurrando-a para uma “armadilha de dívida associada aos múltiplos empréstimos” que fornecem.

     12/03/2023 às 04:00

     A general Laura Richardson fala durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara no dia 8 de março.

     Os generais de alto escalão dos Estados Unidos emitiram duras advertências aos legisladores sobre o que eles descreveram como uma expansão “agressiva” da influência chinesa na América do Sul e no Caribe, invadindo os interesses americanos na região.

     [A República Popular da China] tem a capacidade e a intenção de evitar as normas internacionais, promover seu tipo de autoritarismo e acumular poder e influência às custas dessas democracias, disse a general Laura Richardson, comandante do Comando Sul dos EUA.

     A RPC expandiu sua capacidade de extrair recursos, estabelecer portos, manipular governos por meio de práticas predatórias de investimento e construir instalações espaciais de uso duplo em potencial – a maior parte das instalações espaciais em qualquer região de comando combatente”.

     Richardson e o general Glen VanHerck, comandante do Comando Norte dos EUA, disseram ao Comitê de Serviços Armados da Câmara que a expansão da China incluiu mais trabalho na Iniciativa do Cinturão e Rota, um enorme projeto de infraestrutura internacional que busca expandir a influência chinesa em todo o mundo, bem como “coerção econômica” nas Bahamas e “investimento” em projetos sul-americanos.

 

     Temos que prestar mais atenção a esta região”, disse Richardson. “A proximidade importa. Eles estão a poucos quilômetros de nossa pátria. Estamos em um bairro, esses são nossos vizinhos e temos que dar atenção a eles”.

     China diz que haverá confronto com consequências catastróficas se EUA não mudarem postura.

     Chefes de inteligência dos EUA dizem que China deve pressionar Taiwan e tentar minar o país.

     China diz que EUA abusam de poder com controles sobre exportação de chips.

     As autoridades americanas expressaram preocupações semelhantes sobre as atividades chinesas em outras regiões do mundo, incluindo a África, já que Pequim procura competir com Washington não apenas militarmente, mas também economicamente e em termos de poder brando.

     A China é “muito agressiva” nas Bahamas, onde construiu a maior embaixada do mundo com um embaixador que “usa o espaço da informação para nos minar todos os dias”, disse VanHerck.

 

     Ele acrescentou que os EUA não têm um embaixador permanente nas Bahamas desde 2011, e nomear um “ajudaria muito”.

     VanHerck também observou que há um investimento “significativo” da China no México e que 80% das telecomunicações do país são fornecidas por empresas chinesas.

     Richardson acrescentou que, embora os EUA também tenham “muito investimento” na América do Sul, os EUA não anunciam o suficiente.

     Embora muitos desses países busquem contratos para grandes projetos, disse ela, eles só veem “licitantes chineses e da RPC”, o que os faz sentir que “não têm escolha” a não ser trabalhar com a China.

     Richardson disse que os investimentos da China não beneficiam realmente os países da região e afirmou que Pequim está “aproveitando” as nações sul-americanas, empurrando-as para uma “armadilha de dívida associada aos múltiplos empréstimos” que fornecem.

     Eles não investem no país. Eles trazem seus próprios trabalhadores, trabalhadores chineses, para o país e constroem esses apartamentos em arranha-céus. Você não vê o investimento no país”, disse.

     A audiência ocorre em meio a tensões elevadas entre os EUA e a China, após a derrubada de um balão de vigilância chinês na costa da Carolina do Sul no mês passado, e relatos de que a China está considerando ajudar a Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.

     As autoridades chinesas negaram as alegações de que estão considerando fornecer ajuda militar letal à Rússia, mas as autoridades americanas sustentaram que a China enfrentaria “custos reais” se continuasse com o apoio.

     A China também negou que o balão abatido na costa dos EUA no Oceano Atlântico fosse um balão de vigilância. Mas na quarta-feira, VanHerck disse que o evento exibiu “uma das maneiras pelas quais nossos concorrentes nos atacam todos os dias”.

     Sinceramente, a discórdia interna deste evento apenas mostrou uma das maneiras pelas quais nossos concorrentes nos atacam todos os dias no espaço da informação”, disse VanHerck, “e eles estão se tornando cada vez mais hábeis em abrir brechas entre o povo americano”.

 

Comentário:

 

     Os EUA foram os responsáveis pela indústria, tecnologia e arsenal chinesa quando forneceram peças e equipamentos dos EUA para a fabricação na China por ter uma mão de obra barata e escrava. O barato se tornou caro. A China se tornou uma potência e era tudo que queria na sua ambição de conquistas e expansionismo.

     Quem mandou os EUA dar asas as cobras, agora elas estão agressivas e ameaçando a soberania norte-americana com seus investimentos in loco, sejam elas em leilões como em privatizações ou em instalações diretas com o consentimento dos políticos dos EUA.

     Os chineses já tomaram quase toda a América do Sul, África, grandes regiões dos EUA e do Brasil, está tudo nas mãos dos chineses. São eles que estão mandando aqui, porque encontraram um terreno fértil de corruptos e corruptores na política do Brasil e tomaram com o aval das Forças Armadas, do governo Federal, que entregaram de mão beijada os ativos das grandes empresas estatais que estavam dando superávit ao Brasil e através de leilões e privatizações dessas empresas o Brasil foi perdendo a sua soberania e sendo governado pelos chineses e norte-americanos no poder econômico, financeiro e político.

     Quem mandou serem traidores da Pátria! Agora os EUA e o Brasil estão chorando pelo leite derramado. A ambição dos políticos destruiu e entregou aos estrangeiros de outras nações as riquezas que poderiam salvar o seu próprio povo.

     O povo dessas nações que foram invadidas de maneira silenciosa com o beneplácito e interesses escusos das autoridades constituídas que cometeram o crime de Lesa a Pátria, contra os interesses do povo que estão sendo esmagados pelo rolo compressor das leis austeras criadas pelos algozes da invasão permitida.

     As empresas privatizadas estão passando o rolo compressor por cima da economia e do poder aquisitivo do povo. Estão levando todas as riquezas do solo e subsolo deixando o povo sem nada e enchendo de propinas os políticos que se esbanjam com vencimentos de marajás. Toda invasão está acoplada as propinas dos políticos.

     A China como os EUA tem a mesma ambição de Adolf Hitler (nazismo) de expansão territorial e de se apoderar e escravizar as outras nações e as transformando em zeros a esquerda.     Esses invasores não permitem que as nações colonizadas e escravas se libertem, progridam, e se tornem livres e soberanas.

 

Ernani Serra

 

 

 

https://www.google.com.br/search?q=a+china+est%C3%A1+invadindo+os+pa%C3%ADses+o+brasil+e+a+america+do+sul+atrav%C3%A9s+dos+leil%C3%B5es&sca_esv=972a9d11b4ef40a3&sxsrf=ADLYWIIklIRkQqg9HxWw0MnDV5Mow5iqZQ%3A1731713692235&source=hp&ei=nNo3Z76CC9XX1sQP8-qoiQc&iflsig=AL9hbdgAAAAAZzforDZium_Ip1dyMsMP3ppbcDOoBzH3&oq=&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IgAqAggGMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCSNdQUABYAHABeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQHIAQCYAgGgAgioAgqYAwiSBwExoAcA&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.

 

Mahatma Gandhi

quarta-feira, 13 de novembro de 2024


O CIRCO CHEGOU


     A cidade está em festa, chegou o circo com seus palhaços, dançarinas, trapezistas, domadores... O povo adora o circo, o circo é uma grande atração para enganar e divertir os espectadores.

     Deixando o circo e falando sério sobre política brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste mandato está apagado e não se intromete mais com a política nacional deixando tudo nas mãos dos congressistas.

     Lula era considerado o deus dos rebanhos (Fauno) apesar de sua inteligência e sabedoria política, econômica e financeira, transformaram num insignificante bobo da corte dentro de seu próprio palácio, de rei não tem mais a coroa quem confiscou foi o Congresso Nacional que se aproveitou de sua situação de ex-condenado no STF para anular as suas ações, obrigações e deveres na política.

     As pessoas falam em superavit nas exportações, mas não sabem que o Brasil nada ganha com as commodities. As commodities no Brasil só dão um salário mínimo ou isenção total aos exportadores, que Brasil é esse? É o Brasil do faz de conta.

     Cadê o Lula? Deixando a Petrobras e os gringos aumentarem o petróleo e o povo se ferrando com a inflação.

     Cadê o Luiz Inácio Lula da Silva? que está deixando o mercado subir os preços e sufocando o povo brasileiro.

     Cadê o Lula? Que está deixando as empresas de energia elétrica estrangeiras aumentarem a seu bel prazer as contas de luz do povo, colocando taxas e impostos que deveriam ser pagas por essas companhias multinacionais, então eu pergunto para que serve os contadores das residências se essas empresas aumentam usando artifícios contra o povo. O certo, o povo só deveria pagar o gasto de energia da sua própria casa, impostos e taxas são da competência das empresas, mas, como o Lula está do lado do FMI e economistas norte-americanos e dos ricos, não vai se importar que o povo fique na inadimplência e com a corda no pescoço.

     A culpa de todas essas transações comerciais, leilões, privatizações, câmbios que facilitam para os estrangeiros e empresários das multinacionais, e colocam os seus erros e incompetência, fraudes, superfaturamentos, corrupções, nas costas do povo que não passa de burro de carga e tudo isso acontece porque os políticos brasileiros não passam de capachos dos norte-americanos e das grandes potências que não querem que o Brasil se torne uma grande potência internacional; e só fazem leis para beneficiar esses gringos e massacrar esse povo aborígene-miscigenado que se chama brasileiros. Esses ingênuos povo ainda acreditam nesses politiqueiros que dizem uma coisa e fazem outras e sempre contra o povo brasileiro.

     O povo está na miséria social e passando fome, mas, Lula e os políticos estão de barriga cheia e recebendo milhões de reais e sem pagarem impostos (sonegadores) o povo é que tem que arcar com todos os impostos, fraudes, negociatas, superfaturamentos, e outras artimanhas que o Congresso Nacional elabora para si próprio, ou seja: A remuneração mensal bruta do(a) deputado(a) federal é de R$ 39.293,32 (Decreto Legislativo 172/22). De acordo com a Constituição Federal, o valor do subsídio é o mesmo para deputados federais e senadores (Art. 49, inciso VII). Sem falar em outras vantagens por fora. Enquanto isso, o povo passa fome com um salário mínimo que não dá nem para manter uma pessoa quanto mais uma família, é a exploração do homem pelo homem. Cadê Lula? O comunista, o populista, o socialista, ou um neoliberalista disfarçado que não está vendo o rolo compressor passando por cima do povo brasileiro. Lula é um medroso um covarde que está entregando o Brasil a sanha dos estrangeiros que só querem levar as nossas riquezas a preço de bananas.

     Lula vai assinar a lei orçamentária do Congresso Nacional capando os orçamentos: da saúde, educação, e outros ministérios. Tudo porque o Brasil está sem dinheiro porque a vaca leiteira do Brasil esta com as tetas secas e tantos mamarem.

     Lula não vê:

     Os sonegadores que poderiam tirar o Brasil do déficit fiscal.   

     A pensão vitalícia de filhas de militares foi extinta pela Medida Provisória 2.131-1, de 28/12/2000. Significa dizer que, a partir desta data, qualquer pessoa que ingressasse na carreira militar, não mais poderia deixar pensão vitalícia para suas filhas. Lembrando que não se enquadram as pessoas que já eram beneficiárias e os ingressantes anteriores à lei na carreira militar

     Art 1º Todos os Governadores do Estado que exercerem o cargo em caráter definitivo e aqueles que no desempenho desse cargo cumpriram o ato constitucional da transmissão, fazem jus, a título de representação a um subsídio mensal e vitalício.

     Tudo isso e muitas outras coisas irregulares que os políticos acham regulares poderiam aumentar o superávit do governo. A corda só arrebenta na fibra mais fraca que é o povo, os políticos continuam com verbas e subsídios de marajás, parecem até que esses políticos tem um estômago de camelo, se consideram intocáveis em seus subsídios, jetons, negociatas, etc. Só ó povo é que deve sobreviver com um Salário Mínimo de R$ 1.421,00 em 2025 e acham que está dando um grande salário ao trabalhador que ainda são penalizados com energia, água... Nenhum político vê o que manda a Constituição Federal.

     Isso é porque o presidente da República é do Partido dos Trabalhadores.

 

Ernani Serra

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=sal%C3%A1rio+m%C3%ADnimo

 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/08/31/orcamento-de-2024-com-sm-de-r-1-421-e-prioridade-para-saude-educacao-e-moradia-chega-ao-congresso

 

https://www.google.com.br/search?q=Quem+est%C3%A1+governando+%C3%A9+o+congresso+nacional&sca_esv=01cba71388b00108&source=hp&ei=MM40Z4meDKDV1sQP0s-g-QU&iflsig=AL9hbdgAAAAAZzTcQJUVrCyOVcO6lPVWiUzt5IbxR8iK&ved=0ahUKEwiJ9rv519mJAxWgqpUCHdInKF8Q4dUDCA0&uact=5&oq=Quem+est%C3%A1+governando+%C3%A9+o+congresso+nacional&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ii1RdWVtIGVzdMOhIGdvdmVybmFuZG8gw6kgbyBjb25ncmVzc28gbmFjaW9uYWwyBRAhGKABMgUQIRigAUj5zAFQxV5YscABcAJ4AJABAJgBjwKgAc03qgEGMC40Mi4yuAEDyAEA-AEBmAIuoALbOagCCsICChAAGAMY6gIYjwHCAgsQABiABBixAxiDAcICDhAAGIAEGLEDGIMBGIoFwgIIEC4YgAQYsQPCAgUQABiABMICCBAAGIAEGLEDwgILEAAYgAQYsQMYigXCAgsQLhiABBixAxiDAcICBBAAGAPCAgYQABgWGB7CAggQABiABBiiBMICCBAAGKIEGIkFwgIHECEYoAEYCpgDFZIHBjIuNDIuMqAHgtMB&sclient=gws-wiz

 

Pensamento: Pimenta no ânus dos outros é refresco.

 

Dito Popular

 

 


EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO


     Imposto de exportação: Alíquotas, quem paga e como funciona.

     Revisado em 23/08/2024

     Se você tem interesse em levar seus produtos para o mercado internacional, um dos assuntos mais importantes sobre o qual você precisa estar a par, é o Imposto de Exportação (IE).

 

     Ao vender para fora do país, pode ser que você precise pagar esse imposto, também conhecido como IE. O que determina se você precisa ou não pagar é, basicamente, o tipo de produto que você vende.

 

     Em linhas gerais, o Brasil oferece uma série de incentivos tributários para a venda de produtos para o mercado internacional. São tratamentos fiscais diferenciados que servem para incentivar as exportações. Os benefícios fiscais que o governo brasileiro oferece aos exportadoras são sobre os seguintes tributos:

 

IPI – Impostos Sobre Produtos Industrializados;

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

Cofins – Contribuição para o Financiamento da

Seguridade Social;

PIS: Programas de Integração Social;

ISS: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

    

     Esses benefícios fiscais têm o objetivo de fomentar o mercado exportador, facilitando e barateando a produção e a venda de produtos que tenham a exportação como destino. Isso porque, para o país, é interessante que as empresas vendam para o mercado internacional, equilibrando a balança comercial.

 

     O equilíbrio da balança comercial significa tomar medidas para que o valor de importações não seja maior do que o valor de exportações. Quando o Brasil vende mais do que compra, ou seja, exporta mais do que importa, a balança comercial do país fica positiva, em superávit.

 

     Mesmo assim, existe a necessidade de existir um imposto de exportação para controlar a saída de alguns tipos de mercadorias.

 

     Vamos entender como o IE funciona e quais empresas precisam pagar o imposto de exportação para exportar seus produtos.

 

     Quais são os impostos de exportação?

    

     O Imposto de Exportação é um tributo federal incidente sobre mercadoria nacional ou nacionalizada que seja destinada ao exterior.

 

     Mercadoria nacionalizada é um produto estrangeiro que tenha sido importado, enquanto a mercadoria nacional é a produzida no Brasil.

 

     Normalmente, o objetivo dos impostos é a arrecadação de dinheiro. No caso do imposto de exportação, o objetivo do governo é outro: controlar o fluxo de alguns produtos para fora do país. Então, a função do imposto de exportação é regulatória.

 

     Quais são as alíquotas do IE?

 

     As alíquotas do imposto de exportação variam de acordo com a categoria de produtos. Alguns exemplos são:

 

Castanha de caju com casca: 30% para exportações acima de 10 mil toneladas por operação;

Concentrados de açúcar, leite e creme de leite: 100%;

Peles em bruto de bovino ou de equídeo: 9%.

     Quem paga o imposto de exportação?

     O imposto de exportação deve ser pago pela empresa que realiza a exportação. Se for o caso de uma exportação direta, onde a própria empresa fabricante também é quem vende direto para o mercado internacional, é ela quem paga o IE.

 

     Na hora de calcular a tabela de preços dos produtos destinados à exportação, esse é um custo importante que precisa ser considerado, caso seu produto se enquadre no pagamento do imposto.

 

     Como funciona o imposto de exportação?

 

     O fato gerador do imposto de exportação é a saída da mercadoria do Brasil. Para que o imposto passe a ter a sua cobrança válida, considera-se a data do registro da DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Único de Comércio Exterior.

 

      Sua base de cálculo é o valor declarado na DU-E, no campo “valor total no local de embarque”.

 

      Para calcular o IE, basta multiplicar o valor declarado na DU-E pela alíquota do produto que está sendo vendido. Se o valor do produto é de R$ 10.000,00 e a alíquota for de 10%, o valor do imposto, nesse caso, seria de R$ 1.000,00.

 

     O prazo para pagamento do IE é de até 15 dias após o registro da DU-E.

 

     Como é cobrado?

 

     É importante ressaltar que a grande maioria dos produtos brasileiros destinados à venda internacional, são isentos do Imposto de Exportação. Esse imposto incide apenas em uma pequena lista de produtos.

 

     Ele é recolhido por meio do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e, com isso, fica autorizada a movimentação da mercadoria pela fronteira do país. O comprovante de pagamento do Imposto de Exportação precisa ser apresentado com todos os documentos de instrução de despacho aduaneiro.

 

     Quais produtos não são isentos do imposto de exportação?

 

     Mas afinal, se não são todas as empresas que precisam pagar, quem precisa pagar o Imposto de Exportação? O IE incide sobre os seguintes produtos:

 

Armas e munições;

Castanha de caju com casca;

Concentrados de açúcar, leite e creme de leite;

Cigarros contendo tabaco e fumo;

Peles em bruto de bovino ou de equídeo.

 

     As alíquotas são extremamente altas para duas dessas categorias:

 

     Para exportar cigarros que contenham tabaco e também armas e munições, suas partes e acessórios, a alíquota do IE é de 150% quando esses produtos são destinados à América do Sul e América Central.

 

     As alíquotas altas foram instituídas com o intuito evitar que esses produtos saiam do Brasil legalmente e, depois, sejam inseridos novamente no país de forma clandestina e ilegal.

 

     Foi uma medida necessária pois, com os benefícios fiscais para exportação (isenção de IPI, ICMS, PIS e Cofins), o preço final do produto para exportação pode ficar mais barato do que se fosse vendido no mercado interno.

 

     Benefícios para os exportadores

     Além da isenção dos impostos para fomentar a exportação de produtos, o governo brasileiro também oferece outros tipos de regimes aduaneiros especiais que facilitam a venda de produtos para fora do país, barateando a operação de venda internacional ou possibilitando a restituição de impostos, por exemplo.

 

     Alguns dos regimes aduaneiros mais utilizados e que beneficiam as empresas exportadoras, são:

 

     Drawback

 

     Muitas empresas precisam importar matéria-prima de outros países para a fabricação dos seus produtos. É comum que esses produtos fabricados com matéria-prima importada, sejam exportados depois de acabados.

 

     Mas para fazer essas importações, a empresa importadora precisa pagar muitos tributos, o que torna essa operação muito cara.

 

     O Drawback é um regime que funciona eliminando ou suspendendo alguns desses tributos incidentes na importação de matérias-primas, desde que elas sejam usadas na fabricação de produtos que serão, posteriormente, exportados.

 

     Por isso, o drawback faz com que a operação de compra e venda internacional seja mais viável, o que impacta diretamente no custo do produto e no seu preço de venda. Isso se reflete tanto na saúde financeira da empresa, quanto na sua competitividade para atuar fora do país.

 

     Recof

 

     O Recof (Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado) possibilita a aquisição de mercadorias importadas ou nacionais, sem o pagamento de tributos federais e estaduais.

 

     Essas matérias-primas podem ser usadas na fabricação de produtos que serão destinados à exportação, ou então, que serão comercializados no mercado interno.

 

     Acordos comerciais

    

     O Brasil tem uma série de acordos comerciais com outros países e também com blocos econômicos. Esses acordos comerciais significam mais um meio de oferecer benefícios às empresas brasileiras que exportam.

 

     Quando se exporta, normalmente existem exigências fiscais, sanitárias ou ambientais vigentes em outro país. Essas exigências podem dificultar a operação, encarecer o preço do produto ou tornar o processo de venda mais demorado.

 

     O objetivo dos acordos comerciais entre o Brasil e outros países é flexibilizar essas exigências. Essa flexibilização pode render, por exemplo, a suspensão de impostos para a empresa que compra o produto brasileiro, o que nos dá mais competitividade de preço em relação a um país que não tenha o acordo comercial.

 

Comentário:

 

     Em síntese as exportações do Brasil são mais vantajosas para os exportadores que ganham fortunas e os cofres do Brasil ficam com (salário mínimo) ou seja, os produtos exportados ficam mais baratos do que no mercado interno. Quando o Brasil ganha milhões de dólares nas exportações e fica no superavit, foi porque enviaram para o exterior toneladas e toneladas dos produtos das commodities a preço mínimo.

     O Brasil exporta petróleo bruto a preço de banana e importa esse mesmo produto manufaturado do exterior a preço de ouro. O Brasil tem várias refinarias, mas, os governantes não refinam esse produto porque os donos dos poços de petróleo da Petrobras não os deixam.

     Enquanto o Brasil é o exportador de alimentos mundiais e vem matando a fome dos estrangeiros, aqui no Brasil os brasileiros passam fome porque a prioridade é a exportação, quando deveria ser o mercado interno para depois o que sobrasse das safras seriam para a exportação. Como o Brasil é uma colônia dos EUA e do FMI que mandam e desmandam nesse país desgovernado, manipulado, corrupto e de corruptores... Quem mandam são os produtores e ruralistas de exportação que em sua maioria são multinacionais.

 

Ernani Serra

 

https://www.google.com.br/search?q=Qual+a+taxa+de+exporta%C3%A7%C3%A3o+por+tonelada+cabe+ao+Brasil&sca_esv=ac1a0fd35070d5f1&sxsrf=ADLYWILGAPWMzPucjj7UxtS8woQBy62dCQ%3A1731457190410&source=hp&ei=pvAzZ5ywFuGu5OUP5vCjkQs&iflsig=AL9hbdgAAAAAZzP-tnGydQ_iT06o4395DM_kJ3NmipzA&ved=0ahUKEwicm5rWhNiJAxVhF7kGHWb4KLIQ4dUDCBY&uact=5&oq=Qual+a+taxa+de+exporta%C3%A7%C3%A3o+por+tonelada+cabe+ao+Brasil&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6GgIYAiI3UXVhbCBhIHRheGEgZGUgZXhwb3J0YcOnw6NvIHBvciB0b25lbGFkYSBjYWJlIGFvIEJyYXNpbDIFECEYoAEyBRAhGKABMgUQIRigATIFECEYoAEyBRAhGKABSNK_AVCAO1itswFwAXgAkAEAmAHIAaABtTuqAQYwLjQ2LjG4AQPIAQD4AQGYAjCgAvI9qAIKwgIHECMYJxjqAsICBBAjGCfCAgsQABiABBixAxiDAcICBRAAGIAEwgIIEAAYgAQYsQPCAggQLhiABBixA8ICChAAGIAEGEMYigXCAgQQABgDwgIOEAAYgAQYsQMYgwEYigXCAhEQABiABBixAxiDARiKBRiLA8ICCBAAGIAEGIsDwgILEAAYgAQYsQMYiwPCAgYQABgWGB7CAggQABiABBiiBJgDDZIHBjEuNDUuMqAHyY0C&sclient=gws-wiz

 

https://averdadenainternet.blogspot.com/search?q=exporta%C3%A7%C3%A3o+e+importa%C3%A7%C3%A3o

 

Pensamento: O Brasil não vai para frente porque isentam e facilitam as taxas para os estrangeiros e deixam a nação paupérrima. O Brasil não é dos brasileiros e sim, é um Brasil-multinacional.

 

Ernani Serra